Estudo de Jeremias 7:4 – Comentado e Explicado

Não vos fieis em palavras enganadoras, semelhantes a estas: Templo do Senhor, templo do Senhor, aqui está o templo do Senhor.
Jeremias 7:4

Comentário de Albert Barnes

O templo do Senhor – repetiu três vezes, para enfatizar a rejeição do clamor sempre nos lábios dos falsos profetas. Na opinião deles, a manutenção do serviço do templo era um encanto suficiente para evitar todo o mal.

Estes – Os edifícios do templo, para os quais Jeremias deve apontar. Os judeus confiam nos edifícios materiais.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 7: 4 . O templo do Senhor são estes Estes portões, nos quais Jeremias foi ordenado a permanecer: então, no Evangelho, o nosso sabor diz: Vejo todas estas coisas? apontando para o templo, do qual uma pedra não deveria ser deixada sobre a outra. A tríplice repetição do templo do Senhor expressa grande veemência e uma extrema presunção nessas pessoas. O profeta em apostrofizar a Judéia, cap. Jeremias 22:29 faz uso de uma repetição tríplice semelhante.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 7: 4 . Não confie em palavras mentirosas – Não se lisonjeie com a opinião de que você pode estar seguro e feliz em outros termos que não os que Deus aponta. Dizendo: O templo do Senhor, etc., são estes – Tanto quanto dizer, Deus colocou seu nome aqui, Jeremias 7:10 , e escolheu esses edifícios imponentes como o local de sua residência peculiar, e que razão existe? acreditar que ele jamais a abandonará e a abandonará para ser destruída por estranhos e idólatras? Assim, Jeremias 18:18 , eles expressam sua confiança de que a lei não pereceria dos sacerdotes, nem conselho dos sábios, nem palavra do profeta. E diz que Miquéias 3:11 se apoia no Senhor, dizendo: O Senhor não está entre nós? Nenhum mal pode vir sobre nós. Estas foram as palavras mentirosas nas quais eles confiaram e contra a confiança nas quais o profeta aqui os adverte solenemente. Targum sugere que a razão da tríplice repetição das palavras, O templo do Senhor, era porque todo judeu era obrigado a visitar o templo três vezes por ano. Mas parece mais provável que sejam assim repetidos, para expressar as alegrias confiantes e reiteradas do templo, que estavam na boca do povo, e sua extrema veemência e presunção irracional.

Comentário de Adam Clarke

O templo do Senhor – No Caldeu, a passagem permanece assim: – “Não confie nas palavras dos profetas mentirosos, que dizem: Antes do templo do Senhor, adoraremos; Antes do templo do Senhor, sacrificaremos; Antes adorareis o templo do Senhor; três vezes no ano em que compareces diante dele. ” Isso o Targumist supõe ter sido a razão pela qual as palavras aqui são repetidas três vezes. Eles parecem expressar a convicção que o povo tinha de que deveriam estar seguros enquanto continuavam os cultos no templo; pois eles supunham que Deus não o abandonaria em mãos profanas. Mas lugares sagrados e símbolos sagrados não são nada aos olhos de Deus quando o coração não está bem com ele.

Comentário de John Calvin

Então o Profeta se aproxima deles quando diz : Não confieis em palavras falsas. Pois se isso não tivesse sido expressamente dito, os judeus poderiam, de acordo com sua maneira usual, ter descoberto alguma evasão: “Perdemos todo o nosso trabalho em celebrar nossas festas com tanta diligência, em deixar nossos lares e famílias se apresentarem? diante de Deus? Não poupamos despesas, trouxemos sacrifícios e gastamos nosso dinheiro; e tudo isso não tem valor diante de Deus? ” Pois os hipócritas sempre ampliam seus trunfos, como encontramos no capítulo quinquagésimo oitavo de Isaías, onde eles expuseram a Deus, como se ele fosse cruel com eles: “Buscamos no dia a dia o Senhor”. A isto, o Senhor respondeu: “Em vão me procuras dia após dia e buscas os meus caminhos”. Por isso, o Senhor desconsiderou a diligência com que os hipócritas procuravam torná-lo propício sem verdadeira sinceridade de coração. É para o mesmo propósito que o Profeta agora acrescenta : Não confieis , etc. É uma antecipação para impedi-los de fazer sua objeção usual: “O que então? O templo foi construído em vão? Mas ele diz: “Deus não é adorado aqui em vão? São palavras de falsidade , quando a sinceridade religiosa está ausente. ”

Vemos, portanto, que os ritos externos são aqui repudiados, quando os homens buscam, de maneira falsa, obter favor diante de Deus, e resgatam seus pecados com falsas compensações, enquanto seus corações continuam perversos. Essa verdade pode ser ampliada, mas, como ocorre frequentemente nos profetas, só a percebo em breve. É suficiente considerar o ponto principal – que, embora os judeus estivessem satisfeitos com o templo, as cerimônias e os sacrifícios, eles se enganavam, pois se vangloriavam de serem falaciosos: “as palavras da falsidade” devem ser entendidas como significando aquela falsa e vaidosa glória na qual os judeus se entregaram, enquanto procuravam afastar a vingança de Deus por ritos externos e, ao mesmo tempo, não fizeram nenhum esforço para voltar a favor, melhorando sua vida.

No que diz respeito às expressões O Templo , etc. , alguns os explicam assim: – eram “palavras de falsidade”, quando disseram que foram ao templo; e assim o complemento é “quando eles disseram que vieram”, pois o pronome demonstrativo é plural. (190) Portanto, eles entendem isso do povo; não que os judeus se chamassem de Templo de Deus, mas que se vangloriam de que foram ao Templo e ali adoraram a Deus. Mas eu concordo com os outros, que explicam isso das três partes do templo. Havia, sabemos, a corte, depois o templo e, por fim, a parte interior, o Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança. Os profetas costumam falar apenas do templo; mas quando falaram claramente da forma do templo, mencionaram a corte, como eu disse, onde as pessoas geralmente ofereciam seus sacrifícios, e depois o lugar sagrado, no qual os sacerdotes entravam sozinhos; e, finalmente, o lugar secreto, que estava mais escondido, e era chamado de Santo dos Santos. Parece então que esta passagem do Profeta deve ser entendida como significando que o povo disse que a corte, o Templo e a parte interior eram os Templos de Deus, como se tivessem um Templo triplo.

Mas devemos observar o desígnio do Profeta, que os intérpretes omitiram. O Profeta então fez essa repetição especialmente porque o Templo era uma defesa tripla para os hipócritas, como uma cidade que, quando cercada, não por uma, mas por três paredes, é considerada inexpugnável. Desde então, os judeus exaltaram seu templo, consistindo em três partes, foi o mesmo que estabeleceram uma parede tripla ou uma muralha tripla contra os julgamentos de Deus! “Nós somos invencíveis; como os inimigos podem chegar até nós? como pode alguma calamidade nos atingir? Deus habita no meio de nós, e aqui ele tem sua habitação, e não um único forte, mas um forte triplo; ele tem sua corte, seu templo e seu Santo dos Santos. ” Agora entendemos por que o Profeta fez essa repetição e usou também o número plural.

Não confieis naqueles que falam falsidade, dizendo:
O templo de Jeová, o templo de Jeová, o templo de Jeová, são estes.

A Septuaginta , o Siríaco e o Árabe , têm “o Templo do Senhor” apenas duas vezes, e o verbo está no número singular: “O Templo do Senhor, o Templo do Senhor.” O verbo é o mesmo na Vulgata , apenas as palavras, como no hebraico, e também no Targum , são repetidas três vezes. A paráfrase deste último é bastante singular: – “Não confie nas palavras dos profetas da falsidade, que dizem: Antes do templo do Senhor adorardes, antes do templo do Senhor sacrificamos, diante do templo do Senhor vós. oferecer elogios; três vezes por ano você aparece diante dele.

“Estes” significam, como Gataker pensa, esses lugares ou edifícios; e Lowth e Blayney pensam o mesmo. A repetição parece denotar a frequência com que os judeus usavam as palavras: eles se gabavam continuamente de ter o Templo de Deus entre eles. “O Profeta”, diz Henry , “repete, porque eles repetiram em todas as ocasiões. Era o cant dos tempos. Se ouviram um sermão do despertar, adormeceram novamente com isso: ‘Não podemos deixar de fazer o bem, pois temos o Templo do Senhor entre nós’. É comum que aqueles que estão mais distantes de Deus se gabem da maior parte do tempo por estarem perto da Igreja. ” – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Confiança = Confiança . Hebraico. batah. App-69.

O templo do SENHOR . Observe a Figura de linguagem Epizeuxis (App-4), para dar grande ênfase, para exibir o fanatismo comum a todos os idólatras.

Comentário de John Wesley

Não confieis em palavras mentirosas, dizendo: O templo do SENHOR, o templo do SENHOR, o templo do SENHOR, são estes.

Dizendo – Como essa era a casa de Deus, eles se lisonjeavam de que ele não permitiria que os caldeus a destruíssem; portanto, o profeta os aconselha a não se enganarem, confiando no templo e em seus edifícios, como as duas cortes e a casa, e santos de santos implicavam na palavra estes, a qual ele aponta com o dedo. A ênfase, nesta tríplice repetição, parece estar relacionada às confiantes e reiteradas manobras do templo, que estavam em suas bocas.

Estes – O profeta parado no portão em que as pessoas entraram, por assim dizer, aponta para os vários edifícios pertencentes ao templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *