Estudo de Jeremias 5:3 – Comentado e Explicado

Senhor, não se compraz o vosso olhar em contemplar a lealdade? Vós os feris, e eles não sentem a dor; vós os abateis, e recusam aceitar a correção. Mais duro que o rochedo apresentam o semblante, recusando converter-se.
Jeremias 5:3

Comentário de Albert Barnes

Sobre a verdade – Deus olha para a “fé”, o propósito correto do coração, e sem ela a fidelidade nominal de um juramento é uma abominação.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 5: 3 . Os teus olhos não estão na verdade? Os olhos voltados para um objeto denotam não apenas uma inspeção diligente e um bom discernimento, mas também uma expectativa sincera ou um cuidado. A frase pode aqui ser tomada em ambos os sentidos, que Deus vê e discerne a verdade, e também a espera de outras pessoas, especialmente daqueles que invocam seu nome em atestação dela.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 5: 3-5 . Ó Senhor, não estão teus olhos para a verdade – não aprovas a verdade e a fidelidade? E você não procura no coração dos homens e discerne claramente suas reais disposições de suas pretensões hipócritas? Tu os feriste – Com uma aflição após outra; mas eles não sofreram – permaneceram insensíveis como estoques ou pedras: não foram humilhados e tornados verdadeiramente penitentes. Tu os consumiste – Não os castigaste levianamente, mas os desperdiçaste por vários inimigos; mas eles se recusaram a receber correção – Para acomodar-se e responder ao teu desígnio, corrigindo-os. Eles não foram instruídos ou emendados por ele. Eles fizeram seus rostos mais duros que uma rocha, etc. – Eles têm sido obstinados e insolentes em suas más práticas, e voluntariamente rejeitaram seu conselho e desconsideraram seus julgamentos. Por isso eu disse: Estes são pobres, etc. – Pensei, a princípio, diz o profeta, que tal insensibilidade e falta de preocupação com respeito aos deveres da religião só poderiam ser cobradas dos rudes e ignorantes vulgares, que, pela ignorância e pobreza de seus pais, não eram suficientemente instruídos quando jovens. , e depois não tiveram lazer nem oportunidade de aprender seu dever. Vou levar-me aos grandes homens – E ver se consigo encontrá-los melhor familiarizados e respeitosos com a providência e a palavra de Deus. Pois – pensei, raramente eles foram melhor educados e tiveram todas as oportunidades e meios de instrução e aperfeiçoamento, e, portanto, devem ter conhecido o caminho do Senhor, etc. Mas isso acabou com o jugo, etc. – São mais refratários que os outros; nenhuma lei de Deus é capaz de segurá-los.

Comentário de John Calvin

Alguns fazem uma exposição tensa do começo do versículo, ou melhor, o pervertem, como se o Profeta tivesse dito, que Deus não desviou os olhos do que era certo, porque ele executaria rigidamente sua vingança contra o seu povo. Mas Jeremias continua aqui com o mesmo assunto, pois não há importância a ser atribuída à divisão dos versículos. Aqueles que os dividiram muitas vezes inconscientemente perverteram o significado. As divisões não devem ser atendidas, apenas o número deve ser mantido como uma ajuda à memória; mas quanto ao contexto, eles geralmente são um obstáculo para os leitores; pois é absurdo misturar coisas que são separadas e dividir o que está conectado. Essa observação me ocorreu agora, e é necessária, como este lugar exige; pois o Profeta, depois de dizer que os judeus eram perversos e culpados de duplicidade e destituídos de toda a integridade, acrescenta imediatamente: Mas os olhos de Deus consideram a fidelidade; como se ele tivesse dito, que eles em vão fingiram declarar o nome de Deus e fizeram uma demonstração de religião por cerimônias e por uma exibição externa; pois Deus examina o coração, e não se importa com as máscaras externas pelas quais os olhos dos homens são cativados.

O Profeta dirige muito significativamente seu discurso a Deus, para mostrar que estava cansado de se dirigir ao povo, pois viu que não prevalecia nada com os obstinados; pois se houvesse algum espírito ensinável nos judeus, ele sem dúvida os exortaria a praticar a integridade. Ele poderia ter dito: “Eles estão enganados, que juram falsamente em nome de Deus e se convencem de que ele será o Pai deles; pois seus olhos consideram a fidelidade e a retidão de coração. ” Essa teria sido uma maneira regular de proceder, e esse modo de ensino seria mais adequado: mas Jeremias interrompe abruptamente seu endereço e deixa seu próprio povo; “Ó Deus”, diz ele, “teus olhos olham para a fidelidade;” como se ele tivesse dito: “O que mais posso ter com esse povo miserável? Dirijo palavras a rochas e pedras; portanto, dou-lhe adeus e não terei mais a ver com você; Agora vou me voltar para Deus. Agora vemos o quanto mais forçoso e impressionante é essa mudança do povo para Deus, do que se o Profeta continuasse seu discurso aos judeus e tentasse instruí-los: pois agora ele mostra que foi abatido pelo cansaço; pois ele viu que seu trabalho era inútil e que todos a quem ele se dirigira eram totalmente refratários: nem pretendia, ao mesmo tempo, pronunciar essas palavras aleatoriamente e sem nenhum objetivo; mais, seu objetivo era tocar com mais agilidade aqueles que eram estúpidos, informando que ele parou de falar com eles, porque não tinha esperança de respeitá-los.

Mas o que eu disse em outro lugar deve ser lembrado – que os Profetas não escreveram tudo o que pregaram, mas coletaram a substância do que haviam entregue ao povo; e essa coleção agora forma os livros proféticos. Portanto, não há dúvida de que Jeremias havia falado amplamente sobre arrependimento – que havia exposto os pecados dos hipócritas – que havia denunciado as pretensões falaciosas do povo – e que havia reprovado severamente sua obstinação. Mas, depois de ter feito todas essas coisas, achou necessário desistir de seguir seu curso, pois viu que não se podia esperar fruto de seus trabalhos e pregações. Agora, quando os judeus sabiam disso, deveriam ter sido profundamente afetados; e esse deve ser o nosso caso agora, quando vemos que o Espírito de Deus é provocado por nossa perversidade; e como isso é uma coisa terrível, é o que mais do que qualquer outra coisa deve tocar nossos corações. Considere o que é: Deus diariamente nos convida da melhor maneira para si mesmo; mas quando ele vê que nossos corações e cabeças são extremamente duros, ele nos deixa, porque entristecemos seu Espírito, como diz Isaías. ( Isaías 63:10 .) Não era, então, um modo comum ou comum de ensino que o Profeta adotou; mas foi calculado para ter mais efeito do que instruções simples; pois ele mostra que a maldade do povo não podia mais ser suportada.

Jeová, diz ele, teus olhos, eles não estão na verdade? Nesse discurso a Deus, há um contraste implícito entre Deus e os homens. Os mais perversos, sabemos, se elogiam enquanto podem reter a boa opinião e aplausos do mundo; e enquanto continuam em honra, dormem em seus vícios. Essa confiança tola é o que o Profeta evidentemente expõe; pois ele sugere que os olhos de Deus são diferentes dos dos mortais: os homens podem ver muito pouco, quase três dedos diante deles; mas Deus penetra nos recantos mais íntimos e ocultos do coração: e o Profeta fala assim aos olhos de Deus, a fim de mostrar quão inúteis são as opiniões dos homens, que consideram apenas uma aparência externa esplêndida. Na verdade, o Profeta significa, como no primeiro verso, integridade do coração. Portanto, sem razão eles filosofam aqui, que procuram provar a partir desta passagem que somos feitos aceitáveis ??a Deus somente pela fé; pois o Profeta não fala da fé pela qual abraçamos a reconciliação livre com Deus e nos tornamos membros de Cristo. O significado, de fato, não é de modo algum obscuro, que é este – que Deus não se importa com o esplendor externo pelo qual os homens são cativados, de acordo com o que é dito em 1 Samuel 16: 7 ,

O homem vê o que aparece externamente; mas Deus olha para o coração. ”

Lá, o Espírito Santo expressa a mesma coisa de “coração”, como ele faz aqui por fidelidade ou “verdade”. Pois Samuel mostra que o pai de Davi estava enganado, porque ele apresentou seus filhos que se destacavam em sua aparência externa: “O homem vê”, diz ele, “o que aparece externamente; mas Deus olha para o coração. ”

Agora entendemos o verdadeiro significado do Profeta – que, embora os hipócritas se bajulem, e o mundo inteiro os encoraje por suas adulações, tudo isso não lhes valerá; pois eles devem finalmente chegar ao tribunal de Deus, e que diante de Deus somente a verdade será aprovada e honrada.

Depois acrescenta : Tu os feriste, e eles não sofreram. O Profeta reprova aqui a dureza do povo; pois foram feridos, mas não se arrependeram. A experiência, como se costuma dizer, é a professora dos tolos; e é um velho provérbio que os tolos, quando corrigidos, se tornam sábios. Poetas e historiadores proferiram tais ditos. Desde então, os judeus tinham uma disposição tão perversa, que mesmo os flagelos não os levaram ao arrependimento, era uma evidência de extrema maldade. E assim o Profeta aqui confirma o que ele havia dito antes, que Deus seria misericordioso com eles, se um homem justo pudesse ser encontrado na cidade: ele confirma essa declaração quando diz: “Você os feriu, mas eles não sofreram. . ” Os judeus, sem dúvida, gemeram sob seus flagelos; sim, eles uivaram e emitiram queixas dolorosas; pois sabemos com que petulância eles falavam mal de Deus. Eles então sofreram; mas a dor aqui deve ser tomada em um sentido especial, de acordo com o que Paulo diz sobre o arrependimento, de que seu começo é triste ou tristeza. ( 2 Coríntios 7: 9. ) Nesse sentido, é o que o Profeta diz aqui, que os que tinham perturbado a mente não se entristeceram, pois não sentiram que tinham a ver com Deus. Ele então quer dizer com esta palavra o que outro Profeta quer dizer quando diz que eles não consideram a mão daquele que os feriu. ( Isaías 9:13 .) Pois ele não diz que eles eram tão insensatos a ponto de não sentir os golpes; mas que a mão de Deus não foi vista por eles; e, no entanto, essa é a principal coisa em nossa tristeza. Pois, se clamamos cegamente e violentamente por nossos problemas, e choramos, cem, cem vezes, o que é tudo isso? nossas lamentações são apenas as dos animais brutos; mas, quando consideramos a mão daquele que nos fere, nossa tristeza é do tipo certo. Jeremias diz que os judeus não sofreram dessa maneira, pois não perceberam que foram justamente castigados pelas mãos de Deus.

Depois ele amplia o assunto, diz que os consumiu , e eles se recusaram a receber correção. Dizendo que foram consumidos, ele os prova culpados de extrema perversidade; pois quando Deus nos repreende com leviandade, não é de admirar que, através de nosso atraso e preguiça, não sejamos despertados imediatamente; mas quando Deus duplica seus golpes, sim, quando ele não apenas nos fere com suas varas, mas também empunha sua espada para nos consumir inteiramente; sim, quando ele assim lida conosco e executa sua vingança por terríveis julgamentos, se ainda estamos torcidos em nossos pecados, e não sentimos quão terrível é suportar seus julgamentos, não devemos realmente estar totalmente cegos pelo diabo? Este é o estupor que o Profeta agora deplora nos judeus; pois não estavam apenas sem um sentimento de pesar quando Deus os feriu, mas quando foram consumidos, não receberam nem admitiram correção. E nesta segunda cláusula, ele mostra o que já dissemos: que a dor de que ele fala não deve ser tomada por nenhum tipo de dor, mas daquilo que diz respeito ao julgamento de Deus e prova que o tememos.

Ele acrescenta: Eles endureceram o rosto como uma rocha e , por fim, se recusaram a devolver. O Profeta quer dizer que os judeus não eram apenas refratários, mas também não tinham vergonha. Se, de fato, eles tivessem dado todas as evidências de ter vergonha, isso ainda seria inútil, exceto que havia, como dissemos, uma integridade do coração. Mas muitas vezes acontece que mesmo os piores, embora interiormente cheios de impiedade e desprezo a Deus, e de perversidade, ainda retêm alguma medida de vergonha. Para mostrar que os judeus haviam chegado a extrema impiedade, o Profeta diz que endureceram o rosto, ou seja, que estavam totalmente sem vergonha; pois rejeitaram tudo como a razão e não fizeram diferença entre certo e errado, entre honestidade e baixeza. Como, então, eles haviam adiado todos os sentimentos humanos, ele diz que nada restava a ser feito, mas que Deus, como ele havia declarado anteriormente, deveria executar neles uma vingança extrema. E ele repete o que disse: que eles se recusaram a desviar Ele quer dizer que pecaram e se perderam, não por engano ou falta de conhecimento, mas que desconsideraram sua própria segurança por maldade deliberada e deliberada, e que conscientemente e declaradamente Deus rejeitou, para que eles não suportassem seus ensinamentos ou suas correções. (130)

Jeová! teus olhos, eles não estão na fidelidade? Tu os feriste, mas eles não sofreram; Tu os consumiste – eles se recusaram a receber correção; Mais duramente fizeram o rosto do que uma rocha; Eles se recusaram a retornar.

A “verdade” aqui, e no primeiro verso, é considerada por Calvino e pela maioria dos comentaristas, como fidelidade aos homens. Mas uma visão correta do contexto mostrará que se refere à fidelidade para com Deus. Do que o verso anterior fala? De infidelidade a Deus – jurando falsamente em seu nome; isto é, fazendo dele uma profissão falsa e hipócrita; e neste versículo eles são descritos como se recusando a retornar a ele. No quinto e sexto versos, eles são representados como “quebrando o jugo” e como tendo apostatado por ele; e no sétimo, a perseguição de outros deuses é expressamente mencionada.

A palavra “julgamento” foi tomada da mesma maneira, mas não, na minha opinião, de acordo com o contexto. Fazer julgamento é fazer o que é justo e certo; e “o caminho de Jeová” e “o julgamento de Deus”, no versículo seguinte, são os mesmos e, portanto, são colocados em oposição; a palavra “nem”, em nossa versão, foi incorretamente introduzida. O caminho do Senhor é o que ele prescreveu em sua palavra; e isso é chamado de julgamento, porque é o que ele determinou e ordenou, ou o que é justo e correto. Deus não apenas revelou sua lei, mas também a designou e ordenou para o povo de Israel. Sua lei é chamada de caminho, porque indica o caminho que devemos seguir; e é seu julgamento, porque é o que Deus determinou, fixou e designou. Por isso, no quinto verso, dizem que eles quebraram o jugo e romperam os laços. O jugo era a lei, e os laços eram os da lealdade e obediência; ou eram os laços de justiça, como justamente ordenados e impostos a eles. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

a verdade = fidelidade. A mesma palavra que em Jeremias 5: 1 .

não sofreram = não sentiram dor.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, não estão teus olhos para a verdade? tu os feriste, mas eles não sofreram; tu os consumiste, mas eles se recusaram a receber correção; eles tornaram seu rosto mais duro que uma rocha; eles se recusaram a voltar.

Ó Senhor – Não aprovas a verdade e a fidelidade.

Tristes – Eles não se arrependeram.

Consumido – Deus não apenas os castigou levemente, mas os desperdiçou com vários inimigos, mas eles não lucraram nada com isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *