Estudo de Jeremias 26:7 – Comentado e Explicado

Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias pronunciar essas palavras no templo.
Jeremias 26:7

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 26: 7 . Os profetas, etc. – Os profetas, como é manifestado em muitas passagens das Escrituras, eram uma ordem de homens entre os judeus devotados à literatura sagrada, e qualificados por suas realizações em conhecimento religioso para aconselhar e instruir as pessoas que vinham consultar. em casos de dúvida e dificuldade. Eles parecem ter sido treinados em seminários e escolas, sob a direção de algum profeta eminente pela sabedoria e piedade, como aqueles mencionados em 1 Samuel 19:20 estavam sob Samuel e aqueles 2 Reis 2: 3 ; 2 Reis 6: 1 sob Elias e Eliseu. O fato de serem numerosos parece, por essa circunstância, que quando Jezabel matou todos os profetas de JEOVÁ, com quem ela poderia se encontrar, Obadias escondeu uma centena deles e salvou suas vidas; 1 Reis 18: 4 .: E depois apareceu nada menos que quatrocentos deles profetizando naquele caráter diante de Acabe e Josafá, 1 Reis 22: 6 . Não se deve supor que estes fossem todos eles, ou em todos os tempos, divinamente inspirados, mas normalmente davam conselhos como homens versados ??na lei e nas outras Escrituras. Às vezes, porém, eles foram capacitados a responder àqueles que os consultaram por revelação imediata de Deus. E fora desse corpo, geralmente Deus escolheu aqueles a quem ele enviou como seus embaixadores e mensageiros extraordinários, para notificar os desígnios de sua providência e advertir seu povo a se arrepender e se afastar dos caminhos que o desagradavam. Eu digo, geralmente, mas nem sempre; pois Amós diz expressamente sobre si mesmo que não era “nem profeta”, ou seja, profissão “, nem filho de profeta”, criado nas escolas dos profetas; mas um pastor analfabeto, quando JEOVÁ o enviou para profetizar a Israel; Amós 7:14 . Mas a santidade de seu caráter também não os impediu de participar da corrupção geral da época; pelo contrário, Jeremias em particular se queixa amargamente por terem se prostituído com os piores propósitos, enganando o povo com falsas pretensões e sendo muito instrumental na promoção da causa da impiedade e da iniquidade. Ver cap. Jeremias 5:31 , Jeremias 14: 13-14 , Jeremias 23:14 , etc. Jeremias 28:15 , Jeremias 29: 8-9 , etc. Veja também Ezequiel 13: 2 ; Ezequiel 13:23 . Miquéias 3: 5 ; Miquéias 3:11 . Sofonias 3: 4 . Após uma cessação total da profecia, os escribas, que são freqüentemente mencionados nos Evangelhos, parecem ter entrado no lugar dos profetas, e por sua habilidade adquirida nos escritos sagrados, sem qualquer pretensão de dons sobrenaturais, ter ensinado pessoas e as instruiu em todos os assuntos de interesse religioso. Ver Mateus 23: 2-3 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 26: 7 . Então os sacerdotes e os profetas – Nomeadamente, os falsos profetas; aqueles que fingiram ser profetas, embora não tivessem recebido comissão divina. E todas as pessoas – que estavam presentes naquele momento; ouviu Jeremias, etc., na casa do Senhor – isto é, “na corte diante da casa do Senhor. As quadras externas, sendo um local sagrado e dedicadas à adoração de Deus, são chamadas pelo nome do templo. Assim, o tesouro, onde Cristo pregou, é chamado de templo ( João 8:20 ), apesar de estar no átrio externo. Dizem que São Paulo entrou no templo, Atos 21:26 , etc. isto é, na corte do templo, e os judeus o prenderam ali ”. – Lowth.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta recita o que aconteceu com ele, depois de ter declarado a mensagem de Deus, e fielmente advertiu o povo, acrescentando ameaças, como Deus havia ordenado. Ele diz primeiro que foi ouvido; que não deve ser considerado como elogio, como se os sacerdotes e profetas ouvissem pacientemente o que ele ensinava; pois não havia espírito ensinável neles, nem vieram preparados para aprender, mas há muito se entregavam à perversidade, de modo que Jeremias se tornou para eles um inimigo declarado; e eles também se opuseram audaciosamente a todas as suas ameaças. Mas, embora não tivessem vergonha de rejeitar o que o Profeta disse, eles ainda observaram uma certa forma, como é habitual nos hipócritas, pois são mais precisos do que o necessário, como dizem, no que é formal, mas o que é realmente importante para eles. negligência. Podemos observar, portanto, que os sacerdotes e profetas não mereciam elogios, porque se continham, como se tivessem adiado seu julgamento até que a causa fosse conhecida, mas como todo o povo estava presente, durante um tempo se mostraram moderados; ainda era uma moderação reinada, pois seus corações estavam cheios de impiedade e desprezo a Deus, quando se tornou realmente manifesto.

Mas deve-se observar que ele diz que os sacerdotes e profetas deram ouvidos. Quanto aos sacerdotes, não é de admirar que ele os chame assim, embora eles fossem de todo modo maus, pois era uma honra hereditária. Mas é estranho que ele mencione os profetas. Ao mesmo tempo, devemos saber que Jeremias chama assim os que se vangloriam de que foram enviados do alto. No vigésimo terceiro capítulo, ele em geral os reprova; e em muitos outros lugares, ele condena a insolência deles em assumir falsamente a autoridade de Deus. Ele então lhes concedeu um título honorável, mas o considerou como nada; como podemos fazer hoje, quem sem danos pode chamar de ridículo aqueles prelados, bispos ou pastores que, sob o papado, procuram ser considerados assim, desde que ao mesmo tempo lhes tiremos suas máscaras. Mas eles se apegam ao título e, assim, procuram suprimir a verdade de Deus, como se ser chamado de bispo tivesse mais peso do que se um anjo viesse do céu. E mesmo assim, se um anjo descesse do céu, ele deveria ser considerado por nós como um diabo, se trouxesse essas blasfêmias imundas e execráveis, como vemos que o mundo está poluído por esses homens sem princípios. Essa passagem, então, e coisas do gênero, devem ser lembradas, pois mostram que os títulos não são suficientes, exceto aqueles que os possuem realmente mostram que são como as chamadas importações. Assim, Jeremias foi chamado de Profeta, e também esses impostores foram chamados profetas cuja única religião era corromper e perverter a doutrina da Lei, mas eles eram assim chamados em relação ao povo. Entretanto, é necessário, sabiamente, distinguir entre profetas ou mestres, como também o Apóstolo nos lembra, devemos perguntar se o espírito deles é de Deus ou não. ( 1 João 4: 1. )

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *