Estudo de Jeremias 51:10 – Comentado e Explicado

Pôs o Senhor em evidência a justiça de nossa causa. Vinde, a fim de que narremos em Sião a obra do Senhor, nosso Deus!
Jeremias 51:10

Comentário de Albert Barnes

O Senhor trouxe à luz as coisas que provam que somos justos: ie, punindo a Babilônia, Ele justificou

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 51:10 . O Senhor produziu nossa justiça “O Senhor manifestou a equidade de nossa causa pelo julgamento que ele trouxe sobre Babilônia”. Ver Jeremias 51: 9 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 51:10 . O Senhor produziu nossa justiça – manifestou a equidade de nossa causa, vingou os erros que sofremos e mostrou que somos a religião verdadeira, trazendo julgamentos notáveis ??sobre nossos inimigos. Venha, e declaremos em Sião, etc. – Portanto, vamos dar-lhe glória nas assembléias de sua igreja e da maneira mais pública que se possa imaginar. Isso é falado nas pessoas dos judeus em cativeiro.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor trouxe nossa justiça – Esta é a resposta dos judeus. Deus justificou nossa causa.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui se dirige aos fiéis, e especialmente mostra, que a ruína da Babilônia seria uma evidência segura do favor paterno de Deus para com a Igreja. E não era consolo comum para os fiéis, em suas misérias extremas, saber que tão querida e preciosa a Deus era a salvação deles, que ele de modo algum pouparia os babilônios, que o mundo inteiro considerava como meio deuses; pois, como eu disse, o poder dessa monarquia encheu as mentes dos homens de espanto. Quando os fiéis, então, sabiam que os babilônios deviam perecer, porque os oprimiam e cruelmente os tratavam, um consolo inestimável, como eu disse, deve, portanto, ter sido transmitido a eles. O Profeta então nos lembra aqui, que seria um testemunho singular sobre o favor de Deus para sua Igreja, quando subverteu Babilônia, e também exorta os fiéis à gratidão: pois é o objetivo de todos os benefícios de Deus que seu nome possa ser celebrado por nós, de acordo com o que Davi diz:

“O que devo prestar ao Senhor por todos os benefícios que ele me concedeu? O copo da salvação tomarei e invoco o nome do Senhor. ” ( Salmos 116: 12. )

Ele então diz, primeiro: Trouxe a Jeová nossa justiça. Aqui, alguns se esforçam ansiosamente para desatar um nó, onde não há; por temerem que a palavra justiça não se apegue ao propósito de estabelecer méritos, eles dizem que a justiça é a remissão de pecados. Então eles explicam as palavras do Profeta: “Deus finalmente revelou sua misericórdia para conosco, e é nossa justiça quando todas as nossas iniqüidades são enterradas”. Mas isso é forçado. Quando o Profeta fala aqui de retidão, ele não quer dizer os méritos pelos quais os judeus deveriam obter o que lhes havia sido prometido; mas justas ele chama de boa causa em relação aos babilônios. Pois a justiça tem vários significados; e quando é feita uma comparação entre os homens, diz-se que Deus produz nossa justiça, quando ele justifica nossa integridade das calúnias dos ímpios. Então Jacó disse:

“O Senhor trará a minha justiça como o amanhecer.”
( Gênesis 30:33 )

Mas, nesse sentido, nossa justiça tem uma referência aos nossos adversários. Portanto, sempre que Davi pedia a Deus que considerasse sua justiça, ele sem dúvida se comparava aos seus inimigos. E a justiça aqui deve ser tomada simplesmente com referência aos babilônios. Pois, embora Deus tivesse punido os judeus como eles mereciam, ainda assim os babilônios eram tiranos cruéis e ladrões perversos. A causa, então, das pessoas escolhidas era justa, em relação a elas. Esta é a razão pela qual ele diz que Deus produziu a justiça deles para o resto amanhã.

Comentário de John Wesley

O Senhor produziu a nossa justiça; vem, e declaremos em Sião a obra do Senhor nosso Deus.

Alguns – Estas palavras são ditas na pessoa dos judeus, possuindo a destruição de Babilônia como obra poderosa de Deus, e um ato de justiça, vingando os erros de seu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *