Estudo de Jeremias 36:7 – Comentado e Explicado

Talvez dirijam eles súplicas ao Senhor e se convertam da má vida, porquanto imensa é a indignação e grande o furor com que o Senhor ameaça esse povo.
Jeremias 36:7

Comentário de Albert Barnes

Eles apresentarão sua súplica – isto é, humildemente. Veja a margem. A frase também continha a idéia de a oração ser aceita.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 36: 7-8 . Pode ser que eles apresentem suas súplicas – hebraico, ??? ????? ???? ???? , porventura eles podem se prostrar em súplica diante de Jeová; ou, mais literalmente, sua súplica pode cair diante de Jeová, que, sem dúvida, diz Blaney, “respeita a humilde postura do suplicante em apresentá-lo:” ver nota em Jeremias 36: 3 . Na parte subsequente do versículo, as palavras raiva e fúria (ou ira, como ???? , deveriam ser traduzidas) são colocadas por uma metonímia pelos efeitos delas, a saber, os pesados ??julgamentos que, em conseqüência disso, Jeová tinha denunciado contra esse povo. Aprendemos com este versículo que a oração e a reforma são os meios mais prováveis ??que podem ser usados ??para afastar a ira de Deus quando ela estiver pronta para cair sobre uma nação pecaminosa.

Comentário de Adam Clarke

Apresente sua súplica – “Que a súplica caia”, para que caiam diante de Deus e lamentem seus pecados.

Comentário de John Calvin

Jeremias, depois de ter ditado ao escriba Baruque o que ele havia pregado antes ao povo, repete qual era o objetivo, que já observamos anteriormente; pois era vontade de Deus fazer o teste, se o povo poderia, de alguma maneira, ser restaurado a uma mente sã. De fato, essa tentativa foi em vão por um longo tempo; mas Deus ainda estava disposto a proceder ao máximo em sua misericórdia. Portanto, Jeremias agora declara o propósito para o qual desejava que o livro fosse lido ao povo. Também não há dúvida de que Baruque havia sido assim advertido, a fim de exortar o povo ao arrependimento da boca de Jeremias.

Agora, há duas coisas mencionadas como necessárias para obter perdão: – oração, e conversão ou conversão. Pois, se alguém apenas em palavras procura se reconciliar com Deus, ele não terá sucesso. Virar ou converter não pode ser separado da oração. Mas, se o pecador se arrependesse mil vezes, ele continuaria exposto ao julgamento de Deus; pois a reconciliação, pela qual somos absolvidos, não depende do arrependimento, mas do favor gratuito de Deus; pois Deus não nos aceita a favor porque vê que mudamos para uma mente melhor, como se a conversão fosse a causa do perdão; mas ele nos abraça de acordo com sua misericórdia gratuita. Esta é, portanto, a razão pela qual Jeremias une essas duas coisas – oração e conversão ou arrependimento; pois como eu disse, os hipócritas confessam em palavras seus pecados e buscam perdão, mas é com um coração fingido ou duplo. Portanto, para que a oração seja genuína, é preciso acrescentar arrependimento, pelo qual os homens mostram que se odeiam. E então, por outro lado, não é suficiente nos voltarmos ou nos arrependermos, exceto que o pecador foge para a misericórdia de Deus, pois o perdão flui daquela fonte; pois Deus, como já foi dito, não nos perdoa por nenhum mérito em nós, mas porque parece bom ele enterrar nossos pecados. A soma do todo é que Deus gostaria que as profecias de Jeremias fossem recitadas diante de todo o povo, pois eram propícias à sua segurança e salvação. A maneira é descrita, – que as pessoas deveriam humildemente orar e também realmente se arrepender.

Quanto à expressão, pode ser que uma oração caia, (102) já explicamos em outro lugar o seu significado. As Escrituras falam de oração, que sobe e cai. Ambas as expressões são adequadas, embora sejam entendidas de uma maneira diferente; pois a oração não pode ser oferecida corretamente, a menos que o homem suba e desça. Essas duas coisas parecem contrárias, mas elas bem concordam; não, eles não podem ser separados. Pois na oração são necessárias duas coisas – fé e humildade: pela fé nos elevamos a Deus e pela humildade nos prostramos no chão. Esta é a razão pela qual as Escrituras costumam dizer que a oração ascende, pois não podemos orar como deveríamos, a menos que elevemos nossas mentes; e a fé, sustentada por promessas, nos eleva acima de todo o mundo. Assim, a oração é elevada pela fé; mas pela humildade cai sobre a terra; pois o medo deve estar conectado com a fé. E como a fé em nossos corações produz entusiasmo pela confiança, também a consciência nos derruba e nos coloca prostrados. Agora entendemos o significado da expressão.

Ele acrescenta: Porque grande é a ira e a indignação que o Senhor pronunciou, ou falou, contra este povo. Por ira e indignação, devemos entender a vingança de Deus, a causa que está sendo posta em prática. Mas o Profeta sugere que, exceto que os homens estão totalmente cegos, e como era estranho, eles deveriam ser profundamente tocados, quando Deus lhes apresentou um julgamento terrível. Quando Deus castiga uma leve falha, e quando ele não nos ameaça com tanta tristeza, devemos nos sentir alarmados; mas quando Deus mostra que sua ira é tão acesa que a ruína final deve ser temida, devemos ser realmente estúpidos, se tal ameaça não nos aterroriza. Então o Profeta diz que não havia esperança de relaxamento, pois Deus não pronunciara nenhuma luz ou julgamento comum sobre o povo; mas ele mostra que estava preparado para destruir toda a nação, pois os judeus mereciam punição extrema.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *