Estudo de Joel 2:11 – Comentado e Explicado

À frente do seu exército, o Senhor faz ouvir a sua voz, pois seu batalhão é imenso e poderoso para executar sua palavra. Sim, o dia do Senhor é grandioso e temível! Quem o poderá suportar?
Joel 2:11

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor proferirá Sua voz – O profeta havia descrito longamente a vinda dos julgamentos de Deus, como um poderoso exército. Porém, para que, em meio aos julgamentos, as pessoas devam (como costumam fazer) esquecer o Juiz, ele representa Deus, como comandando este Seu exército, reunindo, ordenando, organizando, dirigindo-os, dando-lhes a palavra, quando e sobre quem deveriam derramar. si mesmos. A presença deles era um sinal dele. Eles não devem antecipar esse comando, nem permanecer. Mas, como um exército aguarda o comando para se mover, e então, a palavra que está sendo dada, continua instantaneamente, então os julgamentos de Deus aguardam o momento preciso de Sua vontade e depois caem. “A voz do Senhor” é usada em outro lugar para o trovão; porque nele parece falar em majestade e terror à alma culpada. Mas aqui a voz se refere, não a nós, mas ao exército, que Ele é imaginado como marshalling; como Isaías, referindo-se talvez a esse lugar, diz: “O Senhor dos exércitos reúne o exército da batalha” Isaías 13: 4 .

Deus falou, e Seu povo não havia obedecido; agora ele não fala mais com eles, mas com seus inimigos. Ele chama os medos e persas: “Meus santificados, meus poderosos” Isaías 13: 3 , quando deveriam exercer Seus julgamentos sobre Babilônia; e nosso Senhor chama os romanos de exércitos. “Ele enviou seus exércitos, destruiu aqueles assassinos e incendiou sua cidade” Mateus 22: 7 . Então siga como o triplo campo de terror. “Porque o acampamento dele é muito grande.” Todos os instrumentos com os quais Deus pune o pecado são retratados como Seu único acampamento, cada um indo, como Ele ordena: “Quem produz o exército do céu em número: Ele os chama todos por nomes, pela grandeza de Sua força, para que Ele é forte em poder; ninguém falha ” Isaías 40:26 . Pois ele é “forte, que executa Sua palavra” ou “para” (Seu acampamento) é “forte, executando Sua palavra”. Por mais fracos que Seus instrumentos sejam em si mesmos, eles são poderosos quando cumprem Seus mandamentos, pois Ele os capacita, como Paulo diz: “Tudo posso fazer por meio de Cristo me fortalecendo” Filemom 4:13 . “Pois o dia do Senhor é grande”, ótimo, por causa das grandes coisas nele feitas. Como esses são chamados de dias maus, “um tempo ruim”, no qual o mal chega; como é chamado “um tempo aceitável”; em que podemos ser aceitos; portanto, o dia do julgamento de Deus é “grande e muito terrível”, devido aos grandes e terríveis atos de Sua justiça nele praticados. quem pode tolerar isso? A resposta está implícita na pergunta. “Ninguém, a menos que Deus o habilite.”

Este é o fim da aflição ameaçada. O fechamento, muito além de qualquer flagelo passageiro de qualquer destruidor, gafanhoto ou exército criado, sugere mais o que já foi dito, que o profeta está falando de todo o conjunto dos julgamentos de Deus até o Dia do Julgamento.

: “O Senhor diz que enviará um anjo ao som da trombeta, e o apóstolo declara que a ressurreição dos mortos ocorrerá no meio do som da trombeta. Também no Apocalipse de João, lemos que os sete anjos receberam sete trombetas e, como soavam em ordem, foi feito o que as Escrituras descrevem. Os sacerdotes e mestres, portanto, são convidados a erguer a voz como uma trombeta em Sião, isto é, a Igreja, para que todos os habitantes da Terra possam ser perturbados ou confundidos, e essa confusão pode atraí-los para a Salvação. “No dia do Senhor”, entenda o dia do julgamento ou o dia em que cada um sairá do corpo. Pois o que será para todos no dia do julgamento, isso é cumprido em cada um no dia da morte. É um “dia de trevas e trevas, um dia de nuvens e de trevas densas”, porque tudo estará cheio de punição e tormento.

O grande e forte povo dos anjos virá, para render a cada um segundo suas obras; e quando a manhã que amanhece toma as montanhas, assim começa o julgamento pelos grandes e poderosos, para que “os homens poderosos sejam atormentados poderosamente” (Sab. 6: 6). “Nunca houve algo assim, nem haverá mais depois disso.” Pois todos os males contidos nas histórias antigas e que aconteceram às pessoas, pela inundação do mar ou pelo transbordamento de rios, ou pela pestilência, doença, fome, bestas selvagens, devastação de inimigos, não podem ser comparados ao dia do julgamento. “Um fogo devora, ou consome antes” deste povo, para consumir em nós “feno, madeira, restolho”. De onde se diz de Deus: “teu Deus é um fogo consumidor” Deuteronômio 4:24 . E “depois” dele “uma chama queima”, para não deixar nada impune. quem quer que este povo não toque, nem encontre nele o que será queimado, será comparado ao jardim de Deus e ao paraíso do prazer, isto é, do Éden. Se queimar algum, reduzirá esse deserto (como se fosse) a pó e cinzas, nem poderá escapar de sua fúria.

Pois eles correrão de um lado para o outro para torturar aqueles sobre os quais receberão poder, como cavaleiros que voam de um lado para outro. Seu som deve ser terrível, como “carros” apressando-se por lugares planos, e no topo das montanhas eles saltarão ”, desejando atormentar todos os que são elevados e estão no alto da Igreja. E uma vez que “diante deles há um fogo que devora”, eles destruirão tudo, “como o fogo devora a palha”. Eles devem punir “como um povo forte em ordem de batalha”. Tal será o medo de todos, como a consciência dos pecadores, de que ninguém brilhe ou tenha qualquer brilho de alegria, mas seu rosto será transformado em escuridão. Não se desviarão, cumprindo o ofício que lhes é ordenado, mas cada um deles continuará com as punições aos pecadores que lhe foram confiados. Na presença daquele povo, “a terra tremerá e os céus tremerão. Pois o céu e a terra passarão, mas a palavra do Senhor durará para sempre. ” O sol e a lua também não suportarão ver os castigos dos miseráveis, removerão e, por luz brilhante, serão envoltos em terríveis trevas. “As estrelas também retiram seu brilho”, na medida em que o santo também não deve, sem medo, contemplar a presença do Senhor. Em meio a tudo isso, “o Senhor proferirá sua voz” diante de seu exército. Pois assim como os babilônios, em punir Jerusalém, são chamados exército de Deus, assim os anjos maus (dos quais está escrito: “Ele lançou sobre eles a ferocidade de Sua ira, ira, indignação e angústia, enviando anjos maus). entre eles, o Salmo 78:49 ) é chamado exército de Deus e Seu acampamento, na medida em que fazem a Vontade de Deus.

O Dia do Senhor é grande e terrível – Dos quais está escrito, em outro lugar, “para que fim você deseja o Dia do Senhor? são trevas e não são leves e muito terríveis ”(de Amós 5:18 ), e poucas ou nenhuma podem suportá-la, mas fornecerão algum fundamento de severidade contra si mesmo.

Comentário de Thomas Coke

Joel 2:11 . Perante o seu exército, etc. – Perante o seu exército, para que o seu acampamento seja muito grande, seja forte para executar o seu comando do dia, etc.

Comentário de Joseph Benson

Joel 2:11 . E o Senhor proferirá sua voz diante de seu exército – Deus, que pode tornar as partes mais cruéis da criação os instrumentos de sua vingança, é aqui introduzido de maneira subliminar, como um líder ou general, comandando e animando esse exército por sua voz. Pois seu acampamento é muito grande – isto é, seu exército é muito grande e terrível, causando todo o caos que ele ordena e em qualquer lugar. Pois o dia do Senhor é grande, etc. – O tempo dos julgamentos particulares de Deus, bem como o de seu julgamento geral, é comumente expresso no dia do Senhor, sendo o primeiro uma representação sincera e imperfeita do segundo.

Comentário de Scofield

o exército dele

Para Joel 2:10 inclusive, o exército invasor é descrito; em Joel 2:11 exército de Jeová. Este “exército” é descrito, Apocalipse 19: 11-18 . O chamado ao arrependimento é baseado na promessa de libertação do Senhor, Joel 2: 12-17 . Nos versículos Joel 2: 18-20 , temos a libertação ( Joel 2:20 ); veja “Armagedom” (Veja Scofield “ Apocalipse 16:14 “) e bênção do reino nos versículos Joel 2: 21-27 . Joel 2: 28-32 dá o derramamento do Espírito, e Joel 2: 29-32 os sinais cósmicos que precedem o dia do Senhor. Veja Scofield ” Apocalipse 19:11 “.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR proferirá a sua voz perante o seu exército; porque o seu arraial é muito grande; porque é forte quem executa a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e muito terrível; e quem pode tolerar isso?

Pronuncie sua voz – convoque-os e incentive-os como general a seus soldados.

Seu exército – De gafanhotos e insetos, e de caldeus significados por estes.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor proferirá sua voz – Uma força tão poderosa parece convocada pelo Todo-Poderoso, e o barulho que eles fazem quando anuncia anuncia sua aproximação, ainda que longe.

Comentário de E.W. Bullinger

ótimo, etc. Compare Joel 2:31 . Jeremias 30: 7 . Amós 5:18 . Sofonias 1:15 .

quem pode tolerar isso? Consulte Pentateuco ( Números 21:23 ). App-92. Compare Jeremias 10:10 . Sofonias 1:14 . Malaquias 3: 2 .

Comentário de John Wesley

E o SENHOR proferirá a sua voz perante o seu exército; porque o seu arraial é muito grande; porque é forte quem executa a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e muito terrível; e quem pode tolerar isso?

Pronuncie sua voz – convoque-os e incentive-os como general a seus soldados.

Seu exército – De gafanhotos e insetos, e de caldeus significados por estes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *