Estudo de Jeremias 29:14 – Comentado e Explicado

Permitirei que me encontreis – oráculo do Senhor; e vos trarei do cativeiro e vos irei buscar em todas as nações e em todos os lugares por onde vos dispersei – oráculo do Senhor – para reintegrar-vos no lugar de onde vos exilei.
Jeremias 29:14

Comentário de Albert Barnes

Afaste seu cativeiro – ou “restaure sua prosperidade”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 29:14 . Eu te reunirei de todas as nações, etc. – Embora essa profecia tenha sua conclusão primária na restauração dos judeus sob Ciro; no entanto, como muitos outros do mesmo tipo, só pode ter sua conclusão completa naquela restauração geral dos judeus de que tanto se fala.

Comentário de Adam Clarke

Reunirei você de todas as nações – Uma citação de Deuteronômio 30: 3 , e veja também Deuteronômio 4: 7 .

Comentário de John Calvin

O Profeta agora aplica o que ele parecia ter falado em geral. Ele então mostra o efeito do favor de Deus, depois de ter sido reconciliado com seu povo, mesmo que ele guardasse o cativeiro deles e os reunisse de todos os lugares. Isso foi dito particularmente aos judeus; mas os dois primeiros versículos contêm, como eu disse, uma doutrina geral. Ele já havia dito: Você me encontrará; mas ele diz agora: Eu serei encontrado por você ou me mostrarei a você. Existe um contraste implícito entre a ocultação e a manifestação, pois Deus havia se escondido de alguma maneira durante o tempo do exílio; mas de repente ele fez seu rosto brilhar, e assim se manifestou como um pai, depois de aparentemente ter esquecido seu povo. Apropriadamente, então o Profeta fala aqui; porque, embora o Senhor sempre olhe para nós, por outro lado, não o vemos; pensamos que ele está longe de nós. Mas ele só aparece para nós quando percebemos que ele se importa com a nossa salvação.

Ao dizer que, de todas as nações e de todos os lugares, ele evidentemente evitou uma dúvida que, de outra forma, poderia ter surgido na mente de muitos: “Como é possível que Deus nos ajude depois de termos sido dispersos?” Pois nenhuma região lhes fora atribuída, na qual eles poderiam morar juntos, de modo a formar um corpo; mas haviam sido espalhados como um turbilhão violento como palha ou restolho; e Deus os afastou tanto que não havia esperança de ser reunido novamente. Na época, era incrível que um povo tão disperso pudesse ser reunido, diz o Profeta, “de todas as nações e de todos os lugares”. A mesma coisa é declarada no Salmo,

“Ele reunirá as dispersões de Israel.” ( Salmos 147: 2 )

Pois quando os judeus observavam sua terrível dispersão, não podiam ter esperança. Vemos então como o Profeta os encorajou a esperar ainda, e ordenou que lutassem contra esse julgamento. A frase parece ter sido tirada de Moisés, pois ele diz:

“Embora você esteja espalhado pelas partes extremas do mundo, Deus ainda o reunirá.” ( Deuteronômio 30: 1 )

Vimos que Moisés ali reprova expressamente a incredulidade do povo, se eles se desesperaram da misericórdia e da salvação de Deus, porque foram rasgados e dispersos. ele, portanto, mostra que o poder de Deus era abundante o suficiente para recolhê-los novamente, embora eles estivessem espalhados pelos quatro cantos do mundo. Agora percebemos o objetivo do Profeta. (218)

E, portanto, podemos reunir uma doutrina útil: que Deus, de maneira maravilhosa, reúne sua Igreja quando dispersa, de modo a formar um corpo; no entanto, ele pode, por um tempo, obliterar seu nome e até sua própria aparência. E disso ele nos deu algumas provas em nosso tempo. Pois quem poderia pensar que o que agora vemos com nossos olhos aconteceria? que Deus, de maneira secreta, reunisse seus eleitos, quando houvesse em toda parte uma terrível desolação, e nenhum canto encontrado no mundo onde dois ou três homens fiéis pudessem morar juntos. Vemos, portanto, que essa profecia não foi cumprida apenas uma vez, mas que a graça de Deus é aqui apresentada, que ele freqüentemente manifestou, e ainda se manifesta ao reunir sua Igreja. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

away = back.

cativeiro. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Assunto), para cativos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *