Estudo de Jeremias 29:10 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: Quando setenta anos tiverem decorrido para Babilônia, eu vos visitarei a fim de realizar a promessa que vos fiz de aqui vos reconduzir.
Jeremias 29:10

Comentário de Albert Barnes

Depois de setenta anos – literalmente, de acordo com a medida do cumprimento de 70 anos pela Babilônia. Os 70 anos (nota de Jeremias 25:11 ) são principalmente a duração do império babilônico, e apenas em um sentido secundário o do exílio judeu.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 29: 10-14 . Após setenta anos ser cumpridos em Babilônia – Hebreus, ??? ???? ?????? ???? , literalmente, Na boca da realização de setenta anos. “E como a foz de um rio, metaforicamente, denota a extremidade de seu curso, onde descarrega suas águas no mar; assim, por uma metáfora mais distante extraída daqui, ??? parece denotar estar no final de um certo período ou curso limitado de tempo, onde apenas se perderá e se misturará com o oceano da eternidade. Aqui, portanto, devemos entender que, ‘no mesmo instante ou imediatamente após a conclusão de setenta anos’, a restauração dos judeus deve ocorrer. ” Blaney. Aparentemente, esses setenta anos do cativeiro devem ser computados a partir do quarto ano de Jeoiaquim, que, no relato das Escrituras, é o primeiro ano do reinado de Nabucodonosor: veja nota em Jeremias 25: 1 . Vou visitá-lo e cumprir minha boa palavra – Minha promessa, ao invés, fazer com que você volte, etc. – Havia poucos, comparativamente falando, daqueles cativos que retornaram pessoalmente ao seu país, Esdras 3:12 . Portanto, essa promessa foi cumprida principalmente em sua posteridade; e é comum nas Escrituras falar das bênçãos concedidas às crianças, como se elas tivessem sido realmente cumpridas aos seus progenitores. Pois conheço os pensamentos que penso para você – e as obras de Deus concordam exatamente com os pensamentos dele; porque ele faz todas as coisas de acordo com o conselho de sua própria vontade. Pensamentos de paz, ou de bem, e não de maldade – Mesmo o que parece mau é projetado para o bem e, finalmente, parece ter realmente feito o bem: dar-lhe um fim esperado – Hebraico, ????? ????? , literalmente, para dar você é um fim e uma expectativa, ou, como Blaney traduz, para tornar seu último fim um objeto de esperança: ver cap. Jeremias 31:17 . Então me invocareis – isto é, quando você deposita sua esperança somente em mim, e isso com segurança e sem vacilar; e eu o ouvirei – Um sinal seguro do favor de Deus Jeremias 33: 3 , como seus homens que os rejeitam e os rejeitam, é expresso por esconder o rosto e se recusar a ouvir suas orações, Jeremias 14:12 ; Lamentações 3: 8 ; Lamentações 3:44 . E me procurareis e me encontrareis – De acordo com minhas promessas feitas Levítico 26: 40-45 ; Deuteronômio 30: 2-3 ; Salmos 32: 6 . Quando você me procurar com todo o seu coração – Observa, leitor, ao buscar a Deus, devemos procurá -lo, para que possamos encontrá-lo; devemos procurar orientações para procurá-lo, etc., por encorajamentos à nossa fé e esperança: devemos continuar e nos esforçar ao procurá-lo, ou seja, ao buscar seu favor, sua imagem e comunhão com ele; e isto devemos fazer com o coração – isto é, com sinceridade e retidão, e com todo o coração, isto é com vigor e fervor, produzindo tudo o que está dentro de nós em oração: e aqueles que assim buscam a Deus o encontrarão , e sabe, por experiência, que ele é o recompensador abundante deles, Hebreus 11: 6 , pois ele nunca disse isso: ” Procura-me em vão.

Comentário de Adam Clarke

Pois assim diz o Senhor: Supõe-se que uma transposição muito séria de versos ocorreu aqui; e foi proposto ler depois de Jeremias 29: 9 ; o décimo sexto ao décimo nono inclusive; depois o décimo e o décimo quarto inclusive; depois o vigésimo, o décimo quinto, o vigésimo primeiro e o resto regularmente até o fim.

Que, após setenta anos, seja realizado – ???? ??? lephi meloth “na boca da realização” ou “encha a boca”. Setenta anos é a medida que deve ser cumprida; – preencha até a borda; – complete esta medida e você será visitado e liberado. Os setenta devem ser completados; não espere alargamentos antes desse período.

Comentário de John Calvin

Para expor os sonhos pelos quais os falsos profetas haviam inebriado o povo, ele repete novamente o que havia dito, que o fim do exílio deles não poderia ser esperado até o fim dos setenta anos. E esse modo de ensinar deve ser particularmente observado, pois a verdade de Deus sempre servirá para dissipar todas as névoas nas quais Satanás nunca deixa de envolver a pura verdade. Como vimos anteriormente, que quando as pessoas estão imbuídas de algum erro, deve ser resistentemente ousado; então agora vemos com que armas todos os servos de Deus devem lutar, a fim de expor todas as falácias pelas quais a doutrina pura é atacada, mesmo colocando em oposição a eles a palavra de Deus: pois é esse o caminho que Jeremias aponta para nós por seu próprio exemplo. Ele falou dos falsos profetas, advertiu o povo a não acreditar neles; mas, como as mentes de muitos ainda estavam vacilantes, ele confirma o que disse que não foram enviadas por Deus, porque Deus nunca varia em seu propósito, nunca muda e nunca é inconsistente consigo mesmo: “Agora ele prefixou setenta anos para o seu exílio; quem, então, tenta impugnar essa verdade, é um professo e um inimigo aberto a Deus. ” Agora percebemos o objetivo do Profeta; Quando setenta anos serão cumpridos, etc. (212)

O Profeta aqui restringe os judeus, para que não se apressem antes do tempo; e então ele lhes dá a esperança de um retorno, desde que descansem em silêncio até o fim determinado por Deus. Há então duas coisas neste versículo: que as pessoas mal consultariam seu próprio bem, se apressassem e prometessem a si mesmas um retorno antes do final de setenta anos; e que, quando esse tempo terminasse, a esperança de um retorno Seria certo, pois Deus havia prometido.

Ele acrescenta: E levantarei minha boa palavra para você. Por boa palavra, ele quer dizer o que pode trazer alegria aos judeus. Embora a palavra de Deus seja fatal para os incrédulos, ela nunca muda de natureza; isso sempre permanece bom. E, portanto, Paulo diz que o Evangelho é um odor fatal para muitos, mas que é, no entanto, um odor doce diante de Deus ( 2 Coríntios 2:16 ;), pois deve ser imputado à culpa daqueles que perecem. eles não recebem a doutrina do Evangelho para sua própria salvação. A palavra de Deus é sempre sempre boa: mas esse elogio deve ser referido à experiência, isto é, quando Deus realmente mostra que é propício para nós. E uma definição mais curta não pode ser dada, além de que a boa palavra denota as promessas pelas quais Deus testemunha seu favor paterno. Mas já vimos em outro lugar que ameaças são chamadas de palavrões: por que? Esse caráter não pode, de fato, como acabamos de dizer, ser adequadamente aplicado à palavra de Deus; contudo, a palavra de Deus que ameaça a destruição é chamada de mal, como se diz,

“Eu sou quem crio o bem e o mal” ( Isaías 45: 7 )

mas é assim de acordo com nossa apreensão de seus efeitos. E todo esse raciocínio parece quase supérfluo, quando entendemos que Deus pela palavra do mal causa medo aos incrédulos, mas que o Profeta agora não significa outra coisa senão prestar testemunho do favor de Deus para os judeus: e, por isso, ele diz que eles descobririam por experiência que Deus não tinha em vão prometido o que ele havia mencionado anteriormente.

Dizem que ele desperta sua boa palavra, isto é, quando produz seus efeitos diante de seus olhos; pois quando Deus apenas fala, e a coisa em si ainda não aparece, sua palavra parece de certa maneira para ele adormecido e inútil. E por setenta anos os judeus não puderam perceber outra coisa senão que Deus estava descontente com eles, e assim eles estavam continuamente com medo; pois a promessa continuava adormecida, pois seus efeitos ainda não eram visíveis. Dizem que Deus desperta sua palavra, quando prova que não prometeu nada em vão. O significado é que a profecia que Jeremias relatou não seria infrutífera; mas se o povo não soubesse disso em breve, Deus, quando chegasse a hora, realmente provaria que ele não engana seu povo, nem o seduz quando promete alguma coisa, por vãs esperanças.

E o Profeta se explica, pois ele diz que Deus os restauraria em seu próprio país: pois essa era a boa palavra, a promessa de libertação, como a palavra, de acordo com o que as pessoas sentiam, era má, amarga e má. , quando Deus ameaçou expulsar os réprobos. Mas é uma coisa acidental, como já disse, que os homens achem que a palavra de Deus é má para eles ou adversa para eles; pois procede da própria culpa, e não da natureza da palavra. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

setenta anos. Veja nota especial em 2 Crônicas 36:21 .

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor: Que depois de setenta anos sejam cumpridos em Babilônia, eu os visitarei e cumprirei minha boa palavra para com você, fazendo com que você volte a este lugar.

Depois – A partir deste texto, parece que os setenta anos de cativeiro deviam ser contabilizados desde o primeiro ato de cativeiro no tempo de Jeoiaquim, de modo que transcorreram onze anos antes que Zedequias fosse levado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *