Estudo de Jeremias 5:14 – Comentado e Explicado

Por isso, o Senhor, Deus dos exércitos, vos diz: Já que tendes essa linguagem, vou introduzir minhas palavras como fogo em tua boca, e desse povo fazer lenha que a chama devorará.
Jeremias 5:14

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 5: 14-18 . Portanto, assim diz o Senhor Deus dos exércitos – O profeta agora, em nome de Deus, responde aos discursos blasfemos desses infiéis, atribuindo a Jeová aquele poder e supremacia que foram calculados para dar a suas palavras maior influência. Porque você fala essa palavra – porque esses escarnecedores se expressam dessa maneira; Farei minhas palavras dispararem na tua boca, etc. – Tuas palavras entrarão em vigor, e tuas previsões começarão a ser cumpridas de maneira repentina e inesperada, irresistível e feroz (como o fogo costuma acender e consumir madeira seca), para sua completa destruição e ruína. Eles serão apenas combustível para a minha ira, que será executada sobre eles pelo exército caldeu. Trarei uma nação sobre você de longe – O profeta, nos dois versículos seguintes, “marca os caldeus pela distância; por seu poder e coragem; por sua antiguidade; por sua língua, desconhecida pelos judeus; pelos seus braços, sua força e sua crueldade. ” E eles comerão a tua colheita – No campo; e teu pão – em casa; que teus filhos e tuas filhas devem comer – Necessário para o sustento de tua própria prole. Eles consumirão tudo, sem deixar nenhum suporte de vida, mas trazendo sobre si uma fome total. Aqui está uma clara alusão às previsões de Moisés, Deuteronômio 28: 49-51 . Devorarão os teus rebanhos e os teus rebanhos – dos quais fizeste sacrifícios pelos teus ídolos. Devem comer as tuas vinhas e as tuas figueiras ; não te deixarão parte do produto das tuas vinhas ou campos. Eles devem empobrecer tuas cidades cercadas, etc. – Depois de sitiarem, tomarão e destruirão tuas cidades, embora defendidas por muros altos e fortes; em que tu confiaste – Pela proteção do país; matando as guarnições e seus habitantes com a espada e deixando-os desolados. Veja isso também predito, Deuteronômio 28:52 .

Comentário de Adam Clarke

Porque você fala esta palavra – Porque assim você trata minha mensagem: “Farei minhas palavras dispararem em sua boca”. Eles disseram que são apenas ar; mas eu os farei disparar, e também um fogo que os devorará. E como isso deveria ser feito, e por quem, é mencionado no próximo versículo.

Comentário de John Calvin

Deus mostra aqui quão intolerável para ele era a falta de vontade deles em desprezar os profetas, por meio dos quais ele próprio teria prestado atenção. Embora Cristo não tenha se referido a essa passagem, quando disse:

“Quem ouve você me ouve,
e quem te despreza, me despreza.
( Lucas 10:16 )

no entanto, contém uma lei eterna; pois a vontade de Deus desde o princípio tem sido que seus servos sejam obedecidos, como se ele próprio tivesse descido do céu. Por isso, os judeus não trataram menos de maneira contundente com Deus desprezando seus profetas, do que se tivessem ousado tratar o próprio Deus com desprezo. Deus então agora mostra o quanto ele abominava essa loucura, pela qual eles anularam todos os trabalhos de seus servos.

Portanto, assim diz Jeová, o Deus dos exércitos Jeremias, fez este prefácio, para que ele despertasse mais eficazmente os judeus; pois se ele tivesse omitido Assim diz Jeová, e começado assim: “Visto que anunciais esta palavra, eis que como fogo será a palavra de Deus”, sua doutrina teria sido contestada e tratada com desprezo. Mas agora, alegando o nome de Deus, e isso não simplesmente, mas adornando-o com um alto atributo e chamando-o de “o Deus dos exércitos”, ele torna conhecido seu poder para atacá-los com medo. Ele então diz: “Assim diz Jeová, o Deus dos Exércitos, porque dizeis esta palavra”, etc. Aqui ele muda as pessoas frequentemente; e coube a ele fazê-lo, para que houvesse mais força e sentido no que ele disse. Ele deveria ter dito na terceira pessoa: “Porque eles disseram assim: Eis que farei minhas palavras na tua boca”, etc .: mas agora ele se dirige ao povo e depois se volta para seu servo Jeremias. Ele, portanto, diz: “De fato falaste assim;” isto é, “Vocês falaram zombeteiramente, como se meus profetas não tivessem nada além do som vazio das palavras;” Eis que ele diz que farei minhas palavras em tua boca como fogo (assim ele se dirige ao Profeta) e este povo será madeira, e o fogo os devorará.

Deus compara sua própria palavra ao fogo, não como em outros lugares, nem pela mesma razão; mas essa semelhança tem um significado particular – que a palavra profética consumiria as pessoas como o fogo consome madeira seca ou palha. Em outros lugares, a palavra de Deus é chamada fogo, porque acende o coração dos homens, porque limpa ou queima a sujeira interior. Mas ele não trata aqui do benefício ou do fruto que os fiéis derivam da palavra de Deus: mas Deus declara apenas que a doutrina do Profeta seria fatal para o povo; e, portanto, ele diz expressamente: “Faço minhas palavras na tua boca como fogo”. Se ele tivesse dito: “Eis que minhas palavras serão como fogo, e este povo será restolho”, não teria sido suficientemente expressivo. Mas como as pessoas estavam acostumadas a zombar e dizer: “Ah! o que são esses profetas e quais são suas palavras? eles soam no ar; como os judeus costumavam falar dessa maneira, ele agora responde a eles e diz: “Farei minhas palavras na tua boca como fogo”; isto é, somente a tua língua será mais do que suficiente para destruir todo o povo. Jeremias ensina aqui a mesma coisa com Paulo, quando ele disse:

“Temos vingança na prontidão contra toda a altitude que se eleva contra o evangelho.”
( 2 Coríntios 10: 4 )

Pois sempre foi um mal, comum a todas as épocas, negligenciar ou desprezar totalmente os servos de Deus. Quando Paulo viu que o evangelho era desprezado por muitos, ele disse que ele e outros ministros tinham vingança na prontidão; como se ele tivesse dito: “Tantas palavras quanto nós falarmos serão tantas espadas para matar todos os ímpios; e embora sua dureza agora rejeite o julgamento de Deus, sua perversidade não lhes valerá nada. Que eles agora saibam que há tanto poder em minha palavra, como se Deus abertamente estendesse sua mão do céu, como se ele fosse lançar seus relâmpagos. ” A mesma coisa é o que Jeremias quer dizer aqui: Eis que ele diz que farei disparar as minhas palavras na tua boca; isto é, haverá tanto poder em tuas palavras, que os ímpios saberão para sua própria perda que tu és o carrasco da minha vingança.

Esta passagem deve ser cuidadosamente observada por nós, para que, por nossa ingratidão, provoquemos a ira de Deus contra nós, pois sua palavra, que é destinada à nossa comida, será transformada em fogo para nós. Pois por que Deus designou os ministros de seu evangelho, exceto para nos convidar a participar da sua salvação e, assim, com doçura, restaurar e refrescar nossa alma? E assim a palavra de Deus é para nós como a água para reviver nossos corações: é também um fogo, mas para o nosso bem, um fogo purificador e não um consumidor; mas se rejeitarmos obstinadamente esse fogo, certamente voltará a responder outro fim, mesmo para nos devorar e totalmente para nos consumir.

Mas ele diz que esse povo seria de madeira: quando os ímpios erguem uma frente de ferro contra Deus, eles pensam que podem, assim, afastar sua vingança; o Profeta agora ri para desprezar essa loucura e diz que eles seriam como madeira ou palha. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor Deus dos exércitos. Hebraico. Jeová. os Elohim de Zebaiote. Ocorre em Jeremias somente aqui, Jeremias 15:16 ; Jeremias 35:17 ; e Jeremias 49: 5 .

Comentário de John Wesley

Portanto, assim diz o Senhor Deus dos exércitos: Porque dizeis esta palavra, eis que farei minhas palavras na tua boca incendiar, e este povo madeira, e isso os devorará.

O exército caldeu consumirá e os consumirá como fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *