Estudo de Jeremias 23:3 – Comentado e Explicado

Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar.
Jeremias 23:3

Comentário de Albert Barnes

Embora não haja promessa de restauração para os reis, existe para o povo (ver Jeremias 4:27 ), porque eles foram desviados por seus governantes.

Os levaram – Os pastores maus levaram o povo ao exílio, levando-o ao pecado; e Deus, infligindo castigo.

Suas dobras – ou seus pastos.

Comentário de Scofield

remanescente

(Veja Scofield “ Jeremias 15:21 “) .

Comentário de John Calvin

Segue-se então, e reunirei meu rebanho. Como eles haviam expulsado o povo, Deus promete que seria seu cuidado reuni-lo. E, no entanto, ele atribui a si mesmo o que lhes havia imputado – que havia expulsado seu rebanho, mas em um sentido diferente; os pastores espalharam o rebanho, não apenas pela preguiça, mas também pela crueldade, pois se tornaram lobos vorazes; mas Deus havia punido o povo, pois todos eles mereciam tal dispersão. Portanto, vemos que os ímpios executam o julgamento de Deus; mas não são desculpáveis ??por isso como se fossem ministros de Deus, pois não têm nada menos que ver. Deus também não pode estar envolvido no pecado deles, enquanto ele os emprega para executar seu propósito. Em suma, a dispersão do povo era um justo castigo de Deus, pois todos haviam partido da fé, haviam quebrado o vínculo sagrado da aliança, pelo qual Deus os havia vinculado a si mesmo. Também foi culpa dos pastores, porque eles avarenta e cruelmente os tiranizaram. Os pastores, como eu disse, não eram apenas os sacerdotes, mas também o rei e seus conselheiros.

Eu reunirei, ele diz, não o rebanho, mas o remanescente das ovelhas que Deus sugere aqui que ele seria tão misericordioso a ponto de receber favor, não todos indiscriminadamente, mas um pequeno número, constituindo os eleitos. E, portanto, Paulo distinguiu cuidadosamente entre o povo e o restante da graça, ou o restante gratuito; pois Cristo parecia ter abolido a aliança pela qual Deus havia adotado os filhos de Abraão, mas Paulo não admite isso. Agora, se alguém se opõe e diz que a maior parte do povo foi cortada, isso ele permite; mas ele diz que a aliança permanece válida no remanescente e produz também exemplos, como o de que falamos agora. Deus então já foi o preservador de sua Igreja; e assim sua adoção gratuita, pela qual ele havia escolhido a semente de Abraão, nunca falha. Mas essa adoção é efetiva apenas quanto ao remanescente.

Quanto à palavra remanescente, a escassez daqueles a quem Deus havia decidido reunir não é apenas íntima, mas também a vingança, que antes o tempo passara; pois Deus parecia ter destruído os judeus quando eles foram expulsos para várias terras, como não tinham nome restante, o reino e o sacerdócio foram abolidos. Portanto, era um certo tipo de morte, como eu disse antes; mas Deus aqui declara que haveria algum remanescente, de acordo com o que é dito em Isaías 10:22 , que Deus salvou alguns como se fossem do consumo; pois ele se refere ali aos poucos que permaneceram vivos, quando pensaram que tudo havia terminado com todo o povo, que não havia esperança de restauração.

Vou reunir, diz ele, o resíduo de minhas ovelhas de todas as terras para as quais eu as levarei. Ele novamente confirma o que afirmei, que não haveria lugar para misericórdia até que ele limpasse sua Igreja de suas muitas poluições sujas . A dispersão então do povo em várias terras foi a purgação da Igreja, de acordo com o que Deus diz, que ele separaria o lixo e a palha do trigo para castigar seu povo; pois como a palha e o lixo são soprados aqui e ali quando o trigo é peneirado, e o trigo só permanece e é depois depositado no celeiro; então, quando Deus levou seu povo a várias terras, ele então expurgou sua Igreja. Se alguém se opuser e disser: “Então o restante foi tratado como o lixo”; é verdade quanto aos indivíduos, mas Deus se refere aqui a si mesmo, quando os chama de ovelhas suas, que ainda eram indignas de tal honra.

Ele então acrescenta que os traria de volta às suas dobras, (76) para que eles fossem frutíferos, isto é, produzissem e aumentassem, e fossem multiplicados. Por dobras, ele sem dúvida significa a terra de Canaã; pois então não havia riqueza no mundo que os judeus preferissem à herança prometida a eles; o mundo inteiro era para eles um exílio. Pois Deus havia escolhido a terra em que habitavam e a consagrara a si mesmo, e ele a deu como penhor ou penhor da herança eterna. Com razão, ele agora chama isso de dobra de terra, pois eles moravam lá sob sua tutela e proteção. O templo era como se fosse a equipe pastoral; eles sabiam que Deus habitava ali, para que, sendo protegidos por seu poder, pudessem continuar em segurança. Desde então, havia segurança para eles sob a proteção de Deus na terra de Canaã, ele chama isso de seu rebanho. Então ele diz, para que sejam frutíferos e se multipliquem; pois, entre outras bênçãos, seu aumento não foi o menor. Depois ele acrescenta:

Comentário de E.W. Bullinger

Vou reunir, & c. Compare Jeremias 31:10 ; Jeremias 32: 7 . Ezequiel 34:13 , etc.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *