Estudo de Jeremias 32:32 – Comentado e Explicado

por causa de todo o mal cometido pelos israelitas e judeus para irritar-me, bem como os seus reis, príncipes e sacerdotes e todos os de Judá e Jerusalém.
Jeremias 32:32

Comentário de John Calvin

Este versículo está relacionado com o último: Deus reclamou que a cidade tinha um caráter tão perverso que parecia ter sido fundada e construída com o objetivo de buscar sua própria ruína por seus pecados. Ele confirma essa declaração, acrescentando: Por toda a maldade dos filhos de Israel e dos filhos de Judá. Por toda a maldade ou maldade, ele quis dizer o que disse antes, que eles estavam praticando apenas o mal, pois haviam ofendido não apenas uma coisa, mas haviam se abandonado à impiedade, de modo que não havia nada puro ou honesto entre eles; pois se entregaram à impiedade, de modo que não omitiram nada que fosse calculado para provocar Deus. Um borrão universal é estendido a todas as partes da vida, como se ele dissesse, que estavam imbuídas de tanta maldade, que nenhuma parte sonora permaneceu nelas. É possível que o corpo do homem trabalhe sob uma ou duas doenças, embora possa haver solidez em alguns dos membros; mas o Profeta quer dizer aqui que os israelitas se tornaram tão corruptos, como é dito nos Salmos 14: 1 , que nada permaneceu inteiro entre eles.

Agora Deus condena aqui todas as fileiras de homens: em primeiro lugar, ele diz que os reis haviam pecado; pois eles não apenas abandonaram a verdadeira adoração a Deus, mas se tornaram a causa da deserção ou apostasia para os outros. Aos reis, ele acrescenta príncipes ou conselheiros, e depois sacerdotes e profetas. E, sem dúvida, os reis com seus conselheiros deveriam ter sido um olho, os sacerdotes e os profetas o outro; pois os dois olhos de um governo verdadeiro e legítimo são os juízes e os pastores da Igreja. Mas o Profeta diz que os reis e seus conselheiros haviam sido ímpios, e então que os sacerdotes e os profetas estavam envolvidos em crimes semelhantes. E foi realmente algo monstruoso ver tanta cegueira e loucura naqueles sacerdotes que Deus, por direito hereditário, estabeleceu sobre a Igreja como intérpretes da Lei, de acordo com o que é dito:

“Os lábios do sacerdote devem manter o conhecimento e devem buscar a Lei em sua boca, pois ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.” ( Malaquias 2: 7 )

E quando os sacerdotes falharam em seus ofícios, por ignorância ou preguiça, Deus levantou profetas em seu lugar, e seu objetivo era impedir com essa ajuda a ruína de sua Igreja. Mas Jeremias diz que os profetas se tornaram como os sacerdotes.

Essa passagem merece ser cuidadosamente observada; pois vemos como muitos se alegram quando a Igreja é perturbada por discórdias; pois pensam que são assim dispensados, quando deixam de lado todo cuidado e toda preocupação pela religião; e muitos se entregam a esse tipo de indiferença. Mas se os fiéis haviam sido tão descuidados naquela época, a religião não deveria ter desaparecido mil vezes, tendo sido totalmente extinta e apagada de seus corações? Vamos então aprender que, embora os falsos profetas possam se erguer e obscurecer a pura doutrina por suas falácias, e que os sacrificadores se tornem apóstatas e levantem, por assim dizer, uma bandeira para demolir toda a Igreja – ainda assim, aprendamos a ser firmes. ; pois nossa fé não deveria ser abalada, embora o mundo inteiro estivesse confuso, mais ainda que Satanás misturasse o céu e a terra. Em suma, é a verdadeira prova de nossa fé, quando permanecemos firmemente na verdade de Deus no momento em que Satanás tenta, acima de tudo, colocar tudo em confusão. Pois Jeremias não fala aqui dos egípcios ou assírios, mas do povo escolhido, os filhos de Abraão, a sagrada herança de Deus; e, no entanto, ele diz que os sacerdotes e profetas haviam se tornado líderes do povo em seus cursos pecaminosos, de modo que abandonavam a verdadeira adoração a Deus, perverteram a Lei e, em resumo, se afastaram da religião.

Depois, acrescenta, e aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém, ele não fala dos israelitas, que há muito haviam se poluído, e haviam se abandonado a superstições ímpias, pois se tornaram, por assim dizer, estrangeiros para o povo de Deus; mas ele cita apenas os judeus, que permaneceram vivos, para que a Igreja de Deus possa continuar no mundo. Ele prossegue gradualmente, pois menciona os habitantes de Jerusalém em último lugar. De fato, era menos para ser suportado que aqueles que tinham o Templo diante deles, que eram constantemente lembrados da verdadeira adoração de Deus, fossem apóstatas, do que se habitassem em aldeias; para aqueles que moravam no país e costumavam ir ao templo três vezes por ano, aparentemente tinham alguma desculpa. Mas como os cidadãos de Jerusalém desfrutavam de tantos meios religiosos, como a Lei de Deus soava continuamente em seus ouvidos, como os sacrifícios eram como trombetas pelas quais foram convocados para servir e temer a Deus, foi, como dissemos, um grande agravamento à sua culpa. Por isso, o Profeta, para maior reprovação, une-os aos homens de Judá .

Comentário de E.W. Bullinger

homens. Hebraico. “ish. App-14.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *