Estudo de Jeremias 32:42 – Comentado e Explicado

Porquanto diz o Senhor: assim como lancei sobre este povo tão imensa calamidade, também sobre ele farei recair todo o bem que lhe prometo.
Jeremias 32:42

Comentário de Adam Clarke

Trarei sobre eles todo o bem que prometi – a palavra de Deus não pode falhar. Os judeus ainda não receberam o bem que Deus prometeu. Nada como o cumprimento dessas promessas ocorreu após o retorno da Babilônia; portanto, resta ainda um descanso para esse povo antigo de Deus; e é sob a dispensação cristã que eles devem tê-lo.

Comentário de John Calvin

Deus mostra aqui novamente a seu Profeta que o exílio seria temporário quanto ao remanescente; pois sabemos que a maior parte do povo havia sido totalmente rejeitada; mas agradou ao Senhor que sua Igreja sobrevivesse, embora em número muito pequeno. Então essa promessa não deve ser estendida indiscriminadamente a todas as doze tribos, mas se refere especialmente aos eleitos, como o evento provou suficientemente, e Paulo também é um intérprete mais fiel dessa verdade. E isso deve ser cuidadosamente lembrado, porque os hipócritas sempre roubam para si tudo o que Deus promete ao seu povo fiel, enquanto eles fingem falsamente o seu nome. Vamos então entender o desígnio de Deus, mesmo que seu propósito fosse apoiar com forte confiança os escolhidos, para que o desespero não fechasse a avenida da oração. Visto que, então, restava uma parte do povo, para que a Igreja não fosse totalmente cortada, essa promessa foi cumprida; e como nunca podemos abraçar a promessa de misericórdia, exceto se o arrependimento e o reconhecimento do pecado precedem, as duas coisas são aqui referidas pelo Profeta.

Ele diz que Deus fez vir, ou trouxe, uma terrível calamidade; e segue-se que ele traria sobre eles todo o bem que havia prometido. Por essas palavras, Deus sugere que o que ele havia prometido anteriormente não seria difícil para ele realizar, porque ele poderia curar a ferida que infligira. Se os caldeus, como já havia sido dito em outro lugar, tivessem tomado a cidade de acordo com sua própria vontade, o remédio poderia ter sido difícil; mas como Deus havia empregado os caldeus, e como eles haviam lutado, por assim dizer, sob sua bandeira, era fácil para ele restaurar a cidade e recordar do exílio aqueles a quem sua justa vingança havia banido.

Devemos notar especialmente o que é dito; darei a eles todo o bem que lhes falei. Pois Deus mostra em que apoio os fiéis deveriam confiar na esperança de sua libertação; ele pede que eles dependam de sua própria boca; pois tudo o que os homens podem prometer é evanescente e sem frutos. Se, então, tivermos nossa esperança de ser firmemente fixados, para que isso não nos desaponte, aprendamos a confiar nas promessas de Deus, para que nenhum de nós possa presunçosamente sonhar com isso ou aquilo, como muitas vezes enganamos. nós mesmos; mas vamos concordar com a palavra de Deus. Mas quando a evidência da graça de Deus nos falha, podemos recorrer a muitas confidências, mas será sem lucro. Agora percebemos por que o Profeta expressamente acrescentou esse particular, respeitando a palavra de Deus. Segue-se, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *