Estudo de Jeremias 20:7 – Comentado e Explicado

Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo. Sou objeto de contínua irrisão, e todos zombam de mim.
Jeremias 20:7

Comentário de Albert Barnes

Tu me enganaste … – A que Jeremias se refere é a alegria com que ele havia aceitado o ofício profético Jeremias 15:16 , ocasionado talvez por aceitar literalmente as promessas de Jeremias 1:18 como uma promessa de que ele teria sucesso.

Tu és mais forte do que eu – antes, “me apoderaste.” Deus tomou Jeremias com tanta firmeza que ele não pôde escapar da necessidade de profetizar. Ele teria resistido, mas a mão de Deus prevaleceu.

Estou no escárnio diário – literalmente: “Tornei-me motivo de chacota o dia todo, ou seja, peripetualmente.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 20: 7 . Ó Senhor, tu me enganaste, etc. – Me persuadiu demais, e eu fui persuadido demais. Nossa tradução aqui é dura e defeituosa. A ocasião das palavras foi a seguinte: O profeta havia recebido grande parte do mau uso de um povo ingrato, em troca do fiel cumprimento de seu ofício profético. Sob essas circunstâncias calamitosas, ele admira a Deus e apela a ele, o buscador de corações, como testemunha, que não foi por meio de nenhuma ambição própria que ele havia entrado naquele ofensivo cargo; ver cap. Jeremias 1: 6-7 , etc. nem ele assumira por sua própria vontade reprovar seus compatriotas; mas tudo o que ele havia feito naquele caso estava sob uma causa divina e em pura obediência ao mandamento divino. Ele alegremente teria recusado, mas Deus não o sofreria; portanto, ele diz, falando ao Todo-Poderoso: Tu me persuadiste demais, e eu fui persuadido demais; tu és mais forte que eu, e prevaleceste. A passagem traz consigo uma idéia viva da grande modéstia e profunda humildade do profeta, em não afetar coisas altas ou ofícios brilhantes; mas submetendo-se, no entanto, ao ônus deles em obediência à vontade de Deus. Veja o Script de Waterland. Vind. parte. 3: p. 84

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 20: 7 . Ó Senhor, tu me enganaste, etc. – Esta é uma tradução muito dura e imprópria das palavras do profeta, ?????? ???? , que significam correta e literalmente: Você me convenceu e eu fui convencido. Alguns, para tornar o sentido mais claro, fornecem algumas palavras e fazem com que a sentença inteira permaneça assim; Ó Senhor, persuadiste-me a levar os teus mandamentos ao teu povo, e fui persuadido: tu és mais forte do que eu e prevaleceu – Ou seja: “Foi doloroso contra a minha vontade que assumi o ofício profético, que eu alegremente teria recusado, cap. Jeremias 1: 6 . Mas teus comandos e inspiração, de certa maneira, me restringiram a isso. ” A ocasião das palavras foi a seguinte: “O profeta havia recebido grande parte de maus usos, de um povo ingrato, em troca da fiel execução de seu ofício profético. Nessas circunstâncias calamitosas, ele admira a Deus e apela a ele, o buscador de corações, como testemunha, que não foi por ambição própria que ele entrou naquele ofício; nem ele havia assumido, por sua própria vontade, reprovar seus compatriotas; mas ele havia feito tudo em pura obediência ao mandamento divino. De bom grado ele teria recusado o cargo, mas Deus não o sofreria: por isso, diz ele, falando ao Todo-Poderoso, me persuadiu, etc. A passagem traz consigo uma idéia viva da grande modéstia e profunda humildade do profeta, em não afetar coisas altas ou ofícios brilhantes; mas submetendo-se, no entanto, ao ônus deles, em obediência à vontade de Deus. ” Veja o Script de Waterland . Vind., Parte 3. página 84.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, tu me enganaste – prometeste-me proteção; e eis! Agora estou entregue nas mãos dos meus inimigos. Essas palavras provavelmente foram ditas quando Pashur o feriu e o colocou na prisão.

Penso que a nossa tradução desta passagem é muito excepcional. Minha antiga Bíblia diz: Tu me afastaste, Senhor; e eu estava de lado. A palavra original é ?????? pittithani , você me convenceu, ou seja, a ir e profetizar para esse povo. Eu fui, declarei fielmente a sua mensagem, e agora provavelmente pereceremos com a crueldade deles. Como a raiz ??? pathah significa persuadir, seduzir e enganar, o que precede deve ser o seu significado neste local. Tomado como em nossa versão, é altamente irreverente. É usado no mesmo sentido aqui que em Gênesis 9:27 ; : Deus aumentará (persuadirá, margem) a Jafé; e ele habitará nas tendas de Sem.

Comentário de John Calvin

Alguns pensam que essas palavras não foram ditas através do Espírito profético, mas que Jeremias as pronunciou de maneira desconsiderada pela influência de um impulso apressado; até mesmo os mais eminentes às vezes são levados por um temperamento apressado. Eles então supõem que o Profeta, sendo vencido por uma tentação desse tipo, fez essa reclamação a Deus: “O que! Senhor, eu te segui como líder; mas prometeste-me o que não encontro; parece-me enganado. Outros dão uma explicação ainda mais severa, – que o Profeta havia sido enganado, de acordo com o que foi dito em outro lugar,

“Eu, o Senhor, enganei esse profeta.” ( Ezequiel 14: 9. )

Mas não há dúvida de que sua linguagem é irônica, quando ele diz que foi enganado. Ele assume o caráter de seus inimigos, que se vangloriam de ter presumidamente profetizado a calamidade e a ruína da cidade, pois nada disso aconteceria. O Profeta aqui declara que Deus era o autor de sua doutrina, e que nada poderia ser alegado contra ele que não seria contra o próprio Deus; como se ele tivesse dito que os judeus disputavam em vão, sob a noção de que eles disputavam com um homem mortal; pois eles abertamente travaram guerra com Deus, e como os gigantes atacaram furiosamente o próprio céu. Ele então diz que foi enganado, não que ele pensasse assim; pois ele estava totalmente satisfeito quanto a si mesmo; nem ele tinha apenas o Espírito de Deus como testemunha de seu chamado, mas também possuía em seu coração uma firme convicção da verdade que ele entregou. Mas, como eu já disse, ele relata as palavras daqueles que, ao se oporem a seus ensinamentos, negaram que ele era servo de Deus e não lhe deram crédito como se ele fosse apenas um impostor.

Mas esse modo de falar é muito mais impressionante do que se ele tivesse dito em termos claros: “Senhor, não estou enganado, pois apenas obedeço à tua ordem e recebi de ti tudo o que tornei público; nem me presumi de maneira presunçosa, nem adulterei a verdade da qual me fizeste arauto: então, cumpri fielmente meu cargo. ” Se o Profeta falasse assim, haveria muito menos força em suas palavras do que expor da maneira como ele faz aqui as blasfêmias daqueles que ousaram acusar Deus e torná-lo culpado por denunciar seu servo como um falso profeta.

Agora, então, entendemos por que ele falou ironicamente e livremente exposto a Deus, porque ele havia sido enganado por ele; era para que os judeus soubessem que vomitavam reprovações, não contra um homem mortal, mas contra o próprio Deus, que se tornaria o vingador de um insulto tão grande.

Alguém deveria perguntar se se tornou o Profeta para tornar Deus assim seu associado, a resposta seria esta: – que sua causa estava tão ligada à causa de Deus, que a união era inseparável; pois Jeremias não fala aqui como um indivíduo particular, muito menos como uma das pessoas comuns; mas, como sabia que seu chamado foi aprovado por Deus, hesitou em não conectar Deus consigo mesmo, para que a reprovação pudesse pertencer a ambos. Deus, de fato, não poderia ser separado de sua própria verdade; pois nada lhe restaria se ele fosse considerado separado de sua palavra. Portanto, uma mera ficção é toda idéia que os homens formam de Deus em suas mentes, quando negligenciam aquele espelho no qual ele se fez conhecido, mais ainda, devemos saber que qualquer poder, majestade e glória que exista em Deus, então brilha em sua palavra, que ele não aparece como Deus, exceto que sua palavra permanece segura e não corrompida. Como, então, o Profeta recebeu uma comissão certa, não é de admirar que ele corajosamente descarte seus inimigos e diga que Deus era um enganador, se ele tivesse sido enganado. Com o mesmo propósito é o que Paulo diz,

“Se um anjo descer do céu e ensinar outro evangelho, seja amaldiçoado.” ( Gálatas 1: 8 )

Certamente Paulo era inferior aos anjos, e sabemos que ele não era tão presunçoso a ponto de atrair anjos do céu e torná-los subservientes a si mesmo; não, de maneira alguma; mas ele não considerou o que poderiam ser; mas como ele tinha a verdade do evangelho, da qual ele era o arauto, selado em seu coração, ele hesitou em não elevar essa palavra acima de todos os anjos. Então agora Jeremias diz que Deus era um enganador, se ele era enganado: como assim? porque Deus se negaria, se ele destruísse a verdade de sua palavra.

Agora, então, percebemos que o Profeta não excedeu o que era certo, quando se atreveu a se elevar, de modo a se tornar de certa forma o associado de Deus, isto é, quanto à verdade da qual Deus era o autor e ele. o ministro.

Mas a partir dessa passagem uma doutrina útil pode ser reunida. Todos os que saem para ensinar devem ter tanta certeza de seu chamado, que não hesitam em apelar ao tribunal de Deus sempre que ocorrer uma disputa. É verdade que mesmo os melhores servos de Deus podem, em algumas coisas, estar enganados ou duvidar de seu julgamento; mas quanto ao seu chamado e doutrina, deve haver aquela certeza que Jeremias nos mostra aqui por seu próprio exemplo.

Depois, acrescenta : Tu me tens constrangido Ao dizer que havia sido enganado, ele quis dizer o seguinte: “Ó Deus, se eu sou um impostor, você me fez assim; se eu enganei, tu me conduziste; porque de ti derivei tudo o que tenho; segue-se, portanto, que você é culpado e menos desculpável do que eu, se houver algo de errado em mim. ” Depois, como eu disse, ele amplia isso – que Deus o construiu ; pois ele não cobiçara o ofício profético, mas, sendo constrangido, assumiu-o; pois ele não poderia ter rejeitado ou rejeitado o fardo que lhe foi imposto. Ele então expressa duas coisas – que ele não havia criado suas próprias fantasias, nem inventado nada do que havia dito, mas tinha sido o instrumento do Espírito de Deus e entregou o que havia recebido de mão em mão: esta é uma coisa. E então ele acrescenta: – se ele tivesse sua livre escolha, ele não teria assumido o ofício profético; pois ele fora atraído por constrangimento a obedecer a Deus a esse respeito. Agora percebemos o significado de Jeremias.

Alguém deveria perguntar se isso poderia ser considerado louvável no Profeta, portanto, de maneira restrita, para assumir seu cargo; para isso, a resposta clara é: – que uma regra geral não está aqui estabelecida, como se fosse necessário que todos fossem assim desenhados de má vontade. Mas, embora Jeremias possa não ter sido impecável a esse respeito., No entanto, ele poderia ter justificado isso antes dos homens. E vimos no começo que quando Deus o designou professor para sua Igreja, ele recusou o máximo que pôde a honra,

Ah! Senhor “, disse ele,” não sei falar. “
( Jeremias 1: 6 )

Embora então ele estivesse constrangido pela autoridade de Deus e, por assim dizer, liderado pela força, e embora ele possa ter mostrado a esse respeito que ele não estava livre de falhas ou fraquezas; no entanto, ele poderia ter justamente alegado isso contra seus inimigos.

Ele então diz que era um desprezo contínuo e foi ridicularizado por todos. O Profeta sem dúvida tentou aqui descobrir se alguma parte do povo ainda era recuperável; pois ouvir que Deus era acusado de falsidade, que o ofício do Profeta foi anulado pela obstinação e audácia dos homens, foi muito calculado para despertar suas mentes. Quando, portanto, ouviram isso, certamente devem ter ficado aterrorizados, se tivessem uma partícula de religião verdadeira ou de conhecimento correto. Por isso, o Profeta desejou fazer o julgamento, se havia algum remanescente capaz de ser recuperado. Mas seu objetivo também era mostrar que a maldade deles era inexpiável, se eles continuassem perversamente e orgulhosamente a se opor à sua doutrina. (11)

E devemos observar cuidadosamente isso; pois esta passagem não foi apenas escrita, para que sejamos instruídos no temor de Deus; mas o Espírito Santo proclama continuamente contra todos os desprezadores, e os acusa abertamente, de que eles oferecem a Deus o insulto atroz de acusá-lo de falsidade e engano. Vamos então saber que um julgamento terrível é aqui denunciado a todos aqueles homens profanos que desprezam a palavra de Deus e a tratam com escárnio; pois o Espírito Santo, pela boca de Jeremias, proclama abertamente, como eu disse, perante o tribunal de Deus, que Deus é feito por eles um mentiroso. Em seguida, segue:

7. Tu me persuadiste, ó Jeová, e eu fui persuadido; Tu me constrangestes e prevaleceste: eu me tornei uma zombaria todos os dias; Tudo isso está me zombando.

O “it” refere-se à cidade onde ele estava, e da qual ele fala no final do último capítulo; pois este capítulo é apenas uma continuação da narrativa. O que ele relata do destino da cidade chamou a atenção e excitou a fúria de Pashur. Depois de ter falado sobre o que Pasur fez, Jeremias profere aqui suas queixas.

Blayney processa a última linha assim e é aprovado por Horsley,

O ridículo gastou toda a sua força sobre mim.

Todas as versões e o Targum consideram ??? , não como um verbo, mas como significando “tudo”, ou cada um; e a renderização proposta é muito refinada. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

enganado = induzido ou persuadido. Hebraico. pathah, em um bom sentido: Gênesis 9:27 ( “ampliar” ). Provérbios 25:15 (“persuadir”). Oséias 2:14 (“fascínio”). O adjetivo Petthi significa persuasível , e geralmente em um bom sentido: Salmos 19: 7 ; , &c.) e é tornado “simples”: ( Salmos 19: 7 ; Salmos 116: 6 ; Salmos 119: 130. Provérbios 1: 4 ; Provérbios 8: 5 ; Provérbios 21:11 , etc.)

mais forte = mais forte (para segurar rápido). Hebraico. hazak. Não é a mesma palavra que em Jeremias 20: 5 .

mocketh = está rindo.

Comentário de John Wesley

Tu me enganaste, ó Senhor, e eu fui enganado; tu és mais forte do que eu, e prevaleceu; estou diariamente escarnecendo, todo mundo zomba de mim.

Prevaleceste – prevaleceste contra mim. Jeremias a princípio desculpou-se com Deus, cap. 1: 6, mas o Senhor prevaleceu contra ele, respondendo, versículo 1: 7: Não digas: eu sou criança, porque tu vais a tudo o que eu te enviar, e tudo o que eu te mandar. falarás, versículo 1: 9. Isso é tudo o que aqui se entende, a saber, que Deus o domina contrário às suas próprias inclinações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *