Estudo de Jeremias 33:17 – Comentado e Explicado

Porque diz o Senhor: Não faltará jamais a Davi um sucessor para ocupar o trono da Casa de Israel.
Jeremias 33:17

Comentário de Albert Barnes

Lidos literalmente, esses versículos prometem a restauração permanente do trono davídico e (do sacerdócio levítico. De fato, Zedequias foi o último rei da linhagem de Davi, e o sacerdócio levítico já passou há muito tempo. Ambas as mudanças mudam o próprio Jeremias. predisse Jeremias 22:30; Jeremias 3:16. De que maneira, então, essa aparente contradição (compare Isaías 66: 20-23; Ezequiel 4048 ) deve ser explicada? A solução é provavelmente a seguinte: Era necessário que a Bíblia fosse inteligível para as pessoas no momento em que foi escrita, e em certo grau para o escritor.A realeza davídica e o sacerdócio levítico eram símbolos que representavam para o judeu tudo o que era mais querido por seu coração no estado das coisas. sob a qual ele viveu. A restauração deles foi a restauração de sua vida nacional e espiritual. Nem foi restaurado a ponto de existir permanentemente. Mas isso foi dado em vez disso, dos quais ambos eram tipos, a Igreja, cuja cabeça é o verdadeiro profeta, sacerdote e Parente g.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33:17 . Davi nunca desejará que um homem se sente no trono, etc. – Ou melhor, não haverá falha na linhagem de Davi de alguém sentado, etc. Desde o cativeiro babilônico até a vinda de Cristo, Davi ficou sem um sucessor de sua família sentado no trono de Judá ou Israel, em qualquer sentido. E desde a destruição de Jerusalém até os dias atuais, os judeus não tinham rei nem sacerdócio regular pertencentes à sua nação. Portanto, até agora houve um fracasso e uma interrupção tanto na linhagem real de Davi como na linha sacerdotal de Levi. Uma prova clara de que a profecia alude não a um tempo que já passou, mas respeita o que está por vir. É verdade que, em sentido espiritual, o reino de Cristo, filho de Davi, foi estabelecido há algum tempo sobre aqueles a quem o apóstolo chama de Israel de Deus, Gálatas 6:16, e os filhos de Abraão, Gálatas 3: 7 significando assim todos os verdadeiros crentes, sejam judeus ou gentios. E também é verdade que na igreja de Cristo houve uma sucessão constante e ininterrupta de pessoas para desempenhar os ofícios públicos de religião na sala dos sacerdotes levitas, embora não retirados. E a perpetuidade deste reino e deste ministério é, eu sei, na opinião de muitos expositores instruídos, encarada como uma conclusão completa e autêntica da intenção desta profecia. Isso, no entanto, parece estar espiritualizando demais, quando o caso admite uma interpretação mais direta e literal. Os dias, é evidente, ainda não chegaram, embora certamente virão, para o cumprimento da boa promessa de Deus referente à restauração da casa de Israel e da casa de Judá sob Cristo, SUA JUSTIÇA. Admitindo isso, e que todas as famílias de Israel serão novamente restabelecidas em suas próprias posses, que improbabilidade existe, para que as duas famílias de David e Levi possam realmente reverter também seus antigos privilégios, sujeitas apenas à autoridade suprema de o Messias, e continuar a apreciá-los, como aqui é expressamente declarado, em sucessão ininterrupta até o fim do mundo?

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33: 17-18 . Pois assim diz o Senhor: Davi nunca quererá um homem, etc. – É muito evidente que as profecias nesses versículos não foram cumpridas nos judeus após o cativeiro babilônico; pois, desde aquele tempo até a vinda de Cristo, Davi ficou sem um sucessor de sua família sentado no trono de Judá ou Israel. Nem foram cumpridos neles, pois, desde a destruição de Jerusalém pelos romanos até os dias atuais, eles não tinham um rei nem um sacerdócio regular pertencentes à sua nação. Portanto, não há dúvida de que Jeremias aqui prediz o reino do Messias, e o sacerdócio, ou ministério, a ser estabelecido por ele, pelo qual uma oblação pura e espiritual deve ser oferecida em todos os lugares em que uma igreja deve ser formada. ele (veja Malaquias 1:11 ) e não em Jerusalém e somente na Judéia. “Como o sacerdócio judeu, na família de Arão, é extinto e não é exercido em Jerusalém nem em nenhum outro lugar há dezessete séculos, segue-se”, diz Calmet, “que essas promessas podem respeitar apenas o sacerdócio eterno de Jesus. Cristo, exercido por si mesmo e por seus ministros, na Igreja Cristã desde o princípio, e que continuará até o fim dos tempos. ” Tampouco é incomum que Deus no Antigo Testamento expresse promessas relacionadas ao evangelho e que sejam cumpridas por termos próprios do Antigo Testamento. Veja Isaías 19:19 ; Isaías 56: 7 ; Isaías 66:23 . E como os profetas frequentemente descrevem o culto cristão por representações retiradas do serviço do templo, os apóstolos provam os direitos e privilégios pertencentes aos ministros do evangelho das prerrogativas dadas ao sacerdócio judaico. Veja Romanos 15:16 ; 1 Coríntios 9: 13-14 .

Comentário de John Calvin

O Profeta havia falado da restauração da Igreja; agora ele confirma a mesma verdade, pois promete que o reino e o sacerdócio seriam perpétuos. A segurança do povo, como é sabido, foi garantida por essas duas coisas; pois sem um rei eram como um corpo imperfeito ou mutilado, e sem um sacerdócio não havia nada além de ruína; pois o sacerdote era, por assim dizer, o mediador entre Deus e o povo, e o rei representava Deus. Agora, então, percebemos o objetivo do Profeta, por que ele fala expressamente aqui do reino e do sacerdócio, pois o povo não poderia, de outra forma, ter nenhum fundamento para sustentar. Ele, portanto, declara que a condição do povo seria segura, porque sempre haveria parte da posteridade de Davi, que conseguiria governá-los, e sempre haveria parte da posteridade de Levi, para oferecer sacrifícios.

Mas essa passagem deve ser cuidadosamente observada, pois, portanto, concluímos que, embora todas as outras coisas tenham sido dadas a nós de acordo com nossos desejos, ainda deveríamos estar sempre infelizes, exceto se tivéssemos Cristo como cabeça, para desempenhar o ofício de rei. e de um padre. Esta é, portanto, a única verdadeira felicidade da Igreja, mesmo estando sujeita a Cristo, para que ele possa exercer em relação a nós os dois ofícios descritos aqui. Por isso, também concluímos que essas são as duas marcas de uma Igreja verdadeira, pela qual ela deve ser distinguida de todos os conventículos, que professam falsamente o nome de Deus e se gabam de ser igrejas. Pois onde o reino e o sacerdócio de Cristo são encontrados, sem dúvida há a Igreja; mas onde Cristo não é possuído como rei e sacerdote, nada existe senão confusão, como no papado; pois, embora pretendam o nome de Cristo, ainda que não se submetam ao seu governo e leis, nem estejam satisfeitos com o seu sacerdócio, mas tenham concebido para si mesmos inúmeros patronos e advogados, é bastante evidente que, apesar do grande esplendor de o papado, não passa de uma abominação diante de Deus. Vamos, então, aprender a começar com o reino e o sacerdócio, quando falamos do estado e governo da Igreja.

Agora sabemos que em Davi foi prometido um reino espiritual, pois o que Davi era senão um tipo de Cristo? Como Deus então deu a Davi uma imagem viva de seu Filho unigênito, devemos passar do reino temporal ao eterno, do visível ao espiritual, do terreno ao celeste. O mesmo deve ser dito sobre o sacerdócio; pois nenhum mortal pode reconciliar Deus com os homens e fazer expiação pelos pecados; além disso, o sangue de touros e de bodes não podia acalmar a ira de Deus, nem incenso, nem aspersão de água, nem nada do que pertencia às leis cerimoniais; eles não podiam dar a esperança da salvação, de modo a aquietar as consciências trêmulas. Segue-se, então, que o sacerdócio era sombrio e que os levitas representavam Cristo até que ele viesse.

Mas o Profeta aqui fala de acordo com as circunstâncias de seu tempo, quando diz : Não será de Davi um homem que possa sentar-se no trono da casa de Israel; e então não será dos sacerdotes, dos levitas, do homem que pode acender holocaustos que queimam uma oferta, etc. (92) Por que ele não fala em geral de todo o povo? Por que ele não promete que as doze tribos seriam salvas? pois isso seria uma questão de maior momento. Mas, como dissemos, devemos entender esse princípio, que todo tipo de bênção é incluído aqui, para que os homens estejam sempre em um estado miserável, a menos que sejam governados por Cristo e o tenham como sacerdote.

Mas pode-se perguntar aqui, como essa profecia concorda com os fatos? pois desde o momento em que Jeremias prometeu tal estado de coisas, não houve sucessor para Davi. É verdade que Zorobabel era um líder entre o povo, mas ele não possuía título ou dignidade real. Não havia trono, nem coroa, nem cetro, desde o tempo em que o povo retornou do exílio babilônico; e, no entanto, Deus testificou pela boca de Jeremias que haveria aqueles da posteridade de Davi, que governariam o povo em contínua sucessão. Ele não fica dizendo que eles seriam chefes ou líderes, mas os adorna com um título real. Alguém, ele diz, permanecerá para ocupar o trono. Eu já disse que não houve trono. Mas devemos ter em mente o que Ezequiel diz, que uma interrupção quanto ao reino não é contrária a essa profecia, quanto à perpetuidade do reino ou à sucessão contínua ( Ezequiel 21:27 ), pois ele profetizou que a coroa seria derrubado, até que o legítimo sucessor de Davi veio. Portanto, era necessário que o diadema caísse e fosse jogado no chão, ou transformado, como o Profeta diz, até que Cristo fosse manifestado. Como, então, foi declarado, agora quando nosso Profeta fala de reis sucedendo a Davi, devemos entender o que ele diz como aquilo que deve permanecer verdadeiro, o que foi dito sobre o diadema derrubado. Deus, então, derrubou o diadema até o sucessor legítimo chegar. Ezequiel não apenas diz: “Lançai-o para baixo, convertido”, mas ele repete as palavras três vezes, sugerindo assim que a interrupção seria longa. Não havia, portanto, motivo de tropeço, quando não havia nenhum tipo de governo, nem dignidade, nem poder; pois era necessário esperar o rei, a quem o diadema, ou a coroa real, deveria ser restaurada.

Agora vemos agora como sempre houve aqueles da posteridade de Davi que ocuparam o trono; embora isso tenha sido oculto, pode ser recolhido de outros testemunhos proféticos. Para Amós, quando ele fala da vinda de Cristo, faz este anúncio,

“Chegará naquele momento aquele que reparará as ruínas do tabernáculo de Davi.” ( Amós 9:11 )

Era, portanto, necessário que o reino fosse demolido quando Cristo aparecesse. Sabemos ainda o que Isaías diz:

“Vamos sair um broto da raiz de Jessé.”
( Isaías 11: 1 )

Ele não nomeia David, mas uma pessoa particular, que se contentava com uma vida humilde, aposentada e rústica; pois um lavrador e um pastor, como é bem conhecido, era Jessé, pai de Davi. Em resumo, sempre que os Profetas declaram que o reino de Davi seria perpétuo, eles não prometem que haveria uma sucessão sem interrupção; mas isso deve ser referido à perpetuidade que finalmente se manifestou somente em Cristo. Dissemos em outro lugar, como o tempo do retorno deve estar relacionado à vinda de Cristo. Pois não é necessário nem oportuno introduzir um sentido anagógico, como costumam fazer os intérpretes, representando o retorno do povo como simbólico do que era mais elevado, mesmo da libertação que foi efetuada por Cristo; pois deveria ser considerado como o mesmo favor de Deus, ou seja, que ele trouxe de volta o seu povo do exílio, para que pudessem finalmente desfrutar de uma felicidade tranquila e sólida quando o reino de Davi fosse novamente estabelecido.

17. Pois assim diz o Senhor: Não quererá Davi homem, sentado no trono da casa de Israel;

18. E aos sacerdotes, os levitas, não quererão diante de mim um homem que queime holocausto, que perfure uma oblação e que sacrifique todos os dias.

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

homem. Hebraico. “ish . App-14.

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o SENHOR; Davi nunca desejará que um homem se sente no trono da casa de Israel;

Davi – isto é, aparentemente uma promessa relativa a Cristo, pois a linhagem de Davi havia falhado há muito tempo, se não tivesse sido continuada em Cristo, cujo reino é e será um reino eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *