Estudo de Joel 2:1 – Comentado e Explicado

Tocai a trombeta em Sião, dai alarme no meu monte santo! Estremeçam todos os habitantes da terra, eis que se aproxima o dia do Senhor,
Joel 2:1

Comentário de Albert Barnes

Toque a trombeta – A trombeta estava acostumada a tocar em Sião, apenas para usos religiosos; convocar as congregações para reuniões sagradas, para iniciar o início de seus meses e seus dias solenes com alegria festiva. Agora, em Sião, a fortaleza do reino, a Cidade Santa, o lugar que Deus escolheu para colocar Seu Nome ali, que Ele prometera estabelecer, a trombeta deveria ser usada, apenas para sons de alarme e medo. O alarme não podia penetrar ali, sem ter permeado toda a terra. Com isso, toda a esperança humana de Judá se foi.

Soa um alarme no Meu santo monte – Ele repete o aviso em expressões variadas, para impressionar ainda mais o coração das pessoas e levá-las ao arrependimento. Até o “monte santo” de Deus ecoava com alarmes; a santidade, uma vez concedida a ela, não seria segurança contra os julgamentos de Deus; sim, nele eram antes aqueles julgamentos para começar. Então Pedro disse: “Chegou a hora em que o julgamento deve começar na casa de Deus” 1 Pedro 4:17 . Com o alarme em Sião, o terror se espalhou para todos os habitantes da terra, que estavam com medo de se arrepender. A Igreja de Cristo é predita em profecia sob os nomes de “Sião” e do santo “monte”. É a “pedra cortada sem mãos, que se tornou um grande monte e encheu toda a terra” Daniel 2: 34-35 . Disso se diz: “Vinde e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó!” Isaías 2: 3 . E Paulo diz: “Vós viestes ao monte Sião e à cidade do Deus vivo” Hebreus 12:22 . As palavras são uma regra para todos os tempos. Os julgamentos previstos por Joel representam todos os julgamentos até o fim; a conduta, prescrita em sua abordagem, é um padrão para a Igreja em todos os momentos: “Neste monte, devemos lamentar, considerando o fracasso dos fiéis, nos quais” a iniquidade é abundante, a caridade esfria “. Por enquanto (1450 dC), o estado da Igreja está tão afundado, e você pode ver nela tanta miséria desde a mais má conversa de muitos, que quem queima com zelo por Deus e ama verdadeiramente seus irmãos, deve dizer com Jeremias: “Meus olhos correm com lágrimas noite e dia, e não cessem, pois a filha virgem do meu povo se despedaça com grande brecha” Jeremias 14:17 .

Todos os habitantes da terra tremem – o “Deveríamos ficar perturbados quando ouvirmos as palavras de Deus, repreendendo, ameaçando, vingando, como Jeremias diz: ‘meu coração dentro de mim está quebrado, todos os meus ossos tremem por causa do Senhor. e por causa das palavras de Sua santidade ‘ Jeremias 23: 9 . Bom é o problema que as pessoas, pesando seus pecados, são abaladas pelo medo e tremendo e se arrependem. ”

Pois o Dia do Senhor está próximo – “ O Dia do Senhor” é qualquer dia em que Ele vingar o pecado, qualquer dia do Julgamento, no curso de Sua Providência ou no fim; o dia de Jerusalém dos caldeus ou romanos, o dia do anticristo, o dia do julgamento geral ou particular, sobre o qual Tiago diz: “A vinda do Senhor se aproxima. Eis que o juiz está diante da porta ” Tiago 5: 8-9 .:“ Bem, isso é chamado de “o dia do Senhor”, pois, pela designação divina, vinga os erros cometidos ao Senhor pela desobediência de Seus pessoas.”

Comentário de Thomas Coke

Joel 2: 1 . Toca a trombeta, etc. – O profeta no capítulo anterior descreve os gafanhotos como o exército de Deus; e agora, em busca da mesma metáfora, exorta o povo a se preparar para encontrá-lo, nos mesmos termos como se estivessem alarmados ao se opor a um inimigo, o que sempre era feito ao som da trombeta. A trombeta em Sofonias é a mesma que soa em Joel; e, portanto, ambos proclamam o mesmo evento; – a destruição de Jerusalém sob Nabucodonosor. Ver Sofonias 2: 1-2 . A mesma fome, seca e destruição do Todo-Poderoso são preditas por Jeremias: e de fato a destruição de Jerusalém e o subsequente cativeiro sob Nabucodonosor são mencionados por todos os profetas que viveram desde os dias de Uzias até os de Zedequias; no décimo primeiro ano de cujo reinado a cidade foi sitiada. Veja o Segundo Argumento de Sharpe.

Comentário de Joseph Benson

Joel 2: 1 . Toca a trombeta em Sião – O profeta, tendo descrito no capítulo anterior os gafanhotos e lagartas como um poderoso exército enviado por Deus, em busca dessa metáfora, agora exorta o povo a se preparar para encontrá-lo, nos mesmos termos como se eles ficaram alarmados ao se oporem a um inimigo, o que sempre foi feito ao som da trombeta. O perigo é proclamado desta maneira, Ezequiel 33: 3 ; Ezequiel 33: 5 ; Oséias 5: 8 ; Amós 3: 6 . Os meios naturais costumavam ser usados, para evitar as devastações de gafanhotos; cavas e trincheiras foram cavadas, sacolas foram fornecidas e matéria combustível foi preparada e incendiada: ver Shaw’s Travels, 4to. p. 187. Que todos os habitantes da terra tremam – Que sejam apreendidos com uma terrível apreensão desse julgamento que se aproxima, como se eles vissem um inimigo invadindo seu país.

Comentário de John Wesley

Toca a trombeta em Sião, e tocam um alarme no meu santo monte; tremem todos os habitantes da terra; porque vem o dia do SENHOR, porque está próximo;

Sopre – O profeta continua sua exortação aos sacerdotes, que foram designados para convocar as assembléias solenes.

Comentário de Adam Clarke

Toque a trombeta em Sião – Este versículo também mostra que o templo ainda estava de pé. Todas as assembléias do povo foram reunidas pelo som da trombeta.

O dia do Senhor vem – Essa frase geralmente significa um dia de julgamento ou punição.

Comentário de E.W. Bullinger

Sião . Veja App-68.

soar um alarme. Consulte Pentateuco ( Números 10: 5 , Números 10: 9 ). App-92, Meu. Observe o pronome e veja as notas em Joel 1: 6 , Joel 1: 7 .

montanha sagrada = montanha do meu santuário. piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

o dia do SENHOR. Veja notas em Joel 1:15 . Este é o assunto do livro. Compare Obadias 1:15 . Sofonias 1:14 , Sofonias 1:15 .

o SENHOR . Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de John Wesley

Toca a trombeta em Sião, e tocam um alarme no meu santo monte; tremem todos os habitantes da terra; porque vem o dia do SENHOR, porque está próximo;

Sopre – O profeta continua sua exortação aos sacerdotes, que foram designados para convocar as assembléias solenes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *