Estudo de João 20:11 – Comentado e Explicado

Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
João 20:11

Comentário de E.W. Bullinger

às. Grego. profissionais. App-104.

chorando. Grego. klaio. Veja em João 11:33 .

e = portanto.

Comentário de John Calvin

11. Maria, porém, estava no sepulcro fora. O evangelista agora começa a descrever a maneira pela qual Cristo apareceu tanto para as mulheres quanto para os discípulos, para testemunhar sua ressurreição. Embora ele mencione apenas uma mulher, Mary, acho que é provável que as outras mulheres também a acompanhem; pois não é razoável supor, como alguns fizeram, que as mulheres desmaiaram de medo. Esses escritores desejam evitar uma contradição, mas eu já mostrei que não existe essa contradição.

Quanto às mulheres que permanecem no sepulcro, enquanto os discípulos retornam à cidade, elas não têm direito a uma boa acomodação por esse motivo; pois os discípulos carregam consigo consolo e alegria, mas as mulheres se atormentam com pranto inútil e inútil . Em suma, é apenas a superstição, acompanhada de sentimentos carnais, que os mantém perto do sepulcro.

Comentário de Adam Clarke

Mas Mary ficou do lado de fora – ela permaneceu algum tempo depois que Peter e John voltaram para suas próprias casas.

Comentário de Thomas Coke

João 20: 11-14 . Maria, porém, ficou parada no sepulcro, chorando: A visão mencionada em Mateus e Marcos era de um anjo; o visto por Maria era de dois; assim como Joanna e aqueles que a acompanham. E enquanto o primeiro anjo foi encontrado pelas mulheres ao entrarem no sepulcro, sentadas do lado direito, as duas últimas aparições mencionadas foram abruptas e repentinas. Pois os anjos que Maria Madalena descobriu sentados, um na cabeça e outro nos pés, onde o corpo de Jesus havia sido deitado, não foram vistos por Pedro e João, que antes haviam entrado no sepulcro, e viram todas as partes. disso com atenção; e Joanna, e os que estavam com ela, já haviam passado algum tempo no sepulcro antes de verem algum anjo; quais anjos também parecem ter aparecido para eles em uma atitude diferente daquela vista por Maria Madalena e pela outra Maria. Como o número de anjos e a maneira de sua aparência eram diferentes, da mesma forma eram as palavras ditas a elas pelas mulheres e seu comportamento nessas diversas ocasiões. Maria e Salomé foram apreendidas com medo e fugiram do sepulcro; Joanna e os que estavam com ela ficaram impressionados com reverência e reverência; mas Maria Madalena parece ter ficado tão imersa em tristeza, por não conseguir encontrar o corpo do Senhor, a ponto de ter notado pouca ou nenhuma observação de uma aparência tão extraordinária; ela vê, ouve e responde aos anjos sem nenhuma emoção e sem abandonar o objeto sobre o qual sua mente estava totalmente fixa, até que ela foi despertada de seu transe pela voz conhecida de seu Mestre, chamando-a por seu nome. Mas aqui vamos parar um pouco e indagar – essa aparência poderia ser uma ilusão? Poderia uma mente tão ocupada, tão perdida em uma idéia, assistir ao mesmo tempo à produção de tantas outras de um tipo diferente? Ou poderia a imaginação de Maria ser forte o suficiente para ver e conversar com os anjos, e ainda fraca demais para impressioná-la ou desviar sua atenção de um assunto menos afetante e menos surpreendente? Anjos reais, ela deve de fato ter visto e ouvido, e não os ter considerado; mas as aparições criadas por sua própria imaginação não poderiam deixar de atrair sua atenção. Pois, embora quando estamos acordados, não podemos deixar de perceber as idéias estimuladas em nós pelos órgãos da sensação, ainda assim, na maioria dos casos, está ao nosso alcance dar a eles que grau de atenção achamos adequado; e daí resulta que, quando estamos seriamente empregados em qualquer ação, concentrados em qualquer pensamento ou transportados por qualquer paixão, vemos, ouvimos e sentimos mil coisas, das quais não prestamos mais atenção do que se fôssemos totalmente insensíveis deles: mas para as idéias que não provêm da sensação, mas formadas dentro de nós a partir da operação interna de nossas mentes, não podemos deixar de assistir; porque, em sua própria natureza, eles não podem existir mais do que enquanto nós os atendemos. É evidente que a mente não pode se aplicar à contemplação de mais de um objeto por vez; que, desde que mantenha a posse, exclui ou oculta todos os outros. Maria Madalena, portanto, tendo-se convencido, ao ver a pedra rolar da boca do sepulcro, que algumas pessoas haviam removido o corpo de seu Senhor; em que noção ainda era mais confirmada, após seu retorno ao sepulcro com Pedro e João; e entristecido por estar assim desapontado por pagar seu último dever ao Mestre falecido, cujo corpo (como Pedro, o mais zeloso dele e João, o discípulo mais amado, não sabia nada sobre sua remoção) que ela imaginava ter caído nas mãos dele. inimigos, para serem expostos talvez a novos insultos e indignidades, ou pelo menos para serem privados dos ofícios piedosos que o dever e a afeição de seus seguidores e discípulos estavam se preparando para realizar – Maria Madalena, apaixonada por essa dor inesperada, e abandonando-se a todas as reflexões melancólicas que naturalmente devem surgir dela, com os olhos cheios de lágrimas, e daí discernindo de maneira mais imperfeita, parecendo acidentalmente, e enquanto pensava em outros assuntos, no sepulcro e vendo os anjos poderiam, de acordo com o raciocínio acima exposto, dar pouco cuidado a eles, como não percebendo de repente, e sob uma nuvem de tristeza tão grande, os sinais de qualquer coisa extraordinária essa aparência. Ela poderia levá-los para dois rapazes, que era a forma assumida por aqueles que apareceram para as outras mulheres, sem refletir que era impossível que esses jovens estivessem no sepulcro sem serem vistos por João e Pedro, e improvável que eles deveria ter entrado nele após a partida, sem ter sido observado por ela. Intencionada com o que passava em seu próprio seio, ela não se deu tempo para considerar e examinar objetos externos; e, portanto, não conhecia nem o próprio Cristo, que lhe apareceu da mesma maneira milagrosa; mas, supondo que ele fosse jardineiro, implorou que lhe dissesse, se ele tivesse removido o corpo, onde o havia colocado, para que ela o levasse. Com que pergunta e a resposta feita aos anjos imediatamente antes, podemos perceber o que seus pensamentos eram tão diligentemente empregados, e daí concluir ainda mais, que os anjos não eram as criaturas de sua imaginação, uma vez que claramente não eram os objetos da atenção dela. As aparências, portanto, dos anjos eram reais.

Comentário de Spurgeon

João 20: 11-12 . Maria, porém, ficou do lado de fora do sepulcro, chorando; e, chorando, inclinou-se e olhou para o sepulcro, e viu dois anjos em assento branco, um na cabeça e outro nos pés, onde o corpo de Jesus tinha mentido.

Veja bem, queridos amigos, o amor é muito paciente e perseverante. Os outros discípulos tinham ido embora para casa, mas Maria não, ela fica do lado de fora do sepulcro e ainda espera, pois não pode ir até que tenha visto seu Senhor. O amor, no entanto, tem muitas dores, pois Maria permaneceu sem o sepulcro e chorava. Muitas vezes, seu amor a Cristo o deixa triste quando, por um tempo, perde a presença dele; será uma grande tristeza para você se seu Senhor parece ter se escondido de você. Mas veja como o amor míope é; Maria viu os anjos, que os outros discípulos teriam visto se não tivessem ido para casa. Uma das bem-aventuranças é: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”; e o amor é um dos sinais mais eminentes de pureza. Não me pergunto, portanto, que o amor tenha visto anjos, já que o amor vê o próprio Deus.

João 20:13 . E eles lhe disseram: Mulher, por que choras?

Eles não conseguiam entender as lágrimas de Maria, sua pergunta parecia dizer: “Cristo, o Senhor, ressuscitou dos mortos, e todas as ruas do céu estão tocando aleluias, porque o grande Conquistador voltou carregando os despojos de sua vitória. Por que choras? Não és um daqueles para quem foi feita esta obra redentora? ‘Mulher, por que choras?’ ”

João 20:13 . Disse-lhes: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

Isso foi o suficiente para fazer qualquer um dos entes queridos de Cristo chorar, e se você ouvir um sermão que não tem Cristo, pode muito bem descer pelo corredor chorando e, se alguém perguntar por que você chora, pode responder: “Porque eles levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram. ”

João 20:14 . E quando ela disse isso, voltou-se e viu Jesus em pé, e não sabia que era Jesus.

Uma estranha e triste incredulidade tomou conta dela, e não há nada que cegue os olhos tão rapidamente quanto a incredulidade. Cristo está perto de ti, pobre alma, perto de ti na tua angústia, mas tu não sabes que é Jesus. Abra teus olhos, que Deus, o Espírito Santo, os toque com seu colírio celestial, para que vejas que é o próprio Cristo quem está perto de ti!

João 20:15 . Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? quem tu procuras? Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se você o tiver levado daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei.

Sua suposição estava errada de um jeito, mas certa de outro, pois Jesus é o Jardineiro, e sua Igreja é o seu jardim. Havia um jardineiro em quem caímos; aqui está outro e melhor jardineiro em quem nos erguemos. É ele, e somente ele, quem pode cuidar adequadamente de todas as plantas do plantio da mão direita de seu Pai. Ele é o jardineiro, embora não seja o que Maria supunha, mas que estranho pedido foi para ela fazer: “Se você o tiver levado daqui, diga-me onde o colocou e eu o levarei”. Ela poderia ter levado o corpo de Jesus se ele estivesse lá? Nesse caso, que carga horrível para o seu corpo terno suportar! Ay, mas ela teria feito isso de uma maneira ou de outra; pois, se a fé ri de impossibilidades e clama: “Isso será feito”, é o amor que realmente faz a ação da santa ousadia. A tarefa que parece quase impossível é prontamente realizada quando o espírito é revigorado pelo amor.

João 20:16 . Disse-lhe Jesus Maria.

No simples pronunciamento de seu nome, havia tons que ela não podia confundir; era a música mais doce que ouvira desde a última mensagem de seu Senhor na cruz: “Maria”. “Certamente”, ela deve ter pensado, “era a voz do Mestre me chamando pelo nome!”

João 20:16 . Virou-se e disse-lhe Rabboni; ou seja, Mestre.

Ou “Meu Mestre!” A palavra “Rabboni” significa algo mais que “Mestre”. Maria parece dizer: “Maior e melhor de todos os professores, conheço a tua voz; agora que me chamaste pelo meu nome, reconheço-te e espero ouvir as instruções que estás pronto para me dar.

João 20:17 . Disse-lhe Jesus: Não me toces; porque ainda não ascendi a meu Pai:

“Haverá tempo suficiente para a comunhão que seu coração deseja:” –

João 20:17 . Mas vá a meus irmãos e diga-lhes: Eu ascendo a meu Pai e a seu Pai; e ao meu Deus, e ao seu Deus.

O serviço prático é melhor que o arrebatamento pessoal. Maria teria segurado seu Senhor, mas ele lhe disse: “Vá aos meus irmãos.” Você sempre descobrirá que é melhor e mais seguro fazer o que Jesus diz, quando ele diz e como ele diz. Que mensagem agradável é esta do Cristo ressuscitado! “Ide a meus irmãos e dize-lhes: Eu ascendo a meu Pai e a seu Pai; e ao meu Deus, e ao seu Deus. ”

João 20: 18-19 . Maria Madalena veio e disse aos discípulos que tinha visto o Senhor e que ele havia falado essas coisas com ela. Então, no mesmo dia da tarde, sendo o primeiro dia da semana, quando as portas foram fechadas onde os discípulos estavam reunidos por medo dos judeus, vieram Jesus e ficaram no meio, e disseram-lhes: Paz seja convosco.

Se tivessem mais fé, teriam deixado uma porta aberta para a entrada de Jesus, por mais ansiosos que estivessem em calar os judeus. Receio, queridos irmãos e irmãs, que às vezes também estamos mais ansiosos em excluir os judeus do que em deixar Cristo. Quero dizer, somos muito particulares em tentar esconder nossos próprios problemas e preocupações, mas se levarmos Jesus para dentro, não pensaremos nos judeus, nem em nossos problemas e preocupações; todos eles desaparecerão assim que ele aparecer.

João 20:20 . E quando ele disse isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes quando viram o Senhor.

Isso foi o suficiente para fazê-los felizes. A visão mais alegre do céu, e a visão mais alegre do próprio céu, é ver o Senhor.

João 20:21 . Disse-lhes então Jesus: Paz seja convosco; como meu Pai me enviou, também eu vos envio.

“Eu sou o Messias, o enviado; vocês também serão meus missionários, meus enviados; é apenas outra forma da mesma palavra.

João 20: 22-23 . E depois que ele disse isso, ele soprou sobre eles e disse-lhes: Recebi o Espírito Santo; todos os pecados que você remeter, eles serão remetidos a eles; e cujos pecados retestes, eles são retidos.

Ou seja, “Ao proclamar o meu evangelho, vou apoiar sua mensagem; quando você pregar o perdão de sangue, eu o tornarei eficaz. Quando você declara aos pecadores penitentes que seus pecados foram remidos, assim será; e quando você diz aos que não crêem que já estão condenados, e que, a menos que se arrependam, permanecerão condenados, seus pecados ainda serão retidos. ” O verdadeiro ministro de Deus não fala à parte da Palavra de Deus, e quando ele fala a Palavra de Deus, o Deus da Palavra está ali para torná-la eficaz. Não haverá brutum fulmen, nem raio desperdiçado; cairá na realidade, e o que o servo de Cristo declara, de acordo com as Escrituras, será realmente provado ser verdadeiro.

João 20:24 . Mas Tomás, um dos doze, chamado Didymus, não estava com eles quando Jesus veio.

Possivelmente ele não saiu de uma noite; pode ser que ele fosse um cristão meio morto, como muitas pessoas estão em Londres. Eles acham que fizeram bem se saírem no sábado de manhã, mas à noite – bem, está muito frio para eles, ou devem encontrar outra desculpa para ficar dentro de casa: “Thomas, um dos doze, chamado Didymus , não estava com eles quando Jesus veio. ” Foi uma grande pena, porque Thomas não seria apenas um perdedor por sua ausência, mas ele certamente influenciaria os outros, pois era um apóstolo. Certamente, sempre que possível, nós, líderes da igreja, ministros, diáconos e anciãos, devemos cuidar para que não fiquemos ausentes da casa do Senhor.

João 20:25 . Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor.

Mas ele lhes disse: A menos que eu veja em suas mãos a impressão das unhas e ponha meu dedo na impressão das unhas, e enfiei minha mão na lateral dele, não acreditarei. Há algo de bom nessa declaração de Tomás, pois um homem não é obrigado a acreditar meramente no testemunho de outros. Ele deve, se puder, procurar obter evidências para si mesmo, e como Cristo ainda está vivo, a melhor coisa é ir até ele. Mas também havia muitas coisas que Thomas disse que estavam muito erradas, ele não tinha o direito de exigir que ele visse as marcas de unhas nas mãos de Cristo e, pior ainda, que lhe fosse permitido colocar o dedo nelas e empurrar a mão no lado do Senhor. Havia mais do que um pouco de impertinência sobre esse enunciado, e algo mais do que uma descrença comum; e quando pedimos sinais e maravilhas de Deus e dizemos que não acreditaremos, a menos que os tenhamos, somos culpados de conduta muito presunçosa. Somos obrigados a procurar evidências a respeito de Cristo; mas quando a evidência é suficiente, não devemos, por curiosidade, desejar mais.

João 20:26 . E depois de oito dias novamente seus discípulos estavam dentro, e Tomé com eles.

Isso foi uma melhoria na reunião da noite do dia anterior do Senhor; Thomas tinha aprendido a essa altura o que havia perdido na semana anterior, e estava presente nessa ocasião.

João 20: 26-27 . Então veio Jesus, as portas sendo fechadas, e parou no meio, e disse: Paz seja convosco. Então ele disse a Thomas:

Escolher aquele que mais precisava ser abordado, como o Bom Pastor procurando primeiro as ovelhas doentes: “Então ele disse a Tomé” –

João 20: 27-28 . Chega aqui o teu dedo, e eis minhas mãos; e alcança a tua mão, e a joga ao meu lado; e não sejas infiel, mas crente. E Thomas respondeu e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus.

Foi bem observado que Tomé foi a primeira pessoa que já provou para si a Deidade de Cristo a partir da exibição de suas feridas. Há um bom argumento, que não podemos ficar para explicar neste momento; mas a própria humanidade de Cristo possui a doutrina de sua Deidade; você pode argumentar facilmente de um para o outro. Quão divino ele deve ser quem, em sua condescendência, assumiu nossa natureza!

João 20:29 . Disse-lhe Jesus: Tomé, porque me viste, creste; bem-aventurados os que não viram, e ainda creram.

Essa bem-aventurança pode ser alcançada por todos nós que cremos em Cristo. Aqueles que viveram neste mundo antes da vinda de Cristo viram o seu dia pela fé e foram abençoados; aqueles que viveram em seus dias, e o viram em carne, e confiaram nele, foram abençoados; mas nós que não podemos vê-lo, cremos nele,

são os mais abençoados de todos.

Comentário de John Wesley

Maria, porém, ficou parada diante do sepulcro, chorando; e, chorando, inclinou-se e olhou para o sepulcro.

Mas Maria se levantou – Com mais constância. Marcos 16: 9 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *