Estudo de Jeremias 30:9 – Comentado e Explicado

mas servirão o Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei, que eu lhes suscitarei.
Jeremias 30:9

Comentário de Albert Barnes

Davi, seu rei – Ver Jeremias 23: 5-6 ; isto é, Messias.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 30: 9 . Eles servirão ao Senhor – e a Davi neste lugar, em Ezequiel 34: 23-24 e em Oséias 3: 5 . Davi significa o Messias. O Targum usa a palavra Messias nesta mesma passagem, em vez de Davi; e o Talmud, Sanhed. 11: seita. 36 prova de Ezequiel que Davi é o nome do Messias; que Kimchi também afirma. Os profetas acima citados viveram muito depois de Davi; e ainda assim eles profetizam sobre um futuro rei, que é de fato o Messias no julgamento de todos os judeus notáveis, mas chamado pelo nome de Davi, porque representado em e por Davi: pois o nome de Davi não foi comunicado ao Messias como sendo filho de Davi, pois Salomão, ou outro membro da linhagem de Davi, também seria chamado por seu nome; mas, nenhum de seus filhos sendo chamado assim, exceto o Messias, pode-se concluir que o nome não lhe era apropriado, em relação à sua descendência de Davi, mas por ser tipificado em Davi; e assim, como é habitual, para tornar a semelhança mais clara entre o tipo e o tipo ante, o Messias é descrito sob o nome da pessoa que o representa; como Davi, por outro lado, é chamado de Filho de Deus, o primogênito, por suportar a pessoa do Messias, que realmente era assim chamada. Quando o Messias, portanto, é chamado Davi, e filho de Jessé, é porque ele foi tipificado em Davi: quando ele é mencionado como filho de Davi, ou sob o nome e a descrição de Salomão, é por presunção. que Cristo foi significado no filho de Davi, tão solenemente prometido a ele por Natã. Da mesma forma, podemos observar que pessoas que se assemelham a outras em qualidades, ofícios ou ações, são descritas nos profetas pelo nome daqueles a quem se assemelham. O Messias promete vir, com o nome de Davi; e ainda assim nenhum judeu esperava que Davi voltasse à terra corporalmente, ou que o Messias fosse a pessoa de Davi. Zadoque, o sumo sacerdote e seus filhos no tempo de Davi, 1 Crônicas 6:31 ; 1 Crônicas 6:49 são registradas pelo nome de Arão e seus filhos, porque tiveram sucesso no escritório de Arão e desempenharam as funções do sumo sacerdócio. Não, o próprio Elias é chamado Finéias pelos judeus, porque ambos se assemelhavam em seu zelo. Veja Defesa do Bispo Chandler. Não podemos ter um exemplo mais forte da falácia do julgamento humano, do que um homem do conhecimento e discernimento de Grotius deveria sentar para mostrar que Zorobabel é o significado de Davi neste lugar.

Comentário de Adam Clarke

Mas eles servirão ao Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei – Isso deve se referir aos tempos do Messias e, portanto, o caldeu tem: “Eles obedecerão ao Senhor, seu Deus,” eles obedecerão ao Messias, o Filho de Davi. ” Esta é uma versão muito notável; e mostra que era uma versão, não de acordo com a carta, mas de acordo com sua doutrina e expectativa. Davi já estava morto há muito tempo; e nenhum de seus descendentes jamais reinou sobre eles após o cativeiro babilônico, nem desde então têm sido uma nação real. Zorobabel, sob os persas e asmonianos, não pode ser exceção a isso. Eles não são nação desde então; eles não são nação agora; e é somente nos últimos dias que eles podem esperar ser uma nação, e essa deve ser uma nação cristã.

Cristo é prometido sob o nome de seu progenitor, David, Isaías 55: 3 , Isaías 55: 4 ; Ezequiel 34:23 , Ezequiel 34:24 ; Ezequiel 37:24 , Ezequiel 37:25 ; Oséias 3: 5 .

Comentário de John Calvin

A promessa anterior teria sido defeituosa se essa cláusula não tivesse sido adicionada; pois não seria suficiente que os homens vivessem como quisessem e que a liberdade lhes prometesse, a menos que uma ordem regular fosse estabelecida. Seria, de fato, melhor sermos animais selvagens e vagar pelas florestas do que viver sem governo e leis; pois sabemos quão furiosas são as paixões dos homens. A menos que, portanto, haja alguma restrição, a condição dos animais selvagens seria melhor e mais desejável que a nossa. A liberdade, então, acabaria por arruiná-la, se não fosse impedida e conectada ao governo regular. Portanto, eu disse que esse versículo foi acrescentado, para que os judeus soubessem que Deus cuidava do bem-estar deles; pois ele promete que nada lhes falta. É então uma felicidade verdadeira e real, quando não apenas a liberdade é concedida a nós, mas também quando Deus nos prescreve uma certa regra e estabelece uma boa ordem, para que não haja confusão. Portanto, Jeremias, depois de ter prometido um retorno ao povo em seu próprio país, e prometido também que o jugo seria arrancado do pescoço deles, acrescenta que, depois de servir a estranhos, eles estariam agora sob o governo de Deus e de seus pais. próprio rei. Agora, essa sujeição é melhor do que todos os poderes dominantes do mundo; isto é, quando Deus tem o prazer de nos governar, cuida da nossa segurança e exerce o cargo de governador.

Vemos, portanto, que o objetivo do Profeta era confortar os fiéis, não apenas com a promessa de liberdade, mas também com esse acréscimo, para que, para que nada estivesse querendo sua completa felicidade, o próprio Deus os dominaria. Servem, pois, a seu Deus. A palavra rei é adicionada, porque Deus designou que seu povo fosse governado por um rei, não que o rei se sentasse no lugar de Deus, mas acrescentado como seu ministro. Agora isso foi dito muito tempo após a morte de Davi; pois Davi estava morto muitos anos antes do nascimento de Jeremias; nem voltou a viver para poder governar o povo; mas o nome de Davi deve ser usado aqui para qualquer um que possa sucedê-lo.

Agora, como Deus fez uma aliança com Davi e prometeu que sempre haveria uma de sua posteridade sentada no trono; portanto, o Profeta aqui, ao mencionar Davi, se refere a todos os reis até Cristo: e ainda assim ninguém depois esse tempo o sucedeu, pois o reino foi abolido antes da morte de Jeremias; e quando o povo retornou ao seu país, não havia poder real, pois Zorobabel obteve apenas uma dignidade precária e, aos poucos, a descendência real desapareceu; e embora houvesse setenta escolhidos da semente de Davi, ainda não havia cetro, nem coroa, nem trono. Portanto, é necessário aplicar essa profecia a Cristo; porque a coroa foi quebrada e pisada pelos pés, como diz Ezequiel, até que o rei legítimo veio. Ele sugeriu que não havia rei por muito tempo, quando disse:

“Derrube, derrube, derrube a coroa.”
( Ezequiel 21:27 )

Ele, portanto, ordenou que o nome de um rei fosse abolido, juntamente com todos os seus símbolos, e isso não por um curto período de tempo, mas por eras, mesmo até que ele aparecesse com direito à coroa ou ao diadema real. Vemos, portanto, que essa passagem não pode ser explicada de outra maneira senão com referência a Cristo, e que ele é chamado Davi, como os judeus sempre costumavam chamá-lo antes que Cristo aparecesse no mundo; pois eles chamaram o Messias, a quem esperavam, o Filho de Davi. Agora entendemos o significado do Profeta.

Mas podemos, portanto, reunir uma doutrina muito útil, mesmo esta: que nada é melhor para nós do que estar sujeito a Deus; pois nossa liberdade se tornaria a dos animais selvagens, se Deus nos permitisse viver de acordo com nosso próprio humor e inclinações. A liberdade, então, sempre será destrutiva para nós, até que Deus tome conta de nós e nos prepare e forme, para que possamos suportar o seu jugo. Portanto, quando obedecemos a Deus, possuímos felicidade verdadeira e real. Quando, portanto, oramos, aprendemos a não separar essas duas coisas que devem necessariamente ser unidas, mesmo que Deus nos livre da tirania dos ímpios, e também que ele próprio governará sobre nós. E essa doutrina é adequada ao nosso tempo: pois se Deus agora apenas quebrasse a tirania do Papa e libertasse seu próprio povo, e permitisse que eles vagassem aqui e ali, de modo a permitir que cada um seguisse sua própria vontade como sua lei, quão terrível seria a confusão! É melhor que o diabo governe os homens sob qualquer tipo de governo, do que eles sejam libertados sem nenhuma lei, sem qualquer restrição. Nosso tempo, de fato, prova suficientemente, que essas duas coisas não foram, sem razão, unidas; isto é, que Deus se tornaria o libertador do seu povo, de modo a sacudir o jugo da escravidão miserável e a romper suas correntes, e também que ele seria um rei para governar o seu povo.

Mas também devemos observar cuidadosamente o que se segue – que Deus não governaria sua Igreja senão por um rei. Ele planejou dar um exemplo, ou um prelúdio, disso mesmo sob a Lei, quando escolheu Davi e sua posteridade. Mas para nós pertence especialmente esta promessa; pois os judeus, por sua ingratidão, não provaram o fruto dessa promessa: Deus os privou deste benefício inestimável, que eles poderiam, com justiça e com certeza, esperar. Como o favor que eles perderam agora foi transferido para nós, o que Jeremias ensina aqui, como eu disse, nos pertence apropriadamente; isto é, que Deus não é nosso rei, a não ser que obedeçamos a Cristo, a quem ele colocou sobre nós, e por quem ele deseja que sejamos governados. Todo aquele que, então, se vangloria de suportar de bom grado o jugo de Deus e, ao mesmo tempo, rejeita o jugo de Cristo, é condenado por essa mesma profecia; pois não é vontade de Deus governar de maneira desinteressante, por assim dizer, sua Igreja; mas sua vontade é que Cristo, chamado aqui Davi, seja rei; a menos que, de fato, acusemos Jeremias de declarar uma mentira, devemos aplicar a palavra Davi à pessoa de Cristo. Sendo assim, Deus não governará de outra maneira sobre nós do que por Cristo, até o fim do mundo; devemos obedecê-lo e prestar-lhe serviço.

Ele acrescenta: A quem eu levantarei Também foi o ofício e a obra de Deus levantar Cristo, de acordo com o que é dito no segundo Salmo,

“Ungi meu rei.”

Sempre devemos chegar à fonte da misericórdia de Deus, se quisermos desfrutar das bênçãos de Cristo, de acordo com o que é dito:

“Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito.”

De fato, encontraremos em Cristo o que for necessário para nossa salvação; mas de onde temos Cristo, senão da infinita bondade de Deus? Quando ele teve pena de nós, ele planejou nos salvar por seu único Filho. A salvação é então estabelecida para nós em Cristo, e não deve ser buscada em nenhum outro lugar: mas devemos sempre lembrar que essa salvação flui da misericórdia de Deus, para que Cristo seja visto como testemunho e penhor de O favor paterno de Deus para conosco. Esta é a razão pela qual o Profeta expressamente acrescenta que Deus levantaria um rei para governar sobre seu povo. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Davi, seu rei. Isso ainda é futuro. ) for seven years (484-477). See App-77. Compare Ezequiel, contemporâneo de Jeremias ( Ezequiel 34:23 , Ezequiel 34:24 ; Ezequiel 37:24 , Ezequiel 37:25 . Isaías 55: 3. Oséias 3: 5 ) por sete anos (484-477). 77

Comentário de John Wesley

Mas eles servirão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei, a quem eu lhes levantarei.

Mas – Ou isso deve ser entendido do reino de Cristo, sob o qual os judeus que o receberam foram libertados espiritualmente: ou ainda há um tempo vindouro em que esse antigo povo de Deus será restaurado para uma liberdade civil mais distante do que eles desfrutam desde o cativeiro da Babilônia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *