Estudo de Jeremias 23:16 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor dos exércitos: não escuteis os profetas que vos transmitem vãos oráculos; são visões do próprio espírito que vos divulgam, e não as palavras do Senhor.
Jeremias 23:16

Comentário de Albert Barnes

Como as pessoas deveriam conhecer os falsos profetas da verdade? Os primeiros trazem uma mensagem que preenche esperanças vãs, ou “falam uma visão” de sua própria invenção.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 16-17 . Assim diz o Senhor: Não dê ouvidos às palavras dos profetas – As pessoas não têm obrigação religiosa de ouvir o que é contrário à vontade revelada de Deus, ou de obedecer aos que ordenam coisas que não exigem. Eles fazem você vaidoso – ou melhor, enganam você, como as palavras podem ser traduzidas adequadamente: ou fazem você confiar e realizar coisas vaidosas. Os habitantes de Jerusalém foram alimentados por esses falsos profetas com vãs esperanças de poder expulsar os babilônios de seus muros e levantar o cerco da cidade; sim, e de sacudir completamente o jugo de Nabucodonosor, e de ser completamente livre para o futuro. Eles falam uma visão de seu próprio coração – uma visão fingida que eles mesmos moldaram. Eles dizem ainda – Ou seja, eles persistem em dizer; para aqueles que me desprezam – que são destituídos até do meu medo e, portanto, menosprezam minha autoridade, e violam meus mandamentos; O Senhor disse: Tereis paz – Considerando que, na verdade, eu disse o contrário, e lhes garanti: Não há paz para os ímpios – Assim, ambos me fazem patrocinar o pecado e me contradizer.

Comentário de Adam Clarke

Não dê ouvidos às palavras dos profetas – Ou seja, daqueles que lhe prometem segurança, sem exigir que você abandone seus pecados e se volte para o Senhor; veja Jeremias 23:17 .

Comentário de John Calvin

O que é dito aqui deve ter parecido muito severo e deve ter ofendido gravemente o povo; porque Jeremias os proibiu de ouvir o ensino dos profetas. De fato, ele lhes concede o nome de profetas, que era um nome sagrado; mas ele ainda os desacredita e os priva de toda dignidade. ele não fala de mágicos ou impostores, que eram alienígenas ao povo de Deus; ele não fala de egípcios, ou caldeus, ou de alguém semelhante, nem fala dos profetas de Samaria, mas daqueles que diariamente apareciam no templo e se vangloriavam de serem divinamente escolhidos, dotados do espírito de revelação, e que eles trouxeram nada além do que Deus havia comprometido com eles. Como então Jeremias os proibiu de ouvir isso, alguma grande perplexidade deve necessariamente ter tomado a mente de todos, especialmente dos simples: “O que isso significa? por que Deus permite que esses homens sem princípios ocupem um lugar no templo e exerçam ali o ofício profético, enquanto ao mesmo tempo são trapaceiros, perjuros e impostores? ”

Da mesma maneira, vemos que muitos hoje estão perplexos por causa das discórdias pelas quais a Igreja é assediada e como foi despedaçada. Somos constrangidos a contender com aqueles que se arrogam com o nome da Igreja Católica, que se gabam de serem bispos, vicários de Cristo, sucessores dos apóstolos. Quando, portanto, os ignorantes vêem tais conflitos hostis no próprio seio da Igreja, devem necessariamente estar aterrorizados, e essa pedra de tropeço abala terrivelmente sua fé. Portanto, essa passagem deve ser especialmente notada; pois, a princípio, as pessoas ignorantes podem ser perturbadas por uma proibição como essa, mas todo aquele que realmente teme a Deus exercita sua mente, para que ele possa distinguir entre falsos e verdadeiros profetas; e Deus nunca deixará seu povo escolhido destituído do espírito de julgamento e discernimento, quando os professores disputarem dos dois lados, e os tumultos quase derrubarem a Igreja; mesmo assim, como já disse, Deus preservará seus próprios eleitos, desde que com piedade e humildade nos esforcemos em submeter-nos à sua palavra; Ele também nos guiará por sua mão, para que não sejamos enganados. Desde então, Deus ordenou a Jeremias que proibisse o povo de ouvir os falsos profetas, não admira que hoje em dia os professores fiéis que desejam manter a verdadeira doutrina e genuína piedade se sintam constrangidos a se opor a esses homens de títulos que se abrigam. os nomes mascarados de pastores, prelados e bispos, para que iludam os incautos e os ignorantes; Não ouça, ele diz, as palavras dos profetas que profetizam a você

Ele acrescenta: Eles fazem você ser vaidoso; isto é, eles te apaixonam. (95) Mas isso não teria sido suficiente se ele não tivesse acrescentado o que o confirmava mais plenamente. Por isso Jeremias diz que eles trouxeram adiante a visão de seus próprios corações, e não falaram o que veio da boca de Deus. Essa é uma marca que nunca pode nos enganar, exceto que nos entregamos de boa vontade às armadilhas e intrigas de Satanás, como muitos que deliberadamente procuram ser enganados, e até caçam falsidades; mas todo aquele que aplica sua mente ao estudo da verdade, nunca pode ser enganado, se por essa marca, que é colocada diante de nós, ele distingue entre profetas e profetas; pois todo aquele que fala de acordo com as meras sugestões de sua própria mente deve ser um impostor. Ninguém então deve ser considerado um bom professor, mas aquele que fala da boca de Deus.

Mas aqui uma questão pode ser levantada: como as pessoas comuns podem entender que alguns falam da boca de Deus e outros propõem suas próprias palavras? Eu respondo: Que a doutrina da Lei era suficiente para guiar a mente do povo, desde que eles não fechassem os olhos; e se a lei era suficiente naquele tempo, Deus certamente agora nos dá uma luz mais clara por seus profetas, e especialmente por seu Evangelho. Desde então, Deus nos deu seu testemunho, todos devem obedecê-lo assim que souber o que é certo, o que deve seguir e o que deve evitar.

Agora vemos então como essa passagem é útil; pois não há nada mais miserável do que homens serem jogados aqui e ali, e serem desviados do caminho da salvação. Portanto, não há nada mais desejável do que conhecer esse caminho com certeza. Agora, Deus nos mostra o caminho aqui como pelo dedo; pois ele diz que aqueles que falam da sua boca podem ser ouvidos com segurança; mas que outros devem ser rejeitados, por mais que se vangloriem de profetas, e assim buscam, sob o pretexto de autoridade, submeter a mente dos homens cativa a si mesmos. E isso deve bastar hoje para pôr fim a todas as controvérsias; pois disso, sem dúvida, depende quase todas as questões que agora estão agitadas no mundo. Os papistas terão seus próprios dispositivos para serem tomados como oráculos e pretendem ser a Igreja; mas nós, por outro lado, dizemos que a perfeita sabedoria é a única encontrada na Lei, nos Profetas e no Evangelho. Se então prestássemos atenção à boca de Deus, seria fácil resolver todas as disputas entre nós. Daqui resulta também que os papistas são enganados porque se dignam a não pedir na boca de Deus, mas optam por se tornar escravos dos homens e de suas próprias falsidades, em vez de perguntar o que agrada a Deus; pois ele mesmo falou, e não falou ocultamente, nem duvidosamente nem obscuramente; pois não há nada mais claro do que seus ensinamentos, desde que os homens não fiquem voluntariamente cegos. Ele então acrescenta:

16. Assim diz o Senhor dos exércitos: Não dê ouvidos às palavras dos profetas que vos profetizam; São apaixonados por eles; Eles falam a visão do próprio coração, e não da boca do Senhor.

O “E” na última linha é fornecido em várias cópias, é dado pelo setembro e pela Síria. Renderizar “de”, como Blayney faz, “depois da boca”, etc., não é melhoria. Falar “da boca do Senhor” é muito impressionante. Todas as versões mantêm a preposição “de” e o Targ. dá “palavra” para “boca”. – Ed .

Comentário de John Wesley

Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não dê ouvidos às palavras dos profetas que vos profetizam; eles vos tornam vaidosos; falam uma visão do seu próprio coração, e não da boca do SENHOR.

Não dê ouvidos – As pessoas não têm obrigação religiosa de ouvir nada além da vontade revelada de Deus, e não devem obedecer àqueles que lhes chamam pelo que isso não lhes chama.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *