Estudo de Jeremias 44:10 – Comentado e Explicado

Nenhum arrependimento até hoje sentiram, nem temor tiveram. Não observaram minha lei, nem os mandamentos que vos havia imposto assim como a vossos pais.
Jeremias 44:10

Comentário de Scofield

temido

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de John Calvin

Depois, ele menciona o quão grande tinha sido a perversidade desse povo. Eles não são humilhados, ele diz, até hoje, apesar de terem sido mais severamente feridos pelas varas de Deus. Até os tolos, quando feridos, tornam-se sábios, como diz o velho provérbio. Como os judeus haviam sido tão severamente castigados pelas mãos de Deus e experimentaram extremo rigor, eles não deveriam ter considerado o que mereciam? Mas o Profeta mostra que a maldade deles era remédio passado, pois, embora destruídos, eles ainda não foram humilhados, como aqueles que têm uma disposição perversa, que não puderam ser reformados se foram destruídos cem vezes. Então o Profeta censura os judeus por sua obstinação, pois nem a maior calamidade os levou à obediência.

Eles não foram humilhados até aquele dia , nem temeram que o Medo também devesse ser referido aqui às calamidades que eles haviam experimentado, pois Deus demonstrou suficientemente que ele havia sido gravemente ofendido com a impiedade deles. Como então o terrível julgamento de Deus havia sido conspícuo para todos, o Profeta aqui condena sua estupidez, porque eles não foram trazidos de volta à mente sã, a fim de temer a Deus. Ele agora acrescenta outro exemplo de obstinação: eles não haviam andado na Lei de Deus e em seus mandamentos. Depois, ele mostra que a obstinação deles era dupla, que eles não haviam lucrado com seus ensinamentos e que haviam desconsiderado seus castigos. A própria lei era para eles uma regra segundo a qual eles deveriam adorar a Deus, nem deveriam ter procurado em outro lugar o que deveriam fazer. Como, então, eles tinham na Lei uma revelação sobre a verdadeira religião, era um desprezo intolerável afastar-se por vontade própria e abandonar-se a todos os tipos de erros. Mas o Profeta mostra que eles foram extremamente intratáveis, porque eles não apenas deixaram de lado todo respeito à Lei, mas também desprezaram a mão de Deus e se recusaram a ser corrigidos por quaisquer punições.

Para que ele possa mostrar ainda mais que eles pecaram por pura iniqüidade, ele diz: Eles não andaram na minha lei nem nos meus estatutos. Esta segunda cláusula parece supérflua; mas o Profeta aqui elogia o claro ensino da Lei, como se Deus tivesse dito que ele não apenas mostrara de maneira breve o que era verdadeiro e correto, mas que também por muitos estatutos havia ensinado aos judeus, para que eles não tivessem nenhum direito. pretexto para sua ignorância. E ele confirma a mesma coisa em outras palavras, quando diz que colocou esses estatutos diante deles; pois com essas palavras ele sugere que não há nada obscuro na lei, e que os judeus, portanto, não se perderam por falta de conhecimento; pois os homens sempre atenuam por evasão os pecados, quando a impiedade é condenada. O Profeta então diz que os judeus eram indesculpáveis, porque o domínio da verdadeira religião havia sido posto diante de seus olhos.

Agora, esta passagem testemunha que o ensino da Lei não é duvidoso, como dizem alguns homens profanos, que sustentam que as Escrituras podem ser transformadas de qualquer maneira como um nariz de cera. Mas Deus declara que ele não falou ambiguamente. Visto que, então, o Profeta afirma que a Lei havia sido posta diante dos olhos dos judeus, para que eles certamente conhecessem a vontade de Deus, devemos manter neste dia que, no Evangelho, nos foi claramente descoberto pela vinda de Cristo, não há nada obscuro, mas que os tesouros de todo conhecimento tenham sido conhecidos por nós, na medida do necessário, para que aqueles que agora se perdem em vão finjam que o fazem porque a vontade de Deus está oculta deles; pois de nenhuma outra maneira eles podem errar a não ser dissimular e fechar deliberadamente os olhos, para que o brilho do sol não os atinja. Ainda sabemos que quanto mais claramente Deus nos é conhecido, mais pecamos quando nos afastamos de sua verdadeira adoração e serviço; pois ele não omitiu em sua palavra nada que seja necessário para adorá-lo de maneira aceitável. Desde então, temos diante de nossos olhos a regra de uma vida piedosa, exceto que seguimos essa repreensão nos pertence, que Deus colocou diante de nossos olhos seus estatutos. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

humilhado = contrito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *