Estudo de João 4:47 – Comentado e Explicado

Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer.
João 4:47

Comentário de Albert Barnes

Ele foi até ele – Embora estivesse no alto cargo, ele não se recusou a ir pessoalmente a Jesus para pedir sua ajuda. Ele se sentiu como pai; e acreditando, depois de tudo o que Jesus havia feito, que ele poderia curar seu filho, ele viajou para encontrá-lo. Se os homens recebem benefícios de Cristo, eles devem vir da mesma maneira. Os ricos e os pobres, os altos e os baixos, devem vir pessoalmente como humildes suplicantes e devem estar dispostos a suportar toda a censura que lhes possa ser lançada por terem vindo a ele. Este homem mostrou forte fé em estar disposto a ir a Jesus, mas errou ao supor que Jesus só poderia curar se estivesse presente com seu filho.

Desceria – É provável que os milagres de Jesus até então tivessem sido realizados apenas sobre aqueles que estavam presentes com ele, e esse nobre parece ter pensado que isso era necessário. Um dos projetos de Jesus ao realizar esse milagre foi mostrar a ele que isso não era necessário. Por isso, ele não desceu a Cafarnaum, mas o curou onde estava.

Comentário de E.W. Bullinger

no ponto da morte = prestes a morrer. Não é o mesmo milagre que o do servo do centurião registrado em Mateus 8: 5-12 e Lucas 7: 1-10 . Os dois milagres diferem quanto ao tempo, lugar, pessoa, articulação, defesa, fundamento, doença, do Senhor. resposta e fé do homem, como pode ser facilmente visto comparando os dois com esses detalhes.

Comentário de John Calvin

47. Quando ele ouviu que Jesus havia chegado. Quando ele pede ajuda a Cristo, isso é uma evidência de sua fé; mas, quando ele limita a maneira de Cristo de conceder assistência, isso mostra como ele era ignorante. Pois ele vê o poder de Cristo como inseparavelmente conectado à sua presença corporal, da qual é evidente, que ele não havia formado outra visão a respeito de Cristo além disso – que ele era um Profeta enviado por Deus com tanta autoridade e poder para provar , pela realização de milagres, que ele era um ministro de Deus. Essa falha, embora merecesse censura, Cristo o ignora, mas o censura severamente e, de fato, todos os judeus em geral, em outro terreno, por estarem ansiosos demais para contemplar milagres.

Mas como é que Cristo agora é tão severo, que costuma receber gentilmente outros que desejam milagres? Naquela época, deve ter havido uma razão específica, embora desconhecida para nós, por que ele tratou esse homem com um grau de severidade que não era habitual nele; e talvez ele não olhasse tanto para a pessoa como para toda a nação. Ele viu que sua doutrina não tinha grande autoridade e não era apenas negligenciada, mas totalmente desprezada; e, por outro lado, que todos tinham os olhos fixos em milagres, e que todos os seus sentidos eram apreendidos com estupidez e não com admiração. Assim, o mau desprezo da palavra de Deus, que naquele tempo prevaleceu, o obrigou a fazer essa reclamação.

É verdade que, mesmo alguns dos santos, às vezes, desejavam ser confirmados por milagres, para que não tivessem dúvidas quanto à verdade das promessas; e vemos como Deus, ao atender gentilmente seus pedidos, mostrou que ele não se ofendeu com eles. Mas Cristo descreve aqui uma iniquidade muito maior; pois os judeus dependiam tanto de milagres que não deixaram espaço para a palavra. E primeiro, era extremamente perverso que eles fossem tão estúpidos e carnais que não reverenciassem a doutrina, a menos que tivessem sido despertados por milagres; pois eles devem estar bem familiarizados com a palavra de Deus, na qual haviam sido educados desde a infância. Em segundo lugar, quando milagres foram realizados, eles estavam tão longe de lucrar corretamente, que permaneceram em um estado de estupidez e espanto. Assim, eles não tinham religião, nenhum conhecimento de Deus, nenhuma prática de piedade, exceto o que consistia em milagres.

Com o mesmo propósito é a censura que Paulo traz contra eles, os judeus exigem sinais , ( 1 Coríntios 1:22 .) Pois ele quer dizer que eles estavam irracional e imoderadamente ligados a sinais e pouco se importavam com a graça de Cristo, ou com os outros. promessas da vida eterna, ou o poder secreto do Espírito, mas, pelo contrário, rejeitavam o Evangelho com altivo desdém, porque não tinham prazer em nada além de milagres. Eu gostaria que não houvesse muitas pessoas nos dias atuais afetadas pela mesma doença; mas nada é mais comum do que esse ditado: “Primeiro, que eles façam milagres, (92) e depois daremos ouvidos à sua doutrina”; como se devêssemos desprezar e desprezar a verdade de Cristo, a menos que ela receba apoio de algum outro bairro. Mas, embora Deus os tenha esmagado por uma enorme massa de milagres, eles ainda falam falsamente quando dizem que creriam. Algum espanto externo seria produzido, mas eles não seriam nem um pouco mais atentos à doutrina.

Comentário de Thomas Coke

João 4:47 . Ele – implorou que ele caísse Embora a fé desse nobre no poder milagroso de nosso Senhor tenha sido certamente muito grande, pois ele veio a ele pelo menos um dia de viagem através do país – o que pode ser bastante deduzido em João 4:52. bem como pelos relatos que os melhores geógrafos nos dão sobre a situação de Caná e Cafarnaum; – porém, é claro que não era igual ao de muitos outros mencionados nos evangelhos; pois ele parece ter considerado necessário que Jesus estivesse pessoalmente presente, se ele estivesse disposto a conceder sua petição e realizar a cura.

Comentário de John Wesley

Quando soube que Jesus havia saído da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou que ele desceria e curaria seu filho, pois estava na hora da morte.

Descer – Pois Caná era muito mais alto que Cafarnaum.

Referências Cruzadas

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Marcos 2:1 – Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa.

Marcos 6:55 – Eles percorriam toda aquela região e levavam os doentes em macas, para onde ouviam que ele estava.

Marcos 10:47 – Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! “

Lucas 7:6 – Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

Lucas 8:41 – Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa

João 11:21 – Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.

João 11:32 – Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”.

Atos dos Apóstolos 9:38 – Lida ficava perto de Jope, e quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: “Não se demore em vir até nós”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *