Estudo de Jeremias 33:22 – Comentado e Explicado

À semelhança do exército celestial, que se não pode enumerar, e como a areia do mar, que se não pode medir, assim multiplicarei a posteridade de Davi, meu servo, e os levitas, meus ministros.
Jeremias 33:22

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33:22 . Como o exército do céu não pode ser numerado, etc. – A promessa anterior respeitava a estabilidade, isto é o alargamento da igreja, cujos membros são aqui denominados a semente de Davi, como em outros lugares são freqüentemente chamados de semente de Abraão, sendo os imitadores da fé de Abraão e Davi. Ou eles podem ser chamados de semente de Davi, porque são a semente de Cristo, que às vezes é chamado Davi nos escritos dos profetas (ver Jeremias 30: 9 ) e cuja semente e cujos levitas se multiplicam na multiplicação de Cristãos e ministros fiéis sob o evangelho, que são as bênçãos aqui prometidas.

Comentário de Adam Clarke

Então, multiplicarei a semente de Davi – Isso deve ser entendido pelo Davi espiritual, Jesus Cristo e sua descendência, cristãos genuínos. As duas famílias que Deus escolheu para o sacerdócio, a de Arão e Finéias, ou, ao ser tirada dele, a de Itamar, 1 Samuel 2:35 , estão extintas. Tampouco o ofício de sumo sacerdote, ou qualquer espécie de sacrifício de oferta, foi exercido entre os judeus por quase mil e oitocentos anos; portanto, o que é dito aqui do sacerdócio deve se referir ao sacerdócio espiritual, cuja cabeça é Jesus Cristo.

Comentário de John Calvin

Há uma omissão no começo; a partícula de comparação é deixada de fora, pois ??? asher não pode ser levado para as ??? caasher: Como as hostes dos céus não podem ser numeradas, nem a areia do mar, Deus promete que ele multiplicará a semente de Davi, e também os levitas. Essa promessa, dada a Abraão, se referia a todo o corpo do povo; pois quando foi pedido a Abraão que saísse e olhasse para os céus, Deus lhe fez esta promessa: “Numerar as estrelas, se puderes, e as areias do mar, assim será a tua descendência”. Portanto, vemos que essa bênção foi estendida a toda a semente de Abraão, e especialmente às doze tribos. E agora está confinado à família de Davi e à tribo levítica.

Mas o que já mencionamos deve ter em mente – que a segurança do povo estava fundamentada no reino e no sacerdócio. Como então os reis governaram não por si mesmos, nem a dignidade sacerdotal foi dada aos levitas para sua própria vantagem privada, mas pelo bem do povo, então agora o Profeta, declarando uma parte para o todo, sugere que todo o povo esteja seguro e protegido, quando a dignidade real e sacerdotal florescer. Portanto, não há nada diminuído da promessa de Deus, como se as outras tribos não devessem se multiplicar; mas o que Jeremias testemunha a respeito da família de Davi e da tribo levítica deve ser estendido, sem nenhuma diferença, a toda a Igreja. Ainda não é sem razão que é feita uma menção especial a David e Levi; pois, como foi dito, a Igreja deve estar em um estado miserável, sem cabeça e sem mediador. Contudo, não há dúvida de que Jeremias aludiu àquela passagem que já citamos ( Gênesis 15: 5 ; Romanos 4:18 ) e, portanto, ele reprovou a falta de fé no povo; pois eles não poderiam ter duvidado da restauração da Igreja sem impugnar a verdade de Deus, como se ele tivesse dado apenas palavras vãs a Abraão, quando disse:

“Numere as estrelas do céu, se puder, e as areias do mar, assim será a sua descendência.”

Ele, portanto, mostra que Deus seria verdadeiro e fiel nessa promessa, de modo a multiplicar sua Igreja como as estrelas do céu e as areias do mar. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

o exército do céu. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 15: 3 ; Gênesis 22:17 ). Compare Jeremias 31:37 . App-92.

a areia do mar. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 13:19 ).

Comentário de John Wesley

Como o exército do céu não pode ser contado, nem a areia do mar é medida; assim multiplicarei a semente de Davi, meu servo, e os levitas que me ministram.

De Davi – Cristo é chamado Davi, cuja semente e cujos levitas se multiplicam na multiplicação de cristãos e de ministros fiéis sob o evangelho, que são as coisas aqui prometidas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *