Estudo de Jó 4:9 – Comentado e Explicado

Aquela samaritana lhe disse: Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!… {Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.}
Jó 4:9

Comentário de Albert Barnes

Pela explosão de Deus – Ou seja, pelo julgamento de Deus. A figura é tirada do vento quente e ardente, que, varrendo um campo de grão, seca e destrói. Da mesma maneira, Elifaz diz que os ímpios perecem diante de Deus.

E pela respiração de suas narinas – Por sua raiva. As Escrituras freqüentemente falam de respirar indignação e ira; Atos 9: 1 ; Salmo 27:12 ; 2 Samuel 22:16 ; Salmo 18:15 ; Salmo 33: 6 ; notas em Isaías 11: 4 ; notas em Isaías 30:28 ; notas em Isaías 33:11 . A figura provavelmente foi tirada da respiração violenta que é evidenciada quando a mente está sob qualquer emoção forte, especialmente a raiva. Refere-se aqui a qualquer julgamento pelo qual Deus elimine os ímpios, mas especialmente a calamidades repentinas – como uma tempestade ou uma peste.

Comentário de Thomas Coke

Jó 4: 9-10 . Pela explosão de Deus eles perecem, etc. – Pelo sopro de Deus eles perecem; pois, à rajada de sua ira, os rugidos do leão e o rosnar do leão negro são abafados e os dentes dos jovens leões são quebrados. Heath.

Comentário de Joseph Benson

Jó 4: 9-10 . Pela explosão de Deus eles perecem, etc. – Estes dois versículos são assim interpretados por Heath: pelo sopro de Deus eles perecem; pois, com o estrondo da sua ira, os rugidos do leão e o rosnar do leão negro são abafados e os dentes dos jovens leões são quebrados; isto é, pelo mero sopro do descontentamento de Deus, ou por uma calamidade secreta e muitas vezes desconhecida, mas poderosa e irresistível, seus projetos são destruídos e são repentinamente levados, como palha pelo vento, e chegam a um fim assustador. . Nem podem escapar, se eram tão fortes quanto leões, sim, como os mais fortes e mais ferozes deles. Pois quando a ira divina é acesa contra eles, seu poder é imediatamente quebrado, e em um momento eles são cortados e totalmente consumidos. Ele fala de tiranos poderosos, adequadamente comparados aos leões, Ezequiel 32: 2 ; Ezequiel 38:13 ; 2 Timóteo 4:17 , que, embora por um tempo perseguam e oprimam outros homens, ainda assim, no devido tempo, são contidos e esmagados pelo poderoso poder de Deus. Possivelmente, ele poderia pretender acusar secretamente Jó, ou seus filhos, de que, sendo pessoas de grande riqueza e poder, abusaram dela para arruinar seus vizinhos e, portanto, foram justamente cortados.

Comentário de Scofield

respiração

isto é, por Sua ira, como Isaías 30:33 ; Êxodo 15: 8 ; Jó 1:19 ; Jó 15:30 ; Isaías 11: 4 ; 2 Tessalonicenses 2: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

explosão. Hebraico. Neshamah. App-16.

respiração = espírito. Hebraico. ruach. App-9.

narinas. Figura do discurso Anthropopatheia.

Comentário de Adam Clarke

Pela explosão de Deus, eles perecem – Como o vento oriental nocivo e árido sopra e destrói a vegetação, os ímpios perecem sob a indignação do Todo-Poderoso.

Comentário de John Wesley

Pela explosão de Deus eles perecem, e pelo sopro de suas narinas são consumidos.

A explosão – De suas narinas, como se segue; por sua ira, que nos homens se manifesta, nas narinas, por respirações quentes e frequentes ali, por um julgamento secreto, mas poderoso de Deus, eles são assoprados como palha pelo vento.

Referências Cruzadas

Exodo 15:8 – Pelo forte sopro das tuas narinas as águas se amontoaram. As águas turbulentas firmaram-se como muralha; as águas profundas congelaram-se no coração do mar.

Exodo 15:10 – Mas enviaste o teu sopro, e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas volumosas.

2 Reis 19:7 – Ouça! Eu o farei tomar a decisão de retornar ao seu próprio país, quando ele ouvir certa notícia. E lá o farei morrer à espada’ “.

Jó 1:19 – quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “

Jó 15:30 – Não poderá escapar das trevas; o fogo chamuscará os seus renovos, e o sopro da boca de Deus o arrebatará.

Salmos 18:15 – O fundo do mar apareceu, e os fundamentos da terra foram expostos pela tua repreensão, ó Senhor, com o forte sopro das tuas narinas.

Isaías 11:4 – mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios.

Isaías 30:33 – Tofete está pronta já faz tempo; foi preparada para o rei. Sua fogueira é funda e larga, com muita lenha e muito fogo; o sopro do Senhor, como uma torrente de enxofre ardente, a incendeia.

2 Tessalonicenses 2:8 – Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

Apocalipse 2:16 – Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *