Estudo de Jeremias 42:10 – Comentado e Explicado

se quiserdes permanecer nesta terra, nela vos restaurarei, e não vos destruirei. Plantar-vos-ei e dela não vos arrancarei. Pesa-me o mal que vos fiz.
Jeremias 42:10

Comentário de Albert Barnes

Me arrependo – Como o castigo foi infligido, a justiça divina foi satisfeita.

Comentário de Adam Clarke

Pois eu me arrependo do mal – O significado é: como eu o castiguei apenas porque você continuou sendo rebelde, vou prender esse castigo assim que você se tornar obediente à minha palavra. Você não precisa temer o rei da Babilônia se você me tem como seu ajudante; e eu te mostrarei misericórdia para que ele a veja, e deixará de te atormentar, como ele verá que eu estou do seu lado.

Comentário de John Calvin

Ele agora acrescenta: Se você permanecer nesta terra, eu o edificarei e plantarei, não o derrubarei nem enraizará. Aqui o Profeta testifica que o conselho que ele lhes deu em nome de Deus seria para o bem deles. ; e o que é bom ou útil é considerado pelos homens, quando eles teorizam, como dizem, ser de grande valor. A simples autoridade de Deus deve, de fato, ser suficiente; e se Deus apenas lhes ordenou em uma palavra que permanecessem, eles deveriam ter concordado. Mas Deus aqui se acomodou à sua fraqueza e ficou satisfeito, de certa forma, em se decepcionar a fim de promover o bem-estar deles, e não exigiu obediência de acordo com sua autoridade e poder soberano, como ele poderia ter feito com justiça. Vemos, portanto, quão gentilmente Deus lidou com esse povo, pois ele não exigiu o que podia, mas deu seu conselho e testemunhou que seria bom e útil para eles.

Agora, quando os oradores aduzem o que é útil para persuadir, recorrem a conjecturas, afirmam razões humanas; mas o Profeta aqui prometeu em nome de Deus que, se eles permanecessem, seria para o bem deles. A promessa de Deus, então, é apresentada aqui em vez de conjecturas e razões. Portanto, a obstinação do povo não tinha desculpa quando eles rejeitaram a autoridade de Deus; e depois desprezou seu conselho, e também não acreditou em sua promessa. Então, ao desprezo a Deus foi acrescentada incredulidade: e sabemos que não pode ser oferecida maior reprovação a Deus do que quando os homens não acreditam nele.

As metáforas aqui usadas ocorrem frequentemente nas Escrituras. Diz-se que Deus edifica homens quando os confirma em um estado estável; e no mesmo sentido, diz-se que ele os planta . Isso já vimos, e é especialmente evidente nos Salmos 44: 2 , onde se diz que Deus “plantou” na terra de Canaã o povo que ele trouxera do Egito. Ele então prometeu que as condições do povo seriam seguras, seguras e perpétuas, se não mudassem de lugar. Quando ele acrescenta, não vou puxar nem puxar, ele: segue o que é comumente feito em hebraico. Nem os latinos nem os gregos falam dessa maneira; mas negativos desse tipo em hebraico são confirmações, como se o Profeta tivesse dito: “Deus irá plantar você para que sua raiz permaneça. Então não haverá perigo de ser arrancado quando você for plantado pela mão de Deus; nem ele permitirá que você seja subvertido ou derrubado quando ele o edificar por sua própria mão. O que então eles deveriam ter procurado especialmente, Deus prometeu-lhes livremente, até para estarem seguros na terra; pois isso foi especialmente o que o Profeta quis dizer.

Segue-se depois: Pois eu me arrependo do mal que te trouxe. O verbo nuc , nuchem, às vezes significa arrepender-se e freqüentemente consolar; mas o sentido anterior comporta-se melhor com esta passagem, que Deus se arrependeu do mal. Se, no entanto, preferirmos essa tradução: “Pois recebi consolo”, o significado seria: “Estou satisfeito com a punição com a qual visitei seus pecados”; pois aqueles a quem é dada satisfação recebem consolo. Como então Deus estava contente com o castigo que infligira aos judeus, as palavras podem ser traduzidas da seguinte maneira: “Porque eu recebi satisfação do mal” ou “Estou satisfeito com o mal” etc. O outro significado, no entanto, é mais geralmente aceito que Deus se arrependeu do mal. (128) Mas esse modo de falar é, de fato, um tanto severo, mas não contém nada contrário à verdade; pois sabemos que Deus freqüentemente transfere para si mesmo o que pertence peculiarmente ao homem. Então o arrependimento em Deus nada mais é do que ter sido pacificado; ele não persegue os homens até o limite, de modo a exigir o castigo que eles merecem justamente. Assim, então, Deus se arrependeu do mal que havia causado ao povo, depois de ter castigado suficientemente seus pecados, de acordo com o que lemos em Isaías, quando Deus diz, que ele exigiu o dobro por seus pecados. ( Isaías 40: 2. ) Ele chamou o castigo que infligiu em dobro, não que excedesse uma medida justa, mas falou de acordo com seu sentimento paterno, de que havia tratado seu povo de uma maneira mais difícil do que desejava, como pai. , que fica descontente consigo mesmo quando é muito severo com os filhos.

Agora, então, percebemos o que se entende pela razão aqui apresentada, de que os judeus não deveriam temer se habitassem na terra, porque Deus os havia castigado suficientemente e que ele estava tão pacificado que não os perseguiria mais. gravidade. Jeremias ao mesmo tempo nos lembra que, quaisquer que sejam os males que aconteçam conosco, eles devem ser atribuídos ao julgamento de Deus, e não à fortuna adversa. Vemos, portanto, que, com essas palavras, o povo foi exortado a se arrepender; pois como eles foram convidados a ter boa esperança, porque sua segurança estava nas mãos de Deus, o Profeta também mostra que, no passado, eles não sofreram nada por acaso, mas que foram punidos por terem provocado a ira de Deus. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

Construir . . . puxá-lo para baixo. . . plantar. . . arrancá-lo. Compare Jeremias 1:10 .

Eu me arrependo. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 6: 6. Deuteronômio 32:36 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *