Estudo de Jeremias 33:2 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor que criou {a terra}, que a modelou e consolidou e cujo nome é Javé:
Jeremias 33:2

Comentário de Albert Barnes

Ou: Assim diz o Senhor o que faz, o Senhor que o forma, para que o estabeleça: o nome é Javé. A palavra “isso” significa tudo o que o Senhor deseja.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33: 2 . O seu criador Quem fez a terra. Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33: 2 . Assim diz o Senhor, o seu criador – isto é, como muitos intérpretes a entendem, da cidade de Jerusalém, uma figura daquela igreja mencionada anteriormente: veja Jeremias 32:36 ; Jeremias 32:44 , comparado com os versos 4, 6 e 9 deste capítulo. Blaney, no entanto, apresenta a cláusula: Assim diz Jeová, o que faz a obra, Jeová, o criador, que também a dispõe, considerando o pronome como se referindo à coisa que Deus aqui diz que está prestes a fazer.

Comentário de Adam Clarke

Assim diz o Senhor, o Criador: os ? osah , o que faz. Ou seja, quem deve executar o que ele está prestes a prometer.

Assim traduzido por Dahler. –

Voices que fazem parte da Europa, como fazem isso . –

“Assim diz o Senhor, que faz o que disse”.

A palavra Jeová, não Senhor, deve ser usada em todos os lugares como este.

Comentário de John Calvin

Mas antes que Deus prometesse algo a respeito do retorno do povo, ele fortaleceu a mente do Profeta por um prefácio, e também encorajou e animou os piedosos a terem boa esperança. O prefácio é que Deus criou e formou Jerusalém. Portanto, não havia dúvida, mas ele finalmente a resgataria das mãos dos inimigos; não, que ele a levantaria mesmo do próprio inferno. Para provar isso, ele diz que é Jeová . Portanto, vemos por que o Profeta, antes de recitar a promessa, honrou a Deus com títulos magníficos. Mas é duvidoso que o passado ou o tempo presente sejam entendidos, quando se diz: Jeová , o criador, Jeová, o primeiro; pois qualquer um deles seria adequado – isto é, que Deus no princípio construiu Jerusalém e foi seu fundador, ou que ele havia decidido novamente criar e formar de novo. Se o tempo passado for levado, então o significado é que a cidade, que havia sido construída por Deus, não poderia perecer, porque sua vontade era que ela permanecesse perpetuamente. E o mesmo sentimento ocorre frequentemente nos Profetas, e também nos Salmos. Pois o desígnio de Deus era ser considerado o fundador de Jerusalém, para que ele pudesse distingui-lo de todas as outras cidades do mundo. Sabemos que não há nada sob o sol perpétuo, pois o mundo inteiro está sujeito a várias mudanças; não,

“A moda deste mundo”, como Paulo diz, “passa”.
( 1 Coríntios 7:31 )

Como, então, mudanças tão diversas ocorrem em todas as cidades, Deus, por um privilégio singular, isentou Jerusalém desse lote comum; e, portanto, o Profeta conclui verdadeira e sabiamente que a ruína da cidade não seria perpétua, porque Deus a havia formado. E, portanto, sua futura restituição é suficientemente comprovada.

Mas se alguém preferir o tempo atual, então o significado seria que aquele que havia decidido criar e formar Jerusalém é Jeová, o Deus dos exércitos: ninguém poderá impedir sua obra. Como esse sentido não é inadequado, não o rejeito, apesar de seguir o primeiro. Ao mesmo tempo, devemos ter em mente este princípio – que a restauração é prometida aos judeus, porque Jerusalém havia sido, por assim dizer, escolhida por Deus, para que ele a tomasse sob seus cuidados e proteção, a fim de preservá-lo perpetuamente. Quer então tomemos as palavras para estar no passado ou no presente, que Deus é o criador e o ex-Jerusalém, vemos que a promessa de libertação se baseia na misericórdia de Deus, mesmo porque ele havia fechado Jerusalém para sua própria habitação. , de acordo com o que está nos Salmos,

“Suas fundações estão nas montanhas sagradas.” ( Salmos 87: 1 )

E ali, também, o pronome é usado em vez do nome de Deus, como aqui em vez do nome da cidade, assim diz Jeová, que o criou, que o formou, para que ele possa estabelecê-lo. Aqui Jerusalém não é nomeada; mas a narrativa é muito mais enfática do que se fosse expressa, como também no lugar que acabamos de citar, a palavra Deus não é dada, nem a palavra Igreja, se não me engano, no capítulo 37 de Isaías ( Isaías 37: 0 ) Quando o Profeta diz:

“Suas fundações estão nas montanhas sagradas”

não há dúvida de que a palavra Deus deve ser entendida, embora não seja expressa. Então, aqui, ao falar da cidade, ele diz que Jeová a formou ou a formará. (86)

Ele acrescenta: Jeová é o nome dele. Aqui ele exalta o poder de Deus, para que os judeus não pudessem estabelecer contra ele o que de outro modo os aterrorizaria e, por assim dizer, os reduziria a um estado sem vida e os faria desmaiar. longe. Ele, portanto, põe diante de seus olhos o poder de Deus, como se ele tivesse dito, que não haveria obstáculos que pudessem atrasar a obra de Deus, pois ele havia decidido formar e criar novamente sua própria cidade após sua demolição; é, em uma palavra, o mesmo que se ele tivesse pedido ao povo que voltasse seus olhos e todos os seus pensamentos para Deus, que considerasse seu poder imensurável, e assim alimentasse a esperança e, assim, olhasse para baixo, por assim dizer. no alto, com todos os impedimentos que de outra forma poderiam enfraquecer completamente sua confiança.

Assim diz o Senhor: – Fez com que o Senhor o formasse para o estabelecer; Jeová é o nome dele.

O significado da cidade não pode ser contestado, pois a palavra em si é introduzida no versículo 4 ( Jeremias 33: 4 ) e no final do quinto versículo. No mês de setembro , é a terra “quem faz a terra” e, na Síria, “quem te fez:” ambos que sem dúvida estão errados. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

o Criador = o que faz: ou seja, o cumpridor da Sua palavra.

o Senhor. Isso não é encontrado em alguns códigos, nem na Septuaginta, Siríaca e Vulgata.

o SENHOR é o seu nome. A Massorah afirma que essa expressão ocorre apenas quatro vezes ( Êxodo 15: 3. Êxodo 33: 2. Amós 5: 8 ; Amós 9: 6 ). Referência a Pentateuco ( Êxodo 15: 3 ). App-92.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor seu criador, o Senhor que o formou, para estabelecê-lo; o SENHOR é o seu nome;

O Senhor – O seu criador, de Jerusalém, ou dessas promessas, seu nome é Jeová; ele tem suficiente para cumprir sua palavra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *