Estudo de Jeremias 23:18 – Comentado e Explicado

Mas qual deles assistiu à deliberação do Senhor? Quem o viu, e lhe escutou a palavra? Quem a ouviu e lhe prestou atenção?
Jeremias 23:18

Comentário de Albert Barnes

O profeta agora aplica esse teste às circunstâncias da época. Um turbilhão já saiu Jeremias 23:19 . Se esses falsos profetas estivessem no “Conselho” secreto de Deus (assim em Jeremias 23:22 ), eles como Jeremias teriam trabalhado para evitar o perigo, afastando os homens do seu mau caminho.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23:18. Para quem esteve ali, etc.) Mas quem esteve presente, etc. Estas são as palavras de Jeremias para os falsos profetas: “Quem de vocês, ó falsos profetas, pode se gabar de ter realmente entrado nos segredos do Todo-Poderoso? Eu mostrarei o contrário: sua fúria irromperá sobre você de maneira terrível; sua própria destruição mostrará a falsidade de sua profecia, Jeremias 23:19; então você compreenderá os segredos e entrará nos desígnios do Senhor. Nos últimos dias, você entenderá perfeitamente meu conselho “ Jeremias 23: 20

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23:18 . Pois quem esteve no conselho do Senhor? – Estas são as palavras de Deus expressando que nenhum desses profetas pretendidos conhecia nada de seus desígnios, pois ele não os havia revelado a eles, e eles não poderiam conhecê-los; ou então eles devem ser entendidos como as palavras desses falsos profetas, que, entre outras coisas, disseram ao povo que os conselhos de Deus não deveriam ser absolutamente conhecidos; e que, portanto, nem Jeremias, nem o restante dos profetas, que predisseram a destruição de Jerusalém, foram informados mais do que outros sobre o que Deus pretendia fazer.

Comentário de Adam Clarke

Quem esteve no conselho do Senhor – Quem dentre eles já recebeu uma palavra de profecia de mim? Minha palavra não está neles.

Comentário de John Calvin

O versículo que se segue é geralmente assim explicado: Jeremias condena os falsos mestres por seu descuido, porque eles não prestaram atenção à palavra de Deus e não consideraram nada o que a Lei continha. Mas os intérpretes parecem-me certamente muito enganados nessa visão; porque Jeremias aqui mostra por toda parte, ele passa o quão insolente e arrogantemente os falsos mestres se comportaram em se oporem audaciosamente aos verdadeiros e fiéis servos de Deus . Eles sem dúvida falaram assim de maneira provocadora dos verdadeiros profetas: “O que! Estes anunciam a você pestilência, guerra, fome, como se fossem anjos enviados por Deus do céu; eles permaneceram no conselho de Deus? ” Assim, conecto esse versículo ao anterior, pois estou plenamente convencido de que ele se refere aqui à arrogância que os falsos mestres manifestaram em relação aos verdadeiros mestres. (98)

Exemplos disso em nosso tempo dão uma clara exposição a essa passagem. Pois quando os papistas se sentem levados a um extremo, quando nada prevalecem por clamor e falsidade, correm para esse tipo de evasão: “Ele! se devemos determinar tudo na religião pela lei, pelos profetas e pelo evangelho, que certeza pode ser encontrada? A Escritura é como um nariz de cera, pois pode ser transformada em qualquer coisa, e nenhum significado pode ser obtido com certeza; assim, todas as coisas permanecerão perplexas e duvidosas, se a autoridade pertencer apenas às Escrituras. ” Vemos então que os inimigos da verdade hoje em dia, quando não podem cobrir sua imundície, trabalham para confundir todas as coisas, desacreditar a palavra de Deus e introduzir tais trevas, que o branco não pode ser distinguido do preto, que a luz fica misturado com a escuridão.

Semelhante a isso era a perversa perversidade dos falsos mestres. Pois Jeremias e seus associados, quando surgiram, declararam que a vingança de Deus não podia mais ser adiada, pois o povo continuou a provocá-la; e eles anunciaram a si mesmos como os arautos de Deus e testemunhas de seu propósito oculto; mas esses homens sem princípios, para que pudessem dormir, sim, e entupir a consciência dos homens, disseram: “Ah! quem esteve no conselho de Jeová? quem ouviu? quem participou? quem viu? todas essas coisas são incertas; e embora estes o ameace severamente com pestilência, guerra e fome, ainda não há razão para que você deva temer. Seja calmo e divirta-se com calma e alegria, pois eles não entendem o propósito de Deus. ” E este significado veremos atualmente confirmado pelo que é dito no versículo 22, ??????? ????? , veam omdu besudi: “E se eles tivessem permanecido em meu conselho”. Não resta dúvida, porém, de que ele se volta contra eles do que eles ostentavam perversamente. Mas agora segue:

Mas quem (de vocês) esteve no conselho secreto de Jeová? E viu e entendeu o seu negócio? Quem ouviu a sua palavra e a ouviu?

Sabemos que means?? significa não apenas uma palavra, mas também uma coisa, caso, negócio, matéria, qualquer coisa representada ou imaginada. O verbo “ver”, que implica uma visão, prova que significa aqui o último. Então, na última linha, significa uma mensagem, porque foi o que foi ouvido e ouvido. Mas o verbo comp , na primeira cláusula, comporta com ver e compreender é o que às vezes significa; e na última cláusula comporta com a escuta, que é a da audição. O Profeta se refere a uma visão e a uma mensagem, ou a um caso apresentado antes de alguém admitido na câmara do conselho de seu soberano (pois essa é a representação) e a uma mensagem dada àquele que foi contratado para realizar os negócios. . Não é algo incomum nas Escrituras usar uma palavra em dois sentidos diferentes na mesma passagem; mas o contexto circundante é sempre suficiente para deixar o assunto claro. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

quem . . . ? Figura do discurso Erotose. Implicando que ninguém tem.

conselho = conselho secreto. Compare Salmos 25:14 .

Dele. O texto hebraico, com Versão Revisada, lê “Meu” ; mas a margem do texto hebraico, o Códice Babilônico, com oito edições impressas iniciais, aramaico, siríaco e vulgata, dizia “His”! com versão autorizada.

ouvido: ou anunciado. Compare Jeremias 23:22 .

Comentário de John Wesley

Pois quem esteve no conselho do Senhor, e percebeu e ouviu a sua palavra? quem marcou a sua palavra e a ouviu?

Para quem – Quais desses profetas, que profetizam coisas tão terríveis contra esta cidade, são conselheiros privados de Deus? As palavras parecem ser as palavras dos falsos profetas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *