Estudo de Jeremias 3:16 – Comentado e Explicado

Quando vos multiplicardes e numerosos vos tornardes na terra, naqueles dias – oráculo do Senhor – não mais se falará da Arca da Aliança do Senhor; nem mais se pensará nela, perdendo-se a lembrança e a saudade; nem a ela se há de referir.
Jeremias 3:16

Comentário de Albert Barnes

Naqueles dias – Esta e a frase “os últimos dias” haviam se tornado, sob o ensino messiânico dos profetas, uma fórmula regular para o tempo da vinda de Cristo, quando todas as esperanças da nação seriam cumpridas.

A arca era o centro da economia mosaica, contendo nela as duas tábuas da lei como condições da aliança e tendo sobre ela, no propiciatório, a Shechiná como sinal visível da presença de Deus. Mas “naqueles dias” o símbolo deve passar, porque Deus habitará em Seu povo pelo dom do Espírito Santo 1 Coríntios 3:16 , e os termos da aliança serão escritos em seus corações Jeremias 31:33 .

Nem a visitarão – antes, nem a sentirão falta; isto é, eles não se incomodarão com isso nem se arrependerão de sua perda.

Nem isso deve ser feito mais – Antes, “nem a arca será mais feita”; não será renovado ou reparado, porque o tabernáculo de Deus será aquele “feito sem mãos” Hebreus 9:11 , o coração do Seu povo que crê.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 3:16 . Nem isso deve ser feito mais Não há dúvida de que qualquer leitor disto e dos versículos subsequentes, que, por mais que se refiram, em seu sentido primário, à restauração dos judeus após o cativeiro babilônico, eles têm todo o seu poder. e perfeita conclusão somente na abolição da lei e na conversão de judeus e gentios à fé de Cristo; pelo qual ambos são feitos um, concidadãos dos santos e da casa de Deus. Veja Efésios 2:14 ; Efésios 2:22 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 3:16 . E quando você for multiplicado – Ou seja, quando o reino do Messias for estabelecido, e haverá um grande aumento dos membros da igreja pela adesão dos gentios: para que os dias do Messias sejam aqui planejados , os próprios mestres judeus reconhecem; eles não dirão mais nada: A arca, etc. – A arca é aqui colocada para todas as cerimônias legais, sendo, com os ritos relacionados a ela, a parte principal dela. O sentido é que todo o culto, com todos os ritos e cerimônias que pertencem a ele, cessará completamente, sendo Cristo vindo, que era a substância do que a arca e todos os outros ritos fizeram, mas obscureceram por um tempo. “Aqui”, diz Blaney, “Deus conforta os judeus com a garantia de que, apesar de retornarem a ele, eles talvez não se encontrem na posse dos mesmos privilégios que tinham antes, não devem ser perdedores, mas devem receber amplos indenização, de modo a deixá-los não apenas causa de arrependimento. A arca da aliança era a sede visível da residência de Deus entre seu povo; era, portanto, o objeto de sua vanglória; mas após a destruição do primeiro templo, eles não o tinham mais. Mas, para compensar essa perda, eles são informados, no próximo versículo, que Jerusalém deve ser chamada trono de Jeová, ao qual não somente os judeus, mas todas as nações devem recorrer. Por Jerusalém, provavelmente se entende a Igreja Cristã: ver Gálatas 4:26 ; Apocalipse 21: 2-3 . Os maiores privilégios deste último substituiriam, é claro, todos ostentavam por conta daqueles que pertenceram à Igreja Judaica a qualquer momento. ”

Tampouco isso lhe vem à mente – hebraico, ??? ???? ?? ?? , que Blaney apresenta, nem será o deleite de seu coração; ou seja, como antigamente era, observando, que várias passagens das Escrituras, onde a mesma frase ocorre, mostram que essa é a sua importância. Qual o valor que os israelitas atribuíram à arca, e quanto eles estavam apegados a ela, aparecem em muitas partes de sua história. Nem eles devem se lembrar disso – Eles esquecerão menos na contemplação do maior benefício. Eles não devem visitá-lo – ou cuidar dele, como Blaney traduz ????? , o que muitas vezes significa cuidar de algo que há muito tempo foi perdido ou negligenciado, com um desejo ou projeto de recuperá-lo ou restaurá-lo. Nesse sentido, diz-se que Deus visitou seu povo, Êxodo 3:16 ; Lucas 1:68 ; isto é, ele mostrou novamente que se preocupava com eles. E assim é dito do povo: Isaías 26:16 , ó Senhor, em dificuldades eles te visitaram; isto é, eles, que antes te negligenciavam, em sua aflição voltaram seus pensamentos e desejos para ti. Nem isso deve ser feito mais – não será mais usado; nem os homens perturbarão seus pensamentos sobre isso, nem o mencionarão. O hebraico, ??? ????? ??? , é literalmente traduzido pelo LXX., ?a? ?? p?????seta? et? , nem será mais fabricado. Assim também a Vulgata, nec fiet ultra. A arca, uma vez perdida, nunca mais seria reconstruída ou restaurada: e por uma boa razão, que se segue imediatamente; porque, em vez da arca, a própria Jerusalém, isto é, a igreja cristã, se tornaria a sede da residência de Deus. É provável que essa grande variedade de expressões seja usada, não apenas para mostrar que as cerimônias da lei de Moisés devem ser total e finalmente abolidas, para nunca mais serem usadas, mas que seria com dificuldade que aqueles que foram por tanto tempo, casados ??com eles seriam afastados deles; e que eles não os abandonariam até que sua cidade e casa santa fossem ambas niveladas com o chão.

Comentário de Adam Clarke

A arca da aliança do Senhor – Este símbolo da presença divina, dado aos judeus como símbolo e penhor da habitação de Deus entre eles, não será mais necessário e não existirá mais; pois nos dias do Messias, aos quais essa promessa parece se relacionar, a adoração de Deus não se limita a um lugar ou a um povo. O templo de Deus estará entre os homens, e em todos os lugares onde Deus for adorado por meio de Cristo Jesus.

Isso nunca mais será feito – A arca não será mais estabelecida, nem levada de um lugar para outro, nem os homens irão visitá-la. Todas as suas cerimônias e importância cessarão; e, se perdida, nunca será reconstruída.

Comentário de John Calvin

Os intérpretes perverteram esse versículo, pois nenhum deles entendeu o desígnio do Profeta. Os judeus, em sua maioria, produziram glândulas frígidas e exageradas – que não mais trariam à batalha a Arca da Aliança, pois nenhum inimigo invadiria suas terras. Eles pensam então que um estado pacífico é prometido ao povo, pois eles não seriam forçados por nenhuma força hostil a carregar a Arca da Aliança aqui e ali. Mas vemos claramente que as palavras não significam tal coisa: é então um comentário totalmente estranho ao assunto. Outros dizem que o que é dito deve ser aplicado ao tempo do Messias, e nenhum dos judeus nega isso; pois depois segue-se que os israelitas voltariam com a tribo de Judá. Isso ainda não havia sido cumprido; daí resulta que o Profeta aqui prediz o reino de Cristo. Mas os judeus, embora permitam isso, não entendem que algo é dito sobre a revogação de cerimônias legais; já foi pensado por quase todos os cristãos que o Profeta aqui nos ensina que, quando Cristo viesse, um fim seria posto em todas as sombras da lei, para que não houvesse mais Arca da Aliança, como a plenitude da divindade habitaria em Cristo.

Essa é realmente uma visão que parece plausível, mas o significado do Profeta, como penso, é totalmente diferente: pois ele se refere aqui ao divórcio ou divisão que existia há muito tempo entre o reino de Judá e o reino de Israel . Embora o reino de Israel, quanto ao número de seus homens, vastidão de território e riqueza, fosse mais próspero e próspero que o reino de Judá; ainda restavam essas vantagens para os judeus – que eles tinham um templo construído de acordo com a ordem de Deus – que seu lugar havia sido escolhido por Deus – que eles tinham a Arca da Aliança como símbolo da presença de Deus. Por isso, houve contenda entre o reino de Judá e as dez tribos: os israelitas foram exaltados por causa de seu número, riqueza e outras vantagens temporais; e os judeus glorificaram em seu templo e na arca da aliança. E o que agora diz o Profeta? Ele declara que tal seria a concordância entre os israelitas e os judeus, que os judeus não diriam mais: “A Arca da Aliança”, “O Templo de Deus”; pois Deus estaria presente com todos eles. E o Profeta continua a confirmar mais completamente o que eu acabei de dizer: é, portanto, necessário adicionar os dois versículos seguintes. Ele então diz –

Comentário de E.W. Bullinger

naqueles dias: ie os dias da Restauração mencionados nos versículos: Jeremias 3:14 , Jeremias 3:15 . Compare Jeremias 31: 38-40 ; Jeremias 33:13 .

eles: ou seja, aqueles que retornam.

não dirá mais nada: “A arca”, & c. A arca ainda estava na terra nos dias desta profecia ( 2 Crônicas 35: 3 ); mas era para desaparecer com a aliança quebrada, da qual era o símbolo.

A arca da aliança do SENHOR. Referência a Pentateuco (veja notas em Êxodo 25:22 ). Compare a nota em 1 Crônicas 13: 3 ).

Visita-o. Isso é conclusivo do fato de que ele foi queimado junto com o Templo (como não está incluído nas coisas de exceção, em 2 Reis 25: 9 , 2 Reis 25: 13-15 ), apesar da tradição judaica registrada em 2 Mac. 2: 4-8, e as histórias impossíveis de serem levadas ao norte da África, Constantinopla ou Irlanda.

nem isso deve ser feito, & c. = nem será mais fabricado. Ele desapareceu junto com a aliança, da qual era o símbolo ( Jeremias 8:19 ; Jeremias 12: 7. Salmos 132: 13 , Salmos 132: 14 ). A razão segue em Jeremias 3:17 . O trono de Jeová será substituído por ele: a realidade substituirá o símbolo. O próprio Jeová substituirá o Shekinah.

Comentário de John Wesley

E acontecerá que, quando multiplicados e aumentados na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, não dirão mais: A arca da aliança do SENHOR; nem lhe ocorrerá a mente; lembre se; nem a visitarão; nem isso será feito mais.

Multiplicado – Após o crescimento da igreja sob o Messias.

A arca – Todo aquele culto com todos os ritos e cerimônias pertencentes a ele cessará, sendo Cristo vindo, que era a substância daquilo que a arca e todos os outros rituais sombreavam.

Aliança – Chamada também de arca do testemunho, porque nela estavam as duas tábuas da lei, que eram o testemunho ou testemunha da aliança.

Mais – não será mais utilizado; nem os homens perturbarão seus pensamentos sobre isso, nem o mencionarão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *