Estudo de Jeremias 9:12 – Comentado e Explicado

Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?
Jeremias 9:12

Comentário de Albert Barnes

Pelo que a terra perece … – Essa é a questão proposta para consideração. O profeta convida o homem sábio a explicar sua pergunta; sendo essa pergunta: Por que a terra pereceu? Ele o segue com a afirmação de um fato: “Está seco como o deserto, sem que ninguém possa passar”.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 9: 12-13 . Quem é o homem sábio – Ou, não há um homem sábio que entenda isso? – Nenhum de vocês conhece tão bem a vontade de Deus e os métodos de sua providência, a ponto de poder declarar as razões pelas quais ele deu exemplos tão graves de sua ira contra esta terra? A questão implica que não há, ou muito poucas, que considerem calamidades comuns na causa delas, mas atribuam os castigos divinos ao acaso, sem ver a mão de Deus neles. E o Senhor diz. Porque eles abandonaram minha lei, etc. – Aqui, o próprio Deus declara as razões de seus julgamentos pela boca de seu profeta.

Comentário de Adam Clarke

Quem é o homem sábio – a quem Deus revelou essas coisas? Ele é o homem verdadeiramente sábio. Mas é somente a seu profeta que Deus revelou essas coisas, e o rápido cumprimento das previsões mostrará que o profeta não falou de si mesmo.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta reprova mais profundamente a insensibilidade do povo, porque ninguém atendeu aos julgamentos de Deus; pois, embora fossem aparentes, ninguém os considerava. A questão surgiu de espanto; pois era algo terrivelmente monstruoso, que tão poucas pessoas sabiam que Deus seria o punidor de crimes tão aparentes para todos. Se tivessem uma partícula de entendimento, eles deveriam saber que uma terrível calamidade estava próxima, uma vez que continuaram de muitas maneiras a provocar Deus. E agora que o trabalho do Profeta, depois de ter dito o que deveria ter despertado todos eles, tinha sido tudo em vão; Isso não era duplamente monstruoso? Pois ele passara muito tempo e nunca deixara de chorar; e, no entanto, todos eram surdos; seu ensino era tratado com desprezo.

Daí o seu espanto, quando ele diz: Quem é um homem sábio? ele sugere que dificilmente havia uma em cem a quem o temor de Deus influenciou. Deve-se lembrar, então, que o Profeta reclama do número reduzido de pessoas que perceberam :, que não poderia ser senão que Deus em breve estenderia a mão para punir a maldade que então prevalecia em todos os lugares. No entanto, ele exorta todos os filhos fiéis de Deus a desconsiderarem a altitude, a reunir coragem e a prestar mais atenção à palavra de Deus do que à contumação de todas elas. Há então duas coisas nesta frase; pois a pergunta significa que poucos poderiam ser encontrados entre as pessoas que eram sábias e que aplicaram suas mentes e pensamentos para considerar o estado miserável das pessoas; mas, por outro lado, ele sugere que é verdadeira sabedoria nos servos fiéis de Deus, não desanimar e não seguir a altitude. Ele então sugere que eles são verdadeiramente sábios, que consideram os julgamentos de Deus antes de executá-los abertamente. Há uma frase semelhante nos Salmos 107: 0 : 43; pois o Profeta, depois de ter falado dos julgamentos de Deus, que são visíveis em todo o mundo, exclama:

“Quem é um homem sábio, para que ele possa entender essas coisas?”

como se ele tivesse dito, que embora as obras de Deus, que evidenciam sua bondade e seu julgamento, possam realmente ser observadas em todas as partes do mundo, ainda que todas sejam cegas. O Profeta, por essa exclamação, reprova a insensibilidade dos homens, que ignoram os julgamentos de Deus, embora sejam aparentes diante de seus olhos. Assim também se entende neste mesmo lugar: quem é um homem sábio? Mas devemos observar ainda a segunda coisa, a que me referi, a saber, que todos os fiéis são aqui encorajados, como o Profeta nos ensina, que essa é a regra da sabedoria – para abrir nossos olhos para ver os julgamentos de Deus, que são escondidos do mundo: enquanto outros são atraídos por suas concupiscências ou afundados em seu estupor, o Profeta nos ensina que somos sábios quando consideramos devidamente, como eu já disse, o que o Senhor nos fez saber em a palavra dele. Daí resulta que todos os sábios deste mundo são tolos, que se endurecem tanto, que não percebem na palavra de Deus o que ainda está aberto aos seus olhos. Quem então é um homem sábio, e ele entenderá essas coisas?

Depois, acrescenta: A quem a boca de Jeová falou para declarar isso? Ele reclama aqui que não havia profetas. Ele disse, no início do versículo, que não havia nenhum sábio, porque todos desprezavam as ameaças e os julgamentos de Deus: agora, em segundo lugar, acrescenta, não havia ninguém para despertar as pessoas descuidadas que dormiam em seus pecados. Mas, por essa frase, ele reivindica autoridade para si mesmo; pois, embora estivesse sem associados e assistentes, ele ainda sugere que seu ensino não era, por causa de menor valor: “Seja , diz ele (pois fala por meio de concessão) “beit, que não há profeta para recordar o povo de seus pecados, exortá-lo a arrepender-se, aterrorizar os ímpios: por mais que isso seja, ainda assim o Senhor me designou para ensinar e exortar o povo. ” Vemos, portanto, que o Profeta reivindica por si mesmo autoridade total e completa, embora ele sozinho tenha denunciado a vingança de Deus. Muitos de fato se vangloriavam de serem profetas; mas eles eram apenas falsos bajuladores. Quando o Profeta viu que muitos abusavam do nome e não exerciam o ofício fiel e sinceramente, ele se opôs a todos; como se ele tivesse dito: “Basta que o Senhor me ordene que faça isso; Por isso, eu denuncio esta calamidade, que negligentemente desprezas, porque os falsos mestres o enganam por suas adulações maliciosas.

Quem declarará, diz ele, por que a terra deve perecer e ser assolada como o deserto, para que não haja habitante? Podemos aplicar isso a dois períodos. Pois quando Jeremias falou, o reino ainda estava de pé e, como eu disse, os judeus não estavam tão subjugados que se humilharam diante de Deus: eles ainda estavam se entregando aos seus pecados. Agora, de onde procedeu essa indulgência, exceto por sua condição próspera? No entanto, o Profeta diz que a terra havia perecido, e com justiça; mas ele diz isso, porque ele não julgou o estado do povo de acordo com o que parecia então ser, mas de acordo com o julgamento que ele viu pelo espírito profético estava iminente sobre eles. E podemos estender isso ainda mais; como se Jeremias tivesse dito: “Quando Deus tiver castigado tanto este povo, que possa haver como se fosse um monumento visível da ira celestial; ainda não haverá profetas para lembrá-los de onde esses males procederam. ” De fato, sabemos que foi esse o caso, quando a cidade foi parcialmente queimada e parcialmente demolida, e o templo derrubado: a contumação do povo era tão grande que seus corações eram de pedra e suas mentes de ferro. Havia então uma dureza monstruosa nessa calamidade. Eles realmente choraram por seus males; mas ninguém percebeu que Deus estava executando o que havia denunciado por tantos anos. Pois Jeremias, como dissemos, exerceu seu ofício de ensino por um longo tempo: mas antes de começar, Isaías já havia saído; e antes de Isaías, Miquéias profetizou. Embora, entretanto, as ameaças tivessem sido renovadas diariamente por cem anos, e terrores tivessem sido anunciados, mas não havia ninguém que comparecesse. (244)

Esta passagem, portanto, pode ser assim explicada: – Quando as ameaças parecerem não ter sido anunciadas em vão, ainda assim o povo seria insensível, pois ninguém atenderia nem consideraria o julgamento de Deus: todos de fato sentem seus males, mas ninguém consideraria a mão daquele que os feriu, como é dito em outro lugar. ( Isaías 9:13 .) Qualquer significado pode ser permitido; mas, como penso, o Profeta aqui deplora a dureza e a contumação do povo naquele momento; como se ele tivesse dito que não havia ninguém que considerasse os julgamentos de Deus e que não havia profeta para despertar aqueles que eram torcidos. Porém, como foi afirmado, ele sugere que ele tinha autoridade suficiente, embora não tivesse nenhum associado ou assistente; pois ele havia sido escolhido por Deus e enviado para levar esta mensagem. Segue-se –

Quem é o homem que é sábio, e ele entenderá isso, – e a quem a boca do Senhor falou, e ele a declarará: – Por que destruída é a terra, e devastada como o deserto, sem viajante.

O homem sábio é o mesmo com quem ele falou: e o que ele tinha que entender e declarar era a razão pela qual a terra foi destruída. Então, no versículo seguinte, o próprio Deus, pela boca de seu profeta, torna isso conhecido. O “desperdício feito” é transformado em “queimado” pela Septuaginta e pela Vulgata, mas desolado, ou desolado, pelo Targum, siríaco e árabe; e, sem dúvida, com razão, como “sem viajante”, ou alguém que passa, explica o que se entende: da mesma maneira, “sem morador”, no versículo anterior, é uma explicação de “as cidades de Judá” sendo feitas ” desolado “, ou melhor, inteiramente desolado. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Quem . . . ? Figura do discurso Erotose.

quem . . . ? A elipse é fornecida corretamente.

Comentário de John Wesley

Quem é o homem sábio, que pode entender isso? e quem é aquele a quem a boca do Senhor falou, para que a declare, porque o que a terra perece e é queimada como um deserto, por que ninguém passa?

Quem é – Não existe um homem sábio entre vocês que busque a causa de todos esses julgamentos ameaçados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *