Estudo de Jeremias 26:14 – Comentado e Explicado

Quanto a mim entrego-me nas vossas mãos. Fazei de mim o que quiserdes e que melhor se vos afigure.
Jeremias 26:14

Comentário de Adam Clarke

Quanto a mim, eis que estou na sua mão – sou o mensageiro de Deus; você pode fazer comigo o que quiser; mas se você me matar, trará sangue inocente sobre si mesmo.

Comentário de John Calvin

Jeremias, depois de exortar os príncipes, os sacerdotes e todo o povo a se arrependerem, e ter mostrado a eles que havia um remédio para o mal, exceto por sua obstinação, eles provocavam cada vez mais a ira de Deus, agora fala de si mesmo e adverte-os a não se entregar à crueldade, seguindo sua determinação em matá-lo; pois haviam trazido uma sentença que ele merecia morrer. Ele então viu que a raiva deles era tão violenta que quase se desesperou com sua vida; mas ele declara aqui que Deus seria um vingador se injustamente manifestassem sua raiva contra ele. Ele ainda mostra que não foi tão solícito em sua vida a ponto de negligenciar seu dever, pois se entregou à vontade deles; “Faça o que quiser”, ele diz, “comigo; contudo vede o que fazeis; porque o Senhor não permitirá que sangue inocente seja derramado impunemente. ”

Ao dizer que ele estava na mão deles , ele não significa que ele não estava sob os cuidados de Deus. Cristo também falou assim quando exortou seus discípulos a não temer aqueles que poderiam matar o corpo. ( Mateus 10:28 .) Não há dúvida de que os cabelos de nossa cabeça estão numerados diante de Deus; portanto, não pode ser que os tiranos, por mais furiosos que sejam, possam nos tocar, não, não com o dedo mindinho, exceto se lhes for dada uma permissão. É certo, então, que nossa vida nunca pode estar nas mãos dos homens, pois Deus é seu fiel guardador; mas Jeremias disse, de maneira humana, que sua vida estava em suas mãos; pois a providência de Deus está escondida de nós, e não podemos descobri-la senão pelos olhos da fé. Quando, portanto, os inimigos parecem governar para que não haja escapatória, a Escritura diz, como forma de concessão, que estamos em suas mãos, isto é, tanto quanto percebemos. Ainda devemos entender que não estamos tão expostos à vontade dos ímpios que eles podem fazer o que bem entenderem conosco; pois Deus os detém por um freio oculto e governa suas mãos e seus corações. Essa verdade deve sempre permanecer inalterável, que nossa vida está sob a custódia e proteção de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *