Estudo de Jeremias 30:20 – Comentado e Explicado

Os filhos serão como eram outrora, e forte será diante de mim sua assembléia; eu castigarei seus opressores.
Jeremias 30:20

Comentário de Adam Clarke

Seus filhos também – Eles devem ter a educação de seus próprios filhos como antigamente.

E sua congregação – Suas assembléias religiosas.

Será estabelecido – Sendo, nos últimos dias, incorporado com aqueles “que servem ao Senhor seu Deus, e adoram o Messias, o filho de Davi”.

Comentário de John Calvin

Essa abundância de palavras que o Profeta emprega não é de forma alguma inútil; pois sempre devemos lembrar o quão difíceis foram as tentações deles quando nenhum sinal do favor de Deus apareceu por setenta anos. Era necessário, portanto, sustentar mentes sobrecarregadas de males por muitos suportes, para que não desmaiassem totalmente; e ele acrescenta promessas a promessas, para que os judeus vissem como se fosse uma centelha de luz do abismo profundo. E, portanto, também, podemos reunir uma advertência útil: Embora o Senhor possa nos favorecer hoje, para que não sejamos exercitados por provações muito penosas, ainda assim, todos sabem, por sua própria experiência, quão propensos a desanimar; e então, quando começamos a desmaiar, quão difícil é ser elevado à confiança da esperança. Vamos então aprender a unir promessas a promessas, para que, se uma não for suficiente, outra possa.

Ele agora diz que os filhos deles seriam desde o princípio. Alguns dão essa explicação refinada, que os filhos da Igreja seriam desde o princípio, isto é, perante a Lei; pois a aliança da graça foi feita por Deus com Abraão antes que a Lei fosse proclamada: eles pensam que a revogação da Lei é aqui denotada, como se ele tivesse dito, que a Igreja seria livre quando Cristo viesse e que o servo o jugo da lei seria então removido. Mas esse tipo de refinamento não posso aprovar; pois não creio que essa noção tenha entrado na mente do Profeta. Não tenho dúvida, mas que a referência aqui é ao reino de Davi, como se o Profeta tivesse dito, que o estado da Igreja não seria menos próspero e feliz sob Cristo do que antigamente sob Davi. Alguém deveria objetar e dizer que o reino de Cristo é muito mais feliz do que o de Davi: concedo isto; mas os profetas sempre comparam o reino de Cristo com o reino de Davi e ficaram contentes com esse modo de ensinar, pois excedia a esperança do povo; pois os judeus pensavam que não era credível que eles pudessem alcançar seu antigo renome. Quando, portanto, ele diz aqui, que os filhos de Judá seriam como no começo, não há dúvida comigo, mas ele tinha uma consideração a essa promessa, que declara que a semente de Davi estaria para sempre em seu trono , enquanto o sol e a lua brilharem nos céus. ( Salmos 89:37 )

O significado é que, embora o reino, através de uma terrível ruína se extinga, juntamente com toda a sua dignidade, os judeus ainda recuperariam, através de Cristo, o que haviam perdido por causa de seus pecados, ingratidão e perversidade.

Depois ele acrescenta: Sua semente será estabelecida diante de mim e eu visitarei todos os seus opressores. Aqui, novamente, Deus confirma a promessa relativa à perpetuidade de sua Igreja. Ele, portanto, diz que a assembléia do povo seria estabelecida diante dele, (16) pelas quais ele pede aos judeus que olhem para cima, pois no mundo nada se encontrava senão desespero. Deus então chama a atenção dos judeus para si mesmo, quando diz que a Igreja seria estabelecida diante de seu rosto. E como o poder dos inimigos era tão grande, que os fiéis podiam objetar com justiça e dizer que todas as avenidas estavam fechadas contra o favor de Deus, acrescenta, que Deus, por outro lado, tinha poder suficiente para destruir e reduzir a nada todo o seu poder. inimigos; e ele menciona tudo, porque a monarquia caldeu foi amplamente estendida e consistia em muitas nações; e não havia parte que não fosse mais hostil aos judeus. Como, então, os miseráveis ??exilados viram que não apenas os caldeus eram inimigos deles, mas também de outras nações, de modo que eram odiados quase pelo mundo inteiro; Deus aqui vem em seu auxílio e declara que ele tinha poder suficiente para destruir todos os seus inimigos.

Uma doutrina útil pode, portanto, ser deduzida: A Igreja era de tal maneira perpétua que sua condição ainda era variável; pois muitas vezes parecia bom para Deus interromper o curso de seu favor antes da vinda de Cristo. O que aconteceu então, pode acomodar ao nosso tempo. Como, então, o Profeta diz aqui, que os filhos da Igreja seriam como no início, não precisamos nos perguntar quando acontece que a Igreja seja dispersa a qualquer momento, como de fato ocorreu no papado. Pois a Igreja não estava apenas morta, mas também enterrada, e não era apenas como uma carcaça podre, mas como o pó que havia desaparecido por completo; pois que remanescentes poderiam ter sido encontrados cinquenta anos atrás? Vemos, portanto, que o que aconteceu sob a lei também ocorreu sob o reino de Cristo; pois a Igreja às vezes foi assolada por problemas e foi escondida sem nenhuma glória ou beleza. Mas, enquanto isso, abraçamos essa promessa de que os filhos dos piedosos serão como antigamente; pois, como o reino de Cristo nos tempos antigos floresceu, devemos ter certeza de que Deus tem poder suficiente para restaurar a glória da Igreja, para que o reino de Cristo possa ressurgir novamente e todas as bênçãos de Deus brilhem nele. Porém, como muitos inimigos cercam a Igreja em todo o campo, e o Diabo sempre excita em todo lugar comoções e perturbações, deixe-nos saber que há outra cláusula adicionada, mesmo que Deus seja o defensor de seu povo; para que, por mais que o mundo inteiro tente pisar a seu favor, ele ainda não os permitirá realizar sua fúria; pois ele tem o poder não apenas de reprimir seus assaltos, mas também de destruí-los e destruir sua memória; pois é isso que está implícito na palavra visitar. Em seguida, segue –

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos.

oprimir. Utilizado pela primeira vez pelo próprio Deus ( Êxodo 3: 9 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *