Estudo de Jeremias 17:14 – Comentado e Explicado

Curai-me, Senhor, e ficarei curado; salvai-me, e serei salvo, porque sois a minha glória.
Jeremias 17:14

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 17:14 . Cura-me, ó Senhor, etc. – A maioria dos intérpretes entende o profeta como se dirigindo a Deus aqui em seu próprio nome. Ele se representa como uma pessoa ferida ou doente, com um sentimento de desonra feita a Deus pelos pecados do povo, ou com suas reprovações derramadas sobre si mesmo, e ele implora a Deus para curá-lo, pois Deus só tem poder para faça. Salve-me, pois tu és o meu louvor . É somente de ti que espero alívio e consolo em todos os meus problemas; e, como reconheço que todas as bênçãos que desfruto vêm de ti, é para ti que retribuio todos os agradecimentos e louvores. .

Comentário de Adam Clarke

Cure-me – e serei curado – isto é, serei completamente curado e efetivamente salvo, se você se comprometer por mim.

Tu és o meu louvor – Toda a glória da obra de salvação pertence somente a ti.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta, como se aterrorizado, se esconde sob as asas de Deus, pois viu que a apostasia e todo tipo de maldade prevaleciam em todos os lugares da terra; ele viu que os principais homens de sua nação eram perversos desprezadores de Deus, e que se vangloriavam em vão de sua própria descendência, embora ainda destituídos de todo cuidado pela justiça e retidão. Quando, pois, viu que a terra estava assim infectada, a fim de que o desmaio não o vencesse, ele se apresenta a Deus, como se tivesse dito: “O que será de mim, Senhor? pois estou aqui cercado de maldade; onde quer que eu volte, não encontro nada além do que me atrai e me afasta da verdadeira religião e da adoração sincera ao teu nome. Qual será então o caso se você me abandonar? Serei imediatamente apreendido, e tudo terminará comigo, pois não há segurança em toda a terra, nem cura, é como se a pestilência prevalecesse, para que ninguém possa sair para que ele não encontre algum contágio. . ” Assim, o Profeta nesta passagem, ao ver toda a terra tão poluída por crimes que não havia um canto livre deles, foge para Deus em busca de ajuda e diz: “Ó Senhor, não posso estar seguro, a menos que você me guarde; Não posso ser puro, exceto que minha pureza vem do tempo. Agora entendemos o desígnio do Profeta, e como esse versículo está conectado aos versículos anteriores.

Ele diz primeiro: Cure-me, e eu serei curado ; como se ele tivesse dito que agora estava doente, tendo contraído uma mancha de práticas corruptas. Ele, portanto, busca a cura somente de Deus e através de sua ajuda graciosa. E pela mesma razão, ele acrescenta que somente ele deve estar seguro quando salvo por Deus.

Somos ensinados por estas palavras: sempre que obstáculos surgirem em nosso caminho, devemos invocar a Deus com crescente fervor e fervor. Pois cada um de nós deve conhecer bem sua própria enfermidade; mesmo quando não temos que lutar, nossa própria fraqueza não nos impede de ficarmos corrompidos; como então estará conosco quando Satanás atacar nossa fé com seus mais ardilosos artifícios? Embora, portanto, agora vejamos todas as coisas do mundo em um estado corrompido, para que sejamos atraídos por mil coisas pela verdadeira adoração a Deus, vamos aprender pelo exemplo do Profeta a nos esconder sob as asas de Deus, e orar para que ele possa nos curar, pois seremos não apenas aparentemente cruéis, mas muitas corrupções nos devorarão imediatamente, exceto que o próprio Deus nos trará ajuda. Portanto, quanto pior o mundo é, e quanto maior a licenciosidade do pecado, maior é a necessidade de orar a Deus para nos guardar por seu maravilhoso poder, como era nas próprias regiões do inferno.

Uma verdade geral também pode ser obtida a partir desta passagem, de que não está no homem permanecer ou se manter seguro, para ser preservado, mas que essa é a bondade peculiar de Deus; pois se o homem tivesse algum poder para se preservar, de modo a continuar puro e não poluído no meio de corrupções, sem dúvida, Jeremias teria sido dotado de tal dom; mas ele confessa que não há esperança de cura e salvação, exceto através do favor especial de Deus. Pois o que mais é cura, mas a pureza da vida? como se ele tivesse dito: “Ó Senhor, não está em mim preservar a integridade que você exige” e, portanto, ele diz: Cura-me, e eu serei curado . E então, quando ele fala da salvação, ele sem dúvida pretendia testemunhar, que não é suficiente para o Senhor nos ajudar uma vez ou por um curto período de tempo, exceto que ele continua nos ajudando até o fim. Portanto, o começo, assim como todo o progresso da salvação, é aqui atribuído por ele a Deus. Daí resulta que tudo o que os sofistas falam em vão sobre o livre-arbítrio é reduzido a nada. Eles de fato confessam que não está no poder do homem se sustentar; mas depois puxam e subvertem o que parecem confessar, pois dizem que a graça do Espírito concorda com o livre arbítrio e que o homem se salva enquanto Deus está cooperando com ele. Mas tudo isso é mero insignificante; pois o Profeta aqui não apenas implora ajuda e ora a Deus para socorrer sua enfermidade, mas ele confessa que é obra de Deus apenas curar e salvá-lo.

E isso ele confirma ainda mais dizendo: Tu és o meu louvor ; (181) pois ele declara que não efetuou nada, mas que todo o louvor por sua salvação foi devido somente a Deus; pois como se pode dizer que Deus é nosso louvor, exceto quando nos gloriamos somente nele? de acordo com o que é dito no nono capítulo. Se os homens reivindicam o mínimo de si mesmos, eles não podem chamar Deus de louvor. O Profeta então reconhece aqui que ele não contribuiu com nada para a preservação de sua pureza, mas que isso era inteiramente obra de Deus. E então ele confirma sua própria esperança, pois não duvidava, mas seria ouvido por Deus, pois lhe pergunta o que for necessário para sua salvação.

Temos, então, esta regra geral, de que, se desejamos obter dele o começo e o fim de nossa salvação, seu louvor deve ser dado a ele, para que possamos glorificar nele somente. Se então somos donos de todo poder, e fugimos para Deus sob a consciência de tal desejo, sem dúvida obteremos o que for necessário para nós; mas se formos inflados com a presunção de nosso próprio poder ou de nossa própria justiça, a porta se fechará contra nós. Agora vemos o benefício dessa confirmação; assegura aos fiéis que encontrarão em Deus o que quiserem, pois não obscurecem a glória de Deus transferindo para si mesmos o que lhe pertence peculiarmente, mas confessam que nele habita o que não podem encontrar em si mesmos. O resto eu adio até amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Tu és o meu louvor. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 10:21 ).

Comentário de John Wesley

Cura-me, SENHOR, e serei curado; salva-me e serei salvo; pois tu és o meu louvor.

Pois tu és – Aquele que só eu tenho motivos para louvar pelas misericórdias já recebidas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *