Estudo de Jeremias 23:9 – Comentado e Explicado

Aos profetas. Parte-se dentro de mim o coração, e se me abalaram todos os ossos. Assemelho-me a um ébrio, qual homem prostrado pelo vinho, por causa do Senhor e de sua palavra santa.
Jeremias 23:9

Comentário de Albert Barnes

Por causa dos profetas – antes, a respeito dos “profetas”. Essas palavras devem vir primeiro, como sendo o título desta parte da profecia Jeremias 23: 9-40 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23: 9 . Meu coração está dentro de mim, etc. – Temos aqui um novo discurso contra os falsos profetas, com quem depois os sacerdotes se juntam: Jeremias declara que, tendo em vista os males com os quais estão ameaçados, ele está com problemas e agitação como o de um homem que perdeu a razão no vinho; Jeremias 23: 9-15 . As palavras podem ser lidas: Quanto a, ou a respeito dos profetas, meu coração está partido dentro de mim, etc. Ele então exorta o povo em nome de Deus a não ouvir as palavras dos profetas que profetizavam a paz, quando o mal era determinado, e ocorria infalivelmente, como apareceria com o tempo; e acusa aqueles profetas de falarem de si mesmos, e não da comissão divina, Jeremias 23: 16-22 . Deus afirma sua onipresença e onisciência; e reprova a audácia dos falsos profetas, que afetaram a colocar seus próprios sonhos ociosos em um nível com a palavra todo-poderosa e eficaz da revelação divina; declarando-se contra as várias espécies desses impostores; Jeremias 23: 23-32 . Em suma, ele exige que todo tipo de pessoa desista de uma indecência de uso comum, de denominar sua palavra como um fardo; e ameaça severamente punir aqueles que, desafiando esse comando, devem continuar a lançar tal insulto sobre ele.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 9 . Meu coração dentro de mim está partido – Este parece ser o começo de um novo discurso contra os falsos profetas, com quem depois os sacerdotes se juntam. A primeira palavra em hebraico, ?????? , é proferida pela Vulgata, Ad prophetas, Aos profetas, como se fosse o título da seguinte profecia. Neste livro, Jeremias descreve o terror e a preocupação que estavam sobre ele quando considerou o pecado horrível desses profetas em fingir uma missão divina quando eles não receberam nenhuma e em proferir como mensagens de Deus quais eram realmente suas próprias invenções e em oposição direta. a tudo o que Deus havia falado. E ele declara que, tendo em vista a culpa deles e os males que estavam trazendo sobre si e seu país, ele estava com problemas e agitação, como o de um homem que havia perdido a razão por intoxicação.

Comentário de Adam Clarke

Meu coração dentro de mim está partido por causa dos profetas – A primeira palavra desta cláusula é ?????? lannebiim , que incorporamos com toda a cláusula, e traduzimos: “Por causa dos profetas”. Mas quando uma nova profecia começa aqui, é evidente que a palavra é o título dessa profecia; e é assim distinguido por Blayney e Dahler, Concerning The Prophets. Esse discurso foi proferido provavelmente no reinado de Jeoiaquim.

Todos os meus ossos tremem – Ele ficou aterrorizado até com sua própria mensagem e chocado com a profanação dos falsos profetas.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui denuncia novamente a iniquidade do povo; mas como os profetas por suas lisonjas haviam desviado o rei e seus príncipes, assim como o povo, o Profeta dirigiu seu discurso a eles e diz que seu coração estava perturbado por causa dos profetas . Sabemos que os homens se acham meio absolvido quando ninguém os reprova severamente. Quando, portanto, os profetas cessaram de seu trabalho, havia uma segurança tão grande entre todo o povo, que não havia medo de Deus neles. Esta é a razão pela qual o Profeta agora diz que seu coração estava perturbado por causa de tanta indiferença; pois os profetas eram, como se diz em outros lugares, como cães mudos; negligenciaram os pecados mais graves e atrozes, não fizeram nenhum esforço para restaurar o povo da maneira certa. Preocupado, então, ele diz, está meu coração pelos profetas ; um julgamento mais pesado os esperava, pois deveriam ter sido os instrumentos do Espírito de Deus, os arautos de seus julgamentos; eles deveriam ter empreendido sua causa usando exortações, repreensões e ameaças.

Ainda não há dúvida, mas que o que é dito deve ser estendido a todo o corpo do povo. Mas Jeremias desejava começar com os profetas, como se ele dissesse que era monstruoso que os profetas se gabassem de serem ministros de Deus, e que, no entanto, eram burros no meio de tanta maldade. Por causa dos profetas, (86) ele diz, meu coração está partido. Então ele diz que seus ossos foram desarranjados. No primeiro capítulo de Gênesis, quando Moisés fala do Espírito como se movendo sobre as águas, ele usa o mesmo verbo, mas em uma conjugação diferente. Seja como for, é mais adequado dizer que seus ossos estavam desarticulados. (87) E sabemos que os ossos estão atados por tendões, para que não sejam removidos de seus lugares; pois o afrouxamento de um osso torna todo o corpo quase inútil. Ele pretendia, então, com esse tipo de expressão, expressar a perturbação mais dolorosa da mente, como se dissesse que o que ele tinha, como a coisa mais firme e mais forte, ficou fraco e totalmente débil.

Depois, ele se compara a um homem bêbado; pela qual metáfora ele entende que estava completamente atordoado e que todos os seus sentidos foram tirados dele. E acrescenta, sobre quem o vinho passou. O verbo ber?? , ober, significa passar além; mas passar por aqui é o seu significado. Aquele que é dominado por beber demais é como se estivesse afogado; pois quando alguém cai na água, ele não fica mais afundado do que aquele que afoga seu cérebro com vinho; pois a embriaguez é como uma sepultura, na medida em que mantém todo o homem sob seu poder. No entanto, o Profeta não quis dizer outra coisa senão que essa coisa monstruosa deixou atônitos aqueles que tinham uma mente sã e sã, e que também abalou e desarticulou todos os membros, e mentes aterrorizadas e confusas, de outro modo, quietas e tranquilas. Pois, certamente, Jeremias era um homem sábio, e também era dotado de coragem, para que ele não tivesse se abalado por todo mal, embora grande; nem poderia ter sido facilmente dominado pelo estupor como um homem bêbado. Portanto, por essas comparações, ele mostra quão terrível e monstruoso era que os profetas estavam tão despreocupados em não dizer uma palavra, quando viram que a impiedade e o desprezo a Deus eram tão desenfreados, quando viram toda a terra contaminada com todo tipo de maldade, como veremos atualmente.

Então ele diz: Por causa de Jeová, e por causa das palavras de sua santidade Ao dizer, por causa de Jeová, ele apresenta Deus diante deles como juiz e vingador; como se ele tivesse dito: “Se eles acreditam que existe um Deus no céu, é de admirar que sejam tão brutais que ousem se gabar de seu nome e, no entanto, silenciosamente, para permitir que o céu e a terra se misturem. Onde está, então, a razão deles, quando ousam negligentemente professar um nome tão medroso e terrível? pois sempre que o nome de Deus é mencionado, deve entrar em suas mentes não apenas a bondade e a misericórdia dele, mas também a severidade dele, e depois o poder dele, que é terrível para todos os iníquos. Como então esses homens ousam brincar com Deus, a estupidez deles não deve ser monstruosa? O que, então, o Profeta quer dizer é isto, – que era de admirar que os profetas tivessem assumido seu cargo, e ainda não se preocupassem com a glória de Deus.

E acrescenta: Por causa das palavras de sua santidade, os homens buscariam facilidade se Deus não os despertasse por sua palavra. Mas, como a Lei havia sido escrita para os judeus, como esses falsos profetas sabiam que, se desejassem realizar corretamente seu trabalho, deveriam ter sido os expositores da Lei – como essas coisas eram suficientemente conhecidas, o Profeta se refere aqui justamente a a palavra de Deus, como se ele colocasse um freio nas bocas deles, para que eles não escapassem, da maneira habitual, do que implicava uma profissão nua do nome de Deus. Desde então, Deus havia testemunhado em sua lei como ele governaria seu povo, como esses profetas não ficaram aterrorizados com as palavras de Deus? E como os hipócritas não apenas desprezam o próprio Deus e depreciam sua glória, mas também desconsideram a doutrina de sua lei, o Profeta adorna as palavras de Deus com um notável encobrimento, chamando suas palavras as palavras de sua santidade. E assim ele chama as palavras de Deus de santas, e portanto inviolável, a fim de que os ímpios pudessem saber, que uma terrível vingança os cercava, porque desconsideravam Deus e suas santas palavras. Segue-se –

Pois os profetas quebrados estão dentro de mim o meu coração.

Caso contrário, a sentença não está completa. Pode ser traduzido “em relação aos profetas” etc. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Meu coração, etc. Figura do discurso Patopéia.

homem. Hebraico. “ish.

um homem = um homem forte. Hebraico. Geber. App-14.

vinho. Hebraico. yayin. App-27.

Comentário de John Wesley

Meu coração dentro de mim está partido por causa dos profetas; todos os meus ossos tremem; Eu sou como um homem bêbado, e como um homem que o vinho venceu, por causa do SENHOR e por causa das palavras da sua santidade.

Como um homem – E ele ficou até surpreso e estupefato, e como um homem bêbado, diante das apreensões da ira do Senhor prontas para serem reveladas contra eles, e considerando também que palavras o santo Deus havia colocado em sua boca, para falar contra eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *