Estudo de Jó 3:23 – Comentado e Explicado

Também João batizava em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água, e muitos vinham e eram batizados.
Jó 3:23

Comentário de Albert Barnes

Por que a luz é dada “a um homem de quem se esconde o caminho?” Ou seja, quem não sabe que caminho seguir e que não vê escapatória da miséria que o cerca.

Em quem Deus se refugiou – Veja Notas, Jó 1:10 . O significado aqui é que Deus o cercou como um muro alto ou cerca viva, para que ele não pudesse se mover livremente. Jó pergunta com impaciência, por que luz, isto é, vida, deve ser dada a um homem assim? Por que ele não deveria morrer? Isso encerra a queixa de Jó, e os versículos restantes do capítulo contêm uma declaração de sua tristeza e do fato de que ele havia sido chamado a sofrer tudo o que já havia apreendido. – No que diz respeito às perguntas aqui propostas por Jó Jó 3: 20-23 , podemos observar que; havia, sem dúvida, muita impaciência da parte dele, e nem um pouco de sentimento impróprio. A linguagem mostra que Jó não era absolutamente sem pecado; mas não o culpemos severamente. O que ele diz é uma “declaração” de sentimentos que frequentemente passam pela mente, embora não sejam expressos com frequência. Quem, em profundas e prolongadas tristezas, não encontrou tais questões surgindo em sua alma – questões que exigiam toda a sua energia e toda a sua firmeza de princípio, e toda a força que ele podia obter pela oração para suprimir? Para as próprias perguntas, pode ser difícil dar uma resposta; e é certo que nenhum dos amigos de Jó forneceu uma solução para a dificuldade. Quando perguntado, por que o homem é mantido na miséria na terra, quando ele ficaria feliz em ser libertado pela morte, talvez os seguintes, entre outros, possam ser os motivos:

(1) Esses sofrimentos podem ser os meios necessários para desenvolver o verdadeiro estado da alma. Esse foi o caso de Jó.

(2) Eles podem ser o castigo adequado do pecado no coração, do qual o indivíduo não estava plenamente consciente, mas que pode ser visto claramente por Deus. Pode haver orgulho, amor pela facilidade, autoconfiança, ambição e desejo de reputação. Tais parecem ter sido alguns dos pecados que assolam Jó.

(3) Eles são necessários para ensinar a verdadeira submissão e mostrar se um homem está disposto a se resignar a Deus.

(4) Podem ser exatamente as coisas necessárias para preparar o indivíduo para morrer. Ao mesmo tempo em que as pessoas frequentemente desejam a morte e sentem que seria um alívio, pode ser para elas a maior calamidade possível. Eles podem estar totalmente despreparados para isso. Para um pecador, a sepultura não contém descanso; o mundo eterno não fornece descanso.

Um desígnio de Deus em tais tristezas pode ser: mostrar aos iníquos quão “intolerável” ele sofrerá no futuro e quão importante é para eles estarem prontos para morrer. Se eles não podem suportar as dores e tristezas de algumas horas nesta curta vida. como eles podem suportar sofrimentos eternos? Se é tão desejável ser libertado das tristezas do corpo aqui, – se for sentida que a sepultura, com tudo o que é repulsivo, seria um lugar de repouso, quão importante é encontrar uma maneira de ser protegido de dores eternas! O verdadeiro lugar de libertação do sofrimento para um pecador não é a sepultura; está na misericórdia de Deus que perdoa, e naquele céu puro para o qual ele é convidado pelo sangue da cruz. Nesse céu sagrado é o único repouso real do sofrimento e do pecado; e o céu será mais doce em proporção à extremidade da dor que é suportada na terra.

Comentário de Thomas Coke

Jó 3:23 . Por que a luz é dada a um homem, etc. – Não há nada para por que a luz é dada, no original. Houbigant supõe que seja repetido do versículo 20; e ele apresenta o presente: Por que àquele homem, cujo caminho é escuro, e interceptou contra ele do céu? Mas Heath, depois de Schultens, apresenta-o da seguinte maneira: Bem, poderia ser adequado ao homem cujo caminho está protegido e a quem Deus fez uma cerca viva?

Comentário de Joseph Benson

Jó 3:23 . Por que a luz é dada a um homem cujo caminho está oculto? – se escondeu dele; quem não conhece o seu caminho, ou seja, qual o caminho a seguir, qual o caminho a seguir para obter conforto em suas misérias ou sair delas. E a quem Deus se refugiouem quem Deus colocou, por assim dizer, em uma prisão, para que ele não visse nenhum caminho ou possibilidade de fuga; mas todo refúgio falha com ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Por quê . . . ? Figura do discurso Elipse. App-6. fornece a sentença da v-20; mas pode ser repetido em Jó 3:22 , “o túmulo” , sobre os versículos: Jó 21:22 como parêntese.

DEUS. Eloah hebraico. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Para um homem cujo caminho está oculto – Quem não sabe o que está diante dele em qualquer mundo, mas está cheio de medos e tremores em relação a ambos.

Deus se envolveu? Deixando-o sem jeito de escapar; e não permitindo que ele visse um passo diante dele. Existe um paralelo exato a essa passagem em Lamentações 3: 7 , Lamentações 3: 9 ; : Ele me protegeu de que não posso sair. Ele me enlaçou com pedras talhadas. O Sr. Good traduz o versículo assim: Para o homem cujo caminho está quebrado e cuja futuridade Deus venceu. Mas não vejo necessidade de se afastar do texto comum, que dá um sentido fácil e natural.

Comentário de John Wesley

Por que a luz é dada a um homem cujo caminho está oculto e a quem Deus se escondeu?

Escondeu – Dele; quem não conhece o seu caminho, qual o caminho a seguir, que caminho seguir para consolar-se em suas misérias.

Encoberto – a quem Deus colocou como se estivesse numa prisão, para que ele não veja nenhuma maneira ou possibilidade de escapar.

Referências Cruzadas

Jó 12:14 – O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.

Jó 19:8 – Ele bloqueou o meu caminho, e não consigo passar; cobriu de trevas as minhas veredas.

Salmos 31:8 – Não me entregaste nas mãos dos meus inimigos; deste-me segurança e liberdade.

Isaías 40:27 – Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?

Lamentações 3:7 – Cercou-me de muros, e não posso escapar; atou-me a pesadas correntes.

Lamentações 3:9 – Ele impediu o meu caminho com blocos de pedra; e fez tortuosas as minhas sendas.

Oséias 2:6 – Por isso bloquearei o caminho dela com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *