Estudo de Jeremias 50:7 – Comentado e Explicado

Quantos as encontravam, devoravam-nas; e diziam seus inimigos: Nenhum mal existe nisso, porquanto pecaram contra o Senhor, verdadeiro aprisco, e esperança de seus pais.
Jeremias 50:7

Comentário de Albert Barnes

Não ofenda – isto é, “não é culpado”. Israel, tendo saído do redil, não tem dono e, portanto, pode ser maltratado impunemente.

Habitação da justiça – Em Jeremias 31:23 aplicado a Jerusalém: aqui, somente o Senhor é o verdadeiro pasto, no qual Seu povo encontrará segurança, descanso e abundância.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 50: 7 . Seus adversários disseram: Não ofendemos “Ao torná-los cativos”. Jeremias introduz o falar caldeu da maneira mais verdadeira da prosopopéia; pois não podia ser senão que os caldeus deviam saber as coisas que os profetas haviam predito a respeito do futuro cativeiro dos judeus: o próprio Nabucodonosor é uma testemunha, que deu ordens a seus capitães para preservar Jeremias. Veja Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

Os adversários deles disseram: Nós não ofendemos – Deus os abandonou; estamos apenas cumprindo seus planos em atormentá-los.

Comentário de John Calvin

Jeremias continua com o mesmo assunto; pois ele nos diz quão miserável era a condição do povo até que Deus os olhou para aliviá-los de seus males. E essa comparação, como eu disse antes, expõe mais plenamente o favor de Deus, porque ele levantou seu povo como se fosse do inferno, numa época em que eles eram reduzidos ao desespero.

Ele diz primeiro: Todos os que os encontraram os devoraram; isto é, todos os que entraram em contato com eles consideraram uma presa. Ele, em resumo, significa que eles foram saqueados por todos que os conheceram; e então os inimigos estavam tão longe de poupá-los que se glorificaram em sua crueldade para com eles. Por isso, acrescenta, Seus inimigos disseram: Não pecamos, porque agiram impiamente contra Jeová. Por essas palavras, o Profeta sugere que seus inimigos se entregavam a uma maior devassidão, porque pensavam que o que fizessem não seria punido. Quase o mesmo sentimento é encontrado em Zacarias, onde é dito:

“Todos os que os devoraram não pecaram, e aqueles que os devoraram disseram: Bendito seja o Senhor que nos enriqueceu.” ( Zacarias 11: 5 )

Mas devemos considerar mais de perto o desígnio do Espírito Santo. O Profeta realmente mostra que os judeus foram reduzidos a extremidades, de modo que não foram apenas cruelmente tratados por seus inimigos, mas também foram expostos ao maior desprezo. Ele, no entanto, lembrou-os, ao mesmo tempo, de seu dever de se arrepender, pois quando o mundo inteiro os condenava, era justo que Deus os chamasse para prestar contas de seus pecados. Como então ele havia posto sobre todos eles homens como seus juízes, indiretamente tocou e instigou suas consciências, para que pudessem saber que tinham a ver com Deus. Quando, portanto, Zacarias disse:

“Todos os que te devoraram disseram: Bendito seja o Senhor”

ele quis dizer que os pecados do povo eram tão manifestos para todos, que todos os pagãos declararam que mereciam punição extrema; pois pelas palavras: “Bendito seja o Senhor que nos enriqueceu”, ele sugeriu que os pagãos, ao estragar e saquear os judeus, estariam tão longe de sentir vergonha que preferiram se enriquecer com a presa. pela mão de Deus. Assim também neste lugar, Todos os que os encontraram os devoraram, e seus inimigos disseram: Nós não pecamos, e por quê? porque agiram impiamente contra Jeová.

Em suma, o Profeta quer dizer que os judeus não apenas seriam expostos à rapacidade, avareza e crueldade dos inimigos, mas também ao maior desprezo e censura. Ao mesmo tempo, ele os exortou a se arrependerem; pois se eles foram condenados pelo julgamento de todo o mundo, não era irracional direcionar seus pensamentos para o tribunal de Deus. Tampouco era estranho que os incrédulos se referissem a Deus, pois é o que geralmente encontramos em todos os profetas; e sempre foi um princípio defendido por todas as nações, que existe alguma Deidade suprema; pois, embora tenham inventado para si vários deuses, todos acreditavam que havia um Deus supremo. Assim, o nome, Jeová, era conhecido em comum por todas as nações; e, portanto, o Profeta aqui introduziu os caldeus, como falando, que os judeus haviam agido perversamente contra Jeová; não de fato que eles atribuíssem a Deus sua honra, mas porque essa opinião, de que existe algum Deus, era mantida por todos; e esse Deus todos eles adoravam indiscriminadamente de acordo com suas próprias formas de religião, mas ainda pensavam que adoravam a Deus.

O que se segue, intérpretes explicam como se o Profeta na pessoa dos inimigos pretendesse exagerar o pecado do povo escolhido; portanto, eles conectam as palavras assim: “Eles foram iníquos contra Jeová, que é a habitação da justiça, e sempre foi a esperança de seus pais.” Se tomarmos esse significado, não é de admirar que o pecado deles seja amplificado, porque os judeus haviam abandonado não um Deus desconhecido, cujo favor e poder eles não haviam experimentado, mas porque haviam sido perversos contra Deus, que por muitas provas testemunhou. seu amor paterno por eles. Era então uma impiedade a mais detestável, porque eles haviam ousado abandonar o único Deus verdadeiro.

Mas eu aprovo um significado diferente – que o Profeta responde pelo mandamento de Deus, que seus inimigos se enganaram, quando assim pisaram com confiança os pés do povo escolhido e pensaram que tudo era lícito para eles. O Profeta, duvido que não, agora verifica a devassidão da qual ele fala, como se tivesse dito: “Vocês acham que esse povo é totalmente rejeitado por mim e, portanto, não há limites para a sua crueldade; mas eu os adotei de tal maneira que minha aliança nunca poderá ser anulada. ” Podemos entender melhor o que Jeremias quer dizer com um exemplo semelhante: quando Isaías respondeu ao rei Ezequias que Deus seria o defensor da cidade , quando eles recitaram as palavras de Senaqueribe ou Rabsachach, que ordenou ( Isaías 37:24 ) ele disse,

“Mas ele não acha que eu fundei Sion.” (53)

Essa resposta parece-me totalmente como esta passagem. Senaqueribe disse: “Subirei e tomarei a cidade e o templo;” em suma, triunfou como se fosse um conquistador; mas Deus, por outro lado, restringiu sua confiança nessas palavras: “Mas esse inimigo ímpio e orgulhoso não sabe que eu criei Sion, e desde o início foi seu criador: posso então agora causar uma destruição como essa? cortaria totalmente a memória disso? Muitas cidades realmente morreram, e não há lugar tão ilustre que não possa ser destruído em algum momento; mas a condição da cidade santa (diz Deus) é diferente. ” E ele acrescenta a razão, porque ele a criou. Portanto, neste lugar, Jeová é a habitação, a justiça e a esperança de seus pais. Os inimigos de Deus quase sempre formam seu julgamento de acordo com o estado atual das coisas; pois na prosperidade são inflados com tanto orgulho que ousam insolentemente proferir blasfêmias contra Deus. Pois, embora os caldeus tivessem falado assim, que não pecaram, porque os judeus haviam sido maus, ainda não há dúvida de que a vanglória deles era um insulto a Deus, como é dito em Isaías 37:22 ,

“A virgem, filha de Sião, te desprezou e ridicularizou, e estendeu a língua contra ti; eu, o Deus dos exércitos, ele diz, ele desprezou. ”

Por essas palavras, Deus mostra que ele foi ridicularizado na pessoa de sua Igreja. Por essa razão, então, o próprio Deus agora aparece e declara que ele é a habitação da justiça e a esperança do seu povo escolhido, para que os caldeus não possam prometer a si mesmos prosperidade perpetuamente.

Vemos, portanto, que essas sentenças são colocadas em oposição uma à outra, em vez de conectadas, e faladas na pessoa dos ímpios. Os caldeus disseram: “Não pecamos, porque agiram impiamente contra Jeová;” então o Profeta responde e mostra que eles se enganaram se achavam que a aliança de Deus havia sido abolida, porque ele por um tempo castigou seu povo, como diz Isaías,

“O que os mensageiros das nações declararão?”

ou,

“O que será dito pelos mensageiros das nações? que Deus fundou Sião. ” ( Isaías 14:32 )

Quando ele falou da libertação do povo e da cidade, acrescentou essa aclamação, que seria um benefício memorável, cujo relatório seria conhecido entre todas as nações, ou seja, que Deus havia fundado Sion, que havia sido maravilhosamente entregue como se fosse da destruição atual.

Ele primeiro chama Deus de habitação da justiça; e ele alude, como penso, ao tabernáculo; e então ele se expressa mais claramente: que Deus era a esperança de seus pais. Os judeus eram realmente indignos de serem protegidos por Deus; mas ele não fala aqui de seus méritos, mas, pelo contrário, o próprio Deus afirma a perpetuidade de sua aliança e a constância de sua fidelidade, em oposição aos ímpios. Pois, como os caldeus já possuíam a maior parte do país e tomaram todas as cidades, exceto Jerusalém, pensaram que o povo havia sido abandonado por seu Deus; e isso tendia a censurar o próprio Deus. Por isso, ele declara aqui que, embora os judeus tivessem sido maus, sua aliança estava tão longe de ser extinta, que ele era uma habitação, isto é, como um local de refúgio. E ele o chama de habitação da justiça, isto é, firme ou fiel; pois a justiça não deve ser tomada aqui em seu sentido apropriado, mas, como em muitos outros lugares das Escrituras, significa firmeza ou retidão; como se ele tivesse dito: “Deus uma vez estendeu suas asas para valorizar seu povo (como é dito em outro lugar;) ele será, portanto, sempre uma habitação segura”.

Ele também tinha sido a esperança de seus pais, de acordo com o que diz Isaías, de ter criado Sião desde o princípio; mas ele renova a memória de sua aliança, como se dissesse: “Não é hoje que primeiro recebi esse povo a favor, mas fiz uma aliança com seu pai Abraão, que permanecerá fixo”. Então, também, ele diz neste lugar, que ele era a esperança de seus pais, mesmo porque ele adotou toda a raça de Abraão, e lhes mostrou misericórdia por todas as épocas. Então o Profeta deduz indiretamente que não seria possível que seus inimigos perpetuamente possuíssem poder sobre eles, porque Deus, depois de castigar seu povo, reuniria novamente os dispersos e, assim, curaria todos os seus males. (54)

Uma doutrina útil pode, portanto, ser reunida, de que sempre que a Igreja parece ser tão oprimida pelos inimigos a ponto de excluir qualquer esperança de restauração, isso deve sempre ser lembrado por nós: que, como Deus a escolheu, ela não pode ser senão que ele manifestará sua fidelidade até na própria morte, e ressuscitará do túmulo aqueles que parecem já estar reduzidos a cinzas. Que esta passagem, então, venha à nossa mente, quando as calamidades da Igreja ameaçam a ruína total, e nada além de desespero nos encontra; e quando os inimigos insolentemente arrogam tudo para si mesmos, e ostentam declaradamente que somos amaldiçoados. Mas Deus é uma habitação de justiça, e era a esperança de nossos pais; vamos, então, recorrer à graça que ele prometeu uma vez, quando se dignou nos escolher para si e nos adotar como seu povo peculiar. Essa é a importância da passagem. Segue-se, –

Porque pecaram contra Jeová, a morada da justiça; E a esperança de seus pais era Jeová.

Ao chamar Deus de habitação da justiça, o que está implícito é, como sugere Lowth , que eles não seriam banidos se não merecessem ser tratados com justiça, sendo Deus o lugar ou morada da justiça ou retidão. E além disso, ele tinha sido a esperança de seus pais. Veja Jeremias 40: 3 , onde temos um exemplo do que seus inimigos alegaram. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Não ofendemos, etc. Compare os versículos: Jeremias 50:15 , Jeremias 50:23 , Jeremias 50:29 ; Jeremias 2: 3 ; Jeremias 25:14 , Jeremias 25:15 , etc.

ofender. Hebraico. “asham. App-44.

pecou. Hebraico. chata.

Habitação = pastagem. Compare Jeremias 31:23 .

justiça = retidão. Polegada. Jeremias 31:23 isso é aplicado a Jerusalém. Aqui, o próprio Jeová é o pasto em que Seu povo encontra descanso.

a esperança de seus pais. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do adjunto), App-6, pela qual “esperança” é colocada para o Deus em quem seus pais esperavam. Compare 1 Timóteo 1: 1 .

Comentário de John Wesley

Todos os que os encontraram os devoraram; e disseram os seus adversários: Não ofendemos, porque pecaram contra o Senhor, a morada da justiça, o Senhor, a esperança de seus pais.

Habitação – Alguns pensam que este é um nome aqui dado a Deus, que de fato é a habitação da justiça, mas se os caldeus o chamariam assim, pode ser uma pergunta. Outros, portanto, pensam que a preposição é entendida, tornando isso o agravamento dos pecados dos judeus, de que eles foram cometidos em uma terra que deveria ter sido uma habitação da justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *