Estudo de Jeremias 33:11 – Comentado e Explicado

gritos de alegria, cânticos de júbilo, a voz do esposo e da esposa, aclamações daqueles que cantarão: louvai o Senhor dos exércitos, pois que ele é bom e eterna a sua misericórdia, ao apresentarem no templo seus sacrifícios de ação de graças, pois que restituirei a terra tal qual era outrora – oráculo do Senhor.
Jeremias 33:11

Comentário de Albert Barnes

Louvado seja o Senhor … – A fórmula habitual de ação de graças em muitos dos Salmos posteriores, e de sua ocorrência em 2 Crônicas 5:13 ; 2 Crônicas 7: 3 , 2 Crônicas 7: 6 e provavelmente uma parte regular do serviço litúrgico do templo.

Dirá … trará o sacrifício de louvor – Ou, digamos … como eles trazem louvor, isto é, uma oferta de agradecimento (veja a referência marginal) na casa do Senhor

No primeiro – Antes do cativeiro, e quando ainda não poluído pelos pecados que trouxeram sobre ele um castigo tão pesado.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33:11 . Louvado seja o Senhor, etc. – Ao se referir a Esdras 3:11, você verá que os judeus, ao voltarem do cativeiro, fizeram uso desse hino.

Comentário de Adam Clarke

A voz daqueles que dirão: Louvado seja o Senhor dos Exércitos – Ou seja, a voz dos levitas no serviço sagrado: insinuando que o templo deve ser reconstruído e o serviço público restaurado.

Comentário de John Calvin

Ouvida então será a voz da alegria e a voz da alegria; a voz do noivo e a voz da noiva; isto é, os casamentos serão novamente celebrados. E esse modo de falar ocorre frequentemente nos Profetas quando se referem à condição alegre da cidade e do povo; pois nas épocas de luto, ninguém pensa em se casar com uma esposa, de modo que as festas de casamento cessam, assim como todos os festivais. Então, o Profeta mostra brevemente que Deus poria um fim às calamidades do povo e lhes daria razões para se regozijar depois que ele por um tempo puniu seus pecados.

Mas ele também mostra de que tipo seria sua alegria: A voz dos que dirão: Louvai ao Senhor dos exércitos. Aqui ele distingue entre os fiéis e os ímpios, pois a alegria é comum a ambos, quando a prosperidade lhes acontece; pois os filhos de Deus podem se alegrar quando o Senhor se mostra a eles como um Pai abundante. Mas os profanos exultam com alegria intemperada, e ao mesmo tempo não fazem menção a Deus, pois vivem apenas das coisas presentes; mas os fiéis levantam seus pensamentos para Deus, e nunca se alegram sem ação de graças. Assim, eles consagram e santificam sua alegria, quando os ímpios, poluindo as bênçãos de Deus, também contaminam sua alegria. Devemos, então, prestar atenção especial a essa diferença que o Profeta aqui sugere, entre alegria piedosa e profana; pois as crianças deste mundo realmente exultam, mas, como dissemos, imoderadamente em sua alegria; e são ingratos a Deus, e nunca refletem devidamente sobre sua bondade; não, eles desviam os olhos e os pensamentos de Deus; mas os fiéis sempre respeitam a Deus sempre que obtém sucesso com eles, pois sabem que tudo flui para eles somente da bondade de Deus.

Por isso, ele diz: Ouvida será a voz daqueles que dirão: Louvai a Jeová, porque ele é bom, etc. O Profeta aqui faz alusão à prática costumeira de cantar, mencionada na história sagrada. Pois sabemos que, quando o templo era dedicado, os louvores a Deus eram celebrados e os levitas sempre cantavam, porque sua misericórdia é para sempre. Eles primeiro exortaram outros a louvar a Deus, e a cada frase essa repetição era adicionada: “por sua misericórdia. é para sempre.” O que anteriormente era de uso comum ao qual o Profeta se refere: Ouvido então será aquele cântico habitual, Louvai a Jeová, porque sua misericórdia é para sempre

Ele então acrescenta: Daqueles que trarão louvor à casa do Senhor; pois restaurarei o cativeiro da terra que Ele menciona sacrifícios, pelo serviço, de acordo com a Lei, exigido, que estes sejam acrescentados como evidência de gratidão. Deus realmente não tinha necessidade de vetires, nem se deleitava com exibições externas; mas esses exercícios de religião eram necessários para um povo rude e ainda aprendendo os elementos da verdade. O Profeta então fala aqui com referência a um tempo específico, quando ele conecta sacrifícios com louvores e ações de graças, ele ainda mostra para que fim Deus exigia que sacrifícios fossem oferecidos a ele, para que os judeus não pensassem que Deus foi pacificado quando um bezerro foi morto. Ele então mostra que tudo isso lhes foi prescrito e ordenou para esse fim – que eles se mostrassem agradecidos.

Esse modo de falar metonímico deve então ser cuidadosamente observado; pois, portanto, concluímos que os sacrifícios de si mesmos não tiveram nenhum momento, mas eram apenas aceitáveis ??e de bom odor a Deus por esse motivo – porque eram evidências de gratidão.

Ele então acrescenta: À casa de Jeová Agora, isso também deve ser notado em último lugar – que não é suficiente que alguém seja grato a Deus, mas que também é necessária uma ação de graças pública, para que possamos estimular mutuamente um outro. E também sabemos que a confissão não deve ser separada da fé; assim como a fé tem seu lugar no coração, também a confissão externa procede dela; e, portanto, não pode ser senão que o sentimento interior deva sair da alma e que a língua esteja conectada ao coração. Daí resulta que todos aqueles que são culpados de falsidade dizem que têm fé interior, mas que são ao mesmo tempo mudos e, na medida do possível, enterram indignamente os benefícios de Deus. E, como eu disse, esse zelo é exigido a todos os piedosos, para que eles possam estimular um ao outro a louvar a Deus; pois foi para esse fim e por esse motivo que é feita menção expressa ao Templo; isto é, para que os fiéis possam entender, que Deus deve ser adorado, não apenas em particular e a portas fechadas, mas que também deve ser feita uma profissão pública, para que juntos, em comum acordo, celebrem e reconheçam seus benefícios e bênçãos. .

Comentário de E.W. Bullinger

A voz da alegria, etc. Compare Jeremias 7:34 ; Jeremias 16: 9 ; Jeremias 25:10 .

o SENHOR dos Exércitos = Jeová (com ” eth) Zebaote. Veja nota em Jeremias 6: 6 e 1 Samuel 1: 3 .

misericórdia = benignidade ou graça. Não é a mesma palavra que em Jeremias 33:26 .

para sempre = respeitadores da idade. Portanto, a realização ainda é futura.

aqueles que trarão. Implicando uma ordem estabelecida de adoração.

sacrifício de louvor = oferta de agradecimento ou confissão (de louvor).

como no primeiro. Observe a estrutura, p. 1064

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *