Estudo de João 5:15 – Comentado e Explicado

Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
João 5:15

Comentário de John Calvin

15. O homem foi embora Nada estava mais longe de sua intenção do que fazer de Cristo um objeto de seu ódio, e nada estava mais longe de sua expectativa do que eles iriam se enfurecer tão furiosamente contra Cristo. Sua intenção, portanto, era piedosa; pois ele desejava prestar ao médico a honra que lhe era justificada. Os judeus, por outro lado, mostram seu veneno, não apenas em acusar Cristo de ter violado o sábado, mas em irromper em extrema crueldade.

Comentário de Adam Clarke

O homem partiu e disse aos judeus: Ele não disse que foi Jesus quem ordenou que ele carregasse sua cama, mas foi Jesus quem o curou; e ele os deixou desenhar a inferência, viz. Que este Jesus deve ser o poder milagroso de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 5: 15-16 . O homem partiu, etc. – Felizmente por ter descoberto o autor de sua cura, o homem foi embora e informou inocentemente os judeus disso; talvez porque achasse que era seu dever dar a seu benfeitor a honra do milagre, e acreditasse que os judeus ficariam felizes em ver um profeta tão grande; mas, em vez disso, atacaram Jesus tumultuadamente no templo, e, talvez ou seja, julgou-o diante do sinédrio, com o objetivo de matá-lo, porque, como imaginavam, ele havia profanado o sábado, realizando uma cura sobre ele e ordenando que a pessoa curada levasse sua cama. Parece claro em João 5:33 que, pelos judeus, João 5:16 devemos entender os governantes; nos dizem os mensageiros que foram enviados a João, cap. João 1:19 eram sacerdotes e levitas, pessoas de caráter, que não teriam assumido o cargo, a não ser pela nomeação dos governantes, convocados naquela ocasião, assim como aqui, os judeus. Além disso, o pedido de desculpas que Jesus agora fez por si mesmo é o que deveria ser pronunciado perante os juízes mais capazes, os principais sacerdotes e escribas e os anciãos; pois é uma das defesas mais regulares de seu caráter e missão divina, que pode ser encontrada nos evangelhos em qualquer lugar, compreendendo os principais argumentos em favor de ambos e apresentando-os com a maior força da razão, clareza de método, e concisão de expressão.

Comentário de John Wesley

O homem partiu e disse aos judeus que era Jesus que o havia curado.

O homem foi e disse aos judeus que era Jesus quem o havia curado – Poder-se-ia esperar que, depois de publicar o nome de seu benfeitor, multidões tivessem se aglomerado sobre Jesus, ouvindo as palavras de sua boca, e ter recebido as bênçãos do Evangelho. Em vez disso, eles o cercam com uma intenção hostil: eles até conspiram contra a vida dele, e por uma transgressão imaginada no ponto da cerimônia teria apagado essa luz de Israel. Não vamos nos perguntar então, se nosso bem é mau: se a sinceridade, a benevolência e a utilidade não desarmam a inimizade daqueles que foram ensinados a preferir o sacrifício à misericórdia; e que, desagradando o evangelho genuíno, naturalmente procuram difamar e perseguir os professores, mas principalmente os defensores dele.

Referências Cruzadas

Marcos 1:45 – Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.

João 4:29 – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

João 5:12 – Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar? “

João 9:11 – Ele respondeu: “O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo”.

João 9:15 – Então os fariseus também lhe perguntaram como ele recebera a visão. O homem respondeu: “Ele colocou uma mistura de terra e saliva em meus olhos, eu me lavei e agora vejo”.

João 9:25 – Ele respondeu: “Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! “

João 9:30 – O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *