Estudo de Jeremias 25:4 – Comentado e Explicado

Continuamente o Senhor enviou-vos os profetas, seus servos, mas nenhuma atenção lhes prestastes, e não destes ouvidos às suas mensagens.
Jeremias 25:4

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 25: 4-7 . E o Senhor enviou a você todos os seus servos, etc. – Também não sou o único profeta que o Senhor te enviou, e a quem você negligenciou e desprezou. Deus te enviou muitos mais, e você desprezou tantos quanto ele enviou. Esse desprezo pelos mensageiros do Senhor se tornou a causa imediata da ira de Deus sobre este povo, até que não houvesse remédio, 2 Crônicas 36:16 . Eles disseram: Voltem agora, etc. – A substância, tanto deles quanto dos meus sermões, tem sido persuadi-lo a abandonar os caminhos pecaminosos em que você viveu e que você pode ter alterado, em virtude daquela graça que Deus não lhe negou. Não diferimos em nossa doutrina, para a prática da qual você também foi incentivado, tanto por eles como por mim, com uma garantia de Deus de que, se você a obedecesse, desfrutaria desta boa terra que o Senhor prometeu, e deu a você e seus pais, e que você possui por muitas eras. E não vá atrás de outros deuses – Embora os judeus fossem culpados de muitos outros pecados, seu pecado mais hediondo foi a idolatria, pois foi uma renúncia direta à autoridade de Deus, que, por tantos milagres de misericórdia, os separou para si mesmo. e seu próprio serviço, e havia concedido tantos privilégios e bênçãos de sinal a eles. E não me provoque com as obras de suas mãos – adorando, como deuses, as imagens que suas próprias mãos fizeram, ou com quaisquer obras que sejam contrárias à minha lei. E não farei mal a você – Você ainda desfrutará de sua própria terra e prosperará. No entanto, não me ouvistes – ouvistes a mim e a outros profetas do Senhor, falando assim a você, mas você não obedeceu; para que me provoque, etc. – Como se você tivesse desobedecido com uma intenção de me incenso contra você; para sua própria mágoa – Pois as ações pecaminosas dos homens não me afetam ou me ferem, mas são para a mágoa daqueles que as praticam.

Comentário de John Calvin

Ele então acrescenta, eu falei, e você não ouviu. Ele reclama aqui que seu trabalho havia sido inútil, e ao mesmo tempo mostra que toda a culpa estava nas pessoas. Ele confirma a mesma coisa em outras palavras: Jeová enviou a todos os seus servos os profetas, levantando-se. cedo, etc. Ele aumenta o pecado deles – que eles não apenas rejeitaram um Profeta, mas até muitos; pois Deus não havia empregado Jeremias sozinho para ensiná-los, mas havia se juntado a outros com ele, para que fossem menos desculpáveis. Portanto, vemos que o pecado deles é exagerado neste versículo; pois os judeus não apenas desprezaram a Deus na pessoa de um homem, mas também rejeitaram todos os seus servos. Ele poderia, de fato, simplesmente ter dito que Deus havia enviado seus servos, mas acrescenta a palavra profetas, para que a ingratidão deles parecesse mais evidente. Foi, de fato, muito mau negligenciar os servos de Deus; mas como a profecia era um tesouro inestimável, e uma promessa singular e símbolo do favor de Deus, era um crime duplo quando eles desprezavam os profetas, cujo próprio nome deveria ser considerado sagrado por eles.

Depois, aplica a Deus o que ele disse sobre si mesmo, levantando-se cedo. É certo que Deus não se levanta, pois ele não dorme à noite; mas a linguagem é muito mais expressiva e forçada, quando se diz que o próprio Deus se levanta cedo. E não foi sem razão que o Profeta falou tão enfaticamente; pois, embora os judeus fossem suficientemente convencidos de ingratidão por terem desconsiderado os servos de Deus, era ainda uma monstruosa impiedade não demonstrar respeito por Deus. Mas quando os incrédulos são culpados, eles sempre olham para os homens: “Ele! é com um mortal que tenho que fazer; Longe de mim me levantar contra Deus; mas por que isso é tão culpado, porque eu não perece imediatamente? desde que eu não sou subitamente abatido pelo aceno do homem? o que! não sou livre para perguntar, discutir e examinar todas as partes do que é dito? por que os profetas nos tratam tão imperiosamente, que não é lícito duvidar de nenhuma de suas palavras? ” Assim, então, os ímpios falaram. Mas Deus, por outro lado, respondeu-lhes e disse que ele era desprezado, como também Cristo disse:

“Quem ouve você me ouve,
e quem te despreza, me despreza. ( Lucas 10:16 )

Assim também o Profeta estabelece que o próprio Deus se levantou cedo, exortando as pessoas e manifestando todo cuidado pelo seu bem-estar. Esse é, então, o objetivo da metáfora, quando ele diz, que Deus os enviou e se levantou cedo; ele se levantou cedo enquanto enviava seus servos.

Agora, como Deus se fulmina contra todos os desprezadores de sua doutrina, assim, dessas palavras, não podemos reunir nenhum consolo; pois certamente concluímos que Deus zela por nossa segurança sempre que professores sãos e fiéis saem: é o mesmo que ele próprio desceu do céu, levantou-se cedo e teve a intenção de garantir nossa salvação. Isso aprendemos das próprias palavras do Profeta, quando ele diz, que Deus se levantou cedo. Mas, como esse testemunho do favor de Deus e do cuidado paternal para conosco é agradável, da mesma forma terrível é a vingança que aguarda aqueles que negligenciam esse favor, que dormem quando Deus está assistindo, que não ouvem quando ele está falando, que continuam em sua preguiça e torpor quando Deus por sua própria vontade os encontra, e gentil e gentilmente os convida para si.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *