Estudo de Jeremias 17:12 – Comentado e Explicado

Trono sublime de glória antiga, ó santuário nosso,
Jeremias 17:12

Comentário de Albert Barnes

, Jeremias 17:13

Ou: “Tu tronos … tu colocas… tu esperas… Javé! Tudo o que te abandonou, etc. ” O profeta conclui sua previsão com a expressão de sua própria confiança no Senhor, e a confiança de que a justiça divina será finalmente justificada pela punição dos iníquos. O “trono da glória” é equivalente àquele que está entronizado em glória.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 17:12 . Um glorioso trono alto Como nos versículos anteriores, foi apresentada a vã dependência daquele que procura avançar por métodos indiretos; então aqui nos é ensinado o sólido fundamento sobre o qual ele se baseia, que recorre à bênção divina e procura se recomendar a favor daquele Ser, a quem Israel foi ensinado a procurar apoio, e cujo reino por toda a eternidade governa acima de tudo, até o glorioso Jeová, o verdadeiro Messias, o Deus do Israel espiritual.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 17:12 . Um glorioso trono alto, etc. – “Como nos versículos anteriores, foi apresentada a vã dependência daquele que procura avançar por métodos indiretos; então aqui nos é ensinado o sólido fundamento que ele baseia sobre quem recorre à bênção divina e procura se recomendar a favor desse Ser, a quem Israel foi ensinado a procurar apoio e cujo reino, por toda a eternidade domina sobre todos. ” O templo em Jerusalém, onde Deus manifestava sua presença especial, onde seus oráculos animados eram alojados, onde o povo prestava homenagem ao seu soberano, e para onde fugiam em busca de refúgio, era o local de seu santuário, e poderia ser adequadamente denominado um glorioso trono alto. Era um trono de santidade, que a tornava gloriosa; foi o trono de Deus , que o tornou verdadeiramente alto. E foi a honra de Israel que Deus estabeleceu seu trono entre eles. Jeremias pode mencionar isso aqui em parte como um apelo a Deus para mostrar misericórdia à sua terra em honra ao trono de sua glória; e em parte como um agravamento do pecado do povo, em abandonar a Deus, embora seu trono estivesse entre eles, profanando sua coroa e o lugar do seu santuário.

Comentário de Adam Clarke

Um glorioso trono alto – Como ele é amaldiçoado que confia no homem, assim é abençoado que confia em Deus. Ele é representado aqui como em um trono em seu templo; para ele, nos meios da graça, todos devem recorrer. Ele é o apoio e um apoio glorioso de todos os que nele confiam.

Comentário de John Calvin

Sem dúvida, o Profeta se refere ao favor singular que Deus concedeu aos judeus, quando escolheu para si uma habitação entre eles. Foi uma honra incomparável quando Deus teve o prazer de habitar no meio daquele povo. Por isso, exclama o Profeta, que o trono da glória e do alto era o lugar do seu santuário , que Deus havia escolhido naquela terra. Mas devemos entender o desígnio do Profeta; pois o Espírito Santo às vezes comemora as bênçãos de Deus, eleva a mente dos homens à confiança ou desperta-os para fazer sacrifícios de louvor. Aqui está um objeto duplo, quando as Escrituras nos colocam as bênçãos de Deus; é o primeiro, para que sejamos plenamente convencidos de que ele sempre será um pai para nós, pois quem começa costuma acabar com sua obra, conforme é dito nos Salmos 138: 8 ,

“O trabalho das tuas mãos não desampararás.”

E então, as Escrituras às vezes nos incentivam a agradecer a Deus, quando mostra quão generosamente ele tem lidado conosco. Mas aqui está uma repreensão quando o Profeta diz que o trono glorioso de Deus estava entre os judeus, como se Deus aparecesse lá abertamente e de forma visível; pois a Judéia, por assim dizer, era como se fosse um céu terrestre; porque Deus havia consagrado a si mesmo o monte Sião, para que ali habitasse.

Agora entendemos por que o Profeta aqui exalta a dignidade à qual Deus havia elevado os judeus, quando ele ordenou que um templo fosse construído no monte Sion. Alguns terão uma partícula de comparação a ser entendida: “Como um trono de glória;” isto é, como o próprio céu em altura, também é o lugar do nosso santuário; mas podemos tomar as palavras simplesmente como elas são. Ao mesmo tempo, devemos repudiar o comentário rabínico – que Deus antes da criação do mundo havia construído o templo, como ele havia designado o Messias e outras coisas. Mas estes são ninharias tolas. No entanto, essa passagem proporcionou aos judeus uma ocasião para amarrar; pois é dito desde o princípio , ?????? merashun . Se o trono de Deus, isto é, o santuário, [eles dizem] foi desde o princípio, segue-se que foi criado antes do céu e da terra. Mas isso é refutado por essa única consideração: que ele não fala aqui do tempo, mas da ordem das coisas, e que essa ordem é; não de acordo com a essência das coisas, mas de acordo com a providência de Deus. Desde o começo , então o trono de Deus era glorioso na Judéia, mesmo porque Deus, em seu eterno conselho, havia decidido escolher a raça de Abraão, e depois levantar naquela nação o trono de Davi, e dali para estender a salvação a o mundo inteiro. (179) A predestinação, portanto, é a antiguidade do trono de que o Profeta agora fala. Portanto, a visão mais adequada é esta: que Deus havia honrado os judeus com um privilégio singular, porque ele tinha a intenção de habitar entre eles, não de outra maneira que no céu, para que a condição deles se tornasse mais excelente do que toda a glória humana. Segue agora, –

Um trono de glória nas alturas, é desde o princípio o lugar do nosso santuário,
A esperança de Israel.

Ou podemos renderizar a primeira linha assim:

O trono glorioso dos mais altos.

Pois assim encontramos ???? representado nos Salmos 56: 2 . – Ed.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *