Estudo de Jeremias 26:5 – Comentado e Explicado

e não ouvirdes as palavras dos profetas, meus servos, que não cessei de vos enviar continuamente, sem que delas vos importásseis,
Jeremias 26:5

Comentário de John Calvin

Mas o que se segue no versículo seguinte deve ser especialmente observado; pois essas duas coisas estão necessariamente conectadas – que Deus não exigia nada além de obediência à sua lei – e que sua vontade era que seus profetas fossem ouvidos; – para ouvir, ele diz, às palavras de meus servos, os profetas, a quem Eu envio a você, (é na segunda pessoa.) Aqui parece haver alguma inconsistência; porque, se a lei de Deus era suficiente, por que os profetas deveriam ser ouvidos? Mas essas duas coisas concordam bem: somente a Lei deveria ser observada, e também os profetas, pois eles eram seus intérpretes. Pois Deus não enviou seus profetas para corrigir a lei, mudar qualquer coisa nela, acrescentar ou tirar; como se tratava de um decreto inalterável, para não lhe acrescentar nem diminuir. Qual era então o benefício de enviar os profetas? até para tornar mais manifesta a lei e aplicá-la às circunstâncias do povo. Como então os profetas não desenvolveram nenhuma nova doutrina, mas foram intérpretes fiéis da Lei, Deus uniu, não sem razão, essas duas coisas – que sua Lei deveria ser ouvida e também seus profetas; pois a majestade da lei não derrogava nada à autoridade dos profetas; e como os profetas confirmaram a Lei, não poderia ter sido que eles tivessem tirado nada da Lei.

Não, esta passagem nos ensina que todos aqueles que repudiam o dever diário de aprender são homens profanos e extinguem o máximo que podem a graça do Espírito; Muitos desses fanáticos entre os anabatistas têm existido em nossos dias, que desprezavam o aprendizado de todo tipo. Eles se gabavam de que a doutrina da lei era o alfabeto; e eles também se entregaram a esse sonho, que o mal é feito ao Espírito Santo quando os homens assistem ao aprendizado. E alguns ousam, de maneira mais grosseira, vomitar suas blasfêmias; eles dizem que as Escrituras são suficientes para nós, sim, até essas duas coisas: “Temam a Deus e amem o seu próximo”. Mas como eu já disse, devemos considerar como Deus falou por sua lei; se ele fechou o caminho, a fim de não explicar mais claramente sua vontade pelos profetas, ou aplicar ao uso atual o que de outra forma teria sido menos eficaz? ou que ele pretendia desenhar continuamente por vários canais a doutrina que flui daquela fonte? Mas agora, já que Deus havia dado sua própria lei e acrescentado à lei seus profetas, todo aquele que rejeitasse os profetas certamente não deveria atribuir autoridade à lei. Mesmo agora, aqueles que pensam que não é seu dever, hoje, buscar conhecimento na escola de Cristo e aproveitar-se da audição de sua palavra, sem dúvida desprezam a Deus em seus corações e não atribuem valor à Lei. , ou sobre os profetas, ou sobre o Evangelho. Notável então é essa passagem; mostra que o Senhor teria sua lei para ser nosso líder e professor, e ainda assim ele acrescenta seus próprios profetas.

Ele diz ainda mais: Quem te enviei, levantando-me cedo e enviando. Aqui, ele censura os judeus com sua lentidão e insensibilidade; pois ele os despertou cedo, e isso não uma vez, mas muitas vezes, e ainda assim ele gastou seu trabalho em vão. Levantar-se cedo, quando aplicado a Deus, significa que ele chamou esses homens no devido tempo, como se dissesse, que não era culpa dele que os judeus se afastassem da maneira correta de segurança, pois ele havia sido cuidadosamente bem-estar, e em devido tempo os avisara. Portanto, vemos como o Profeta condenou seu atraso e indiferença, e então sua dureza, dizendo e enviando ; pois isso sugere uma repetição ou assiduidade. Ele havia dito antes: “a quem enviei a você, levantando-se cedo”; agora, quando ele diz e envia, ele quer dizer que ele não havia enviado um profeta, ou muitos de uma só vez, mas um após o outro continuamente, e que, no entanto, não tinha nenhum benefício. O fim do versículo que li entre parênteses, ( mas não ouvistes.) De fato, o que se segue está ligado aos versículos anteriores. (162)

4. E dize-lhes: Assim diz o Senhor: Se não me ouvirdes, a fim de

5. andai na minha lei que vos propus, ouvindo as palavras dos meus servos, os profetas (a quem vos tenho enviado, levantando-se cedo e enviando; mas não ouvistes);

6. então farei esta casa como Siló, e esta cidade farei um apelo a todas as nações da terra.

O Vulg. e a Síria. são efetivamente os mesmos que acima. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

ambos = par. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, aramaico, Septuaginta, siríaca e vulgata, omitem esse “par” .

acordando cedo, etc. Veja a nota em Jeremias 7:13 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *