Estudo de Jonas 4:1 – Comentado e Explicado

Jonas ficou profundamente indignado com isso e, muito irritado,
Jonas 4:1

Comentário de Albert Barnes

E Jonas ficou muito descontente – era um zelo sem moderação. O próprio profeta registra isso como tal, e como ele foi reprovado por isso. Ele, como muitos de nós, governaria o mundo de Deus melhor do que o próprio Deus. Míope e presunçosa! No entanto, não é míope do que aqueles que, de fato, brigam com a providência de Deus, a existência do mal, a confusão do bem, “os muros da prisão de obstáculos e provações”, no que faríamos pela glória de Deus. O que é todo descontentamento, senão raiva de Deus? A maravilha é que o rebelde era um profeta! “O que ele desejava não era injusto por si só, que os ninivitas fossem punidos por seus pecados passados, e que a sentença de Deus pronunciada contra eles não deveria ser lembrada, embora se arrependessem. Pois assim o juiz pendura o ladrão por roubo, porém ele se arrepende. Ele pecou, ??porque disputou com Deus. Que ele atire a primeira pedra, que nunca se regozijou com a derrubada dos inimigos de seu país, nem se alegrou, em uma guerra comum, por terem perdido tantos soldados quanto nós. Como se Deus não tivesse instrumentos suficientes à Sua vontade! Ou como se Ele precisasse que os assírios punissem Israel, ou a única nação, cujos exércitos são o terror da Europa, nos punisse, de modo que, se eles perecessem, Israel deveria, portanto, ter escapado, embora perseverasse no pecado, ou nós!

E ele estava muito zangado – ou, pode ser, “muito triste”. A palavra expressa também a emoção do sofrimento ardente, como quando Samuel se entristeceu com a rejeição de Saul, ou Davi com “a brecha em Uzá” 2 Samuel 6: 8 ; 1 Crônicas 13:11 . De qualquer maneira, ele estava descontente com o que Deus fez. No entanto, Samuel e Davi levaram as ações de Deus a sério; mas Samuel e Davi ficaram tristes com os julgamentos de Deus; Jonas, pelo que para os ninivitas era misericórdia, somente em relação ao seu próprio povo parecia envolver julgamento. As escrituras dizem que ele estava descontente, porque os ninivitas foram poupados; mas não, por que isso o desagradou. Pensa-se que era ciúme da glória de Deus entre os pagãos, como se os ninivitas pensassem que Deus em cujo nome ele falou não tinha conhecimento certo do que estava por vir; e de modo que sua culpa era desconfiar da sabedoria ou poder de Deus para justificar Sua própria honra. Mas parece mais provável que tenha sido um patriotismo equivocado, que idolatrava o bem-estar dele e do povo de Deus, e desejava que seu inimigo, o instrumento designado para seu castigo, fosse ele próprio destruído. Silêncio sobre as Escrituras, não podemos saber com certeza. Jonas, sob a inspiração de Deus, relata que Deus o declarou errado. Tendo incorrido na repreensão de Deus, ele foi descuidado com o julgamento dos homens e deixou seu próprio caráter aberto aos duros julgamentos das pessoas; ensinando-nos uma santa indiferença à opinião do homem e, em nossa ignorância, cuidado para não julgar desagradável.

Comentário de Thomas Coke

Jonas 4: 1 . Mas isso desagradou muito a Jonas . Vendo que o que ele havia predito contra os ninivitas não aconteceu, Jonas ficou com medo, para que ele não passasse por um falso profeta e um enganador, seu ministério seria desprezado e sua pessoa exposta à violência dos ninivitas. . Ele era, portanto, muito irritado e impaciente, e exprime suas queixas no versículo seguinte. Certamente não há razão para ser solícito quanto à justificação de Jonas. Não afeta a bondade de Deus, ou a verdade das Escrituras, que caracteres imperfeitos são empregados para comunicar os mandamentos divinos.

Comentário de Joseph Benson

Jonas 4: 1-3 . Mas isso – A paciência divina em poupar Nínive; desagradou Jonah excessivamente – “Vendo que o que ele havia predito contra os ninivitas não aconteceu, ele teve medo de não passar por um falso profeta e um enganador, seu ministério ser desprezado e sua pessoa exposta à violência dos ninevitas. Ele era, portanto, muito irritado e impaciente, e exprime suas queixas no versículo seguinte. ” E ele orou ao Senhor – Ele proferiu exposições e reclamações em sua oração a Deus, onde ele pediu uma desculpa por sua desobediência anterior aos mandamentos de Deus. Ó Senhor, não foi este o meu ditado – Eu não pensei nisso, e suponho que fosse o caso, que o teu perdão contradisse a minha pregação? Portanto, eu fugi antes para Társis – Nomeadamente, para evitar chegar a esta mensagem, pois sabia que você é um Deus gracioso – sabia pelas declarações que mais loucas a Moisés ( Êxodo 34: 6 ) e por vários exemplos de tua misericórdia. , que você nem sempre executa as punições que ameaça contra os pecadores; sendo movido por tua bondade e misericórdia essenciais para poupá-las. Portanto agora, ó Senhor, tome, peço-lhe, minha vida de mim: “Não posso sobreviver à confusão de ver minha previsão vã e sem efeito; Não suporto viver sob a imputação de ser um falso profeta. ” Pois é melhor para mim morrer do que viver – Podemos aprender com isso, que Jonas era naturalmente um homem de temperamento impaciente e apressado; pois aqui ele se mostra extremamente irritado, sem justa causa. Pois não parece que os ninivitas o tivessem desprezado ou o tivessem visto como um falso profeta, embora a cidade não tivesse sido destruída; porque o fato de recorrerem ao jejum, à humilhação e ao se desviar de seus maus caminhos, era para evitar a ira de Deus, para que ele se arrependesse e se afastasse de sua ira feroz, e eles não pereceriam; ver Jonas 3: 9 ; e, portanto, eles provavelmente atribuiriam a preservação da cidade a isso sua humilhação e arrependimento, e ainda consideravam Jonas como alguém que foi divinamente encomendado. De modo que ele realmente foi movido para essas expressões apaixonadas e exclamações puramente por sua própria disposição apressada, e não por qualquer causa justa dada a ele.

Comentário de Scofield

arrependido

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “)

Comentário de Spurgeon

Jonas 4: 1 . Mas isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou muito zangado.

Um bom profeta isso! Jonah era um homem de disposição um tanto feia, mas acho que ele foi mal compreendido. Ele era o verdadeiro filho de Elias, o profeta do fogo. Elias era um servo severo e severo do Senhor, que achava que as indignidades que haviam sido feitas a Jeová mereciam punição instantânea e terrível; e ele parecia quase desejar ver aquele castigo infligido, como acusava o povo a Deus, dizendo: “os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu, apenas eu, sou deixado; e eles buscam minha vida, para tirá-la. ” Ele era bravamente severo por Deus, e Jonas foi moldado em um molde semelhante. Ele parecia sentir: “Fui enviado por Deus para dizer a essas pessoas que elas serão destruídas por seus pecados. Agora, se eles não forem destruídos, será pensado que eu não preguei a verdade e, o que é muito mais sério, será pensado que Deus não cumpre sua palavra. ” Todo o seu pensamento foi retomado com a honra de Deus, e sua própria honra como envolvida na do Senhor. Hoje em dia, há muitas pessoas que parecem pensar tudo no homem e muito pouco em Deus; e, conseqüentemente, caem em erros graves. Jonas, pelo contrário, pensava em tudo em Deus e muito pouco em homens. Ele cometeu um erro ao fazê-lo, e havia uma falta de equilíbrio de julgamento, mas o erro de Jonah é tão raramente cometido que estou meio inclinado a admirá-lo em contraste com o erro do outro lado. Ele achava que seria melhor para Nínive ser destruída do que para a veracidade de Deus ser comprometida, mesmo por um único momento. Deus não quer que levemos longe demais a preocupação por sua honra; mas somos criaturas tão pobres que, muitas vezes, quando estamos a uma polegada do curso certo, caímos na armadilha do inimigo. Foi assim com Jonas, quando ele ficou extremamente descontente e muito zangado com o que Deus havia clonado ao poupar o povo arrependido de Nínive.

Jonas 4: 2 . E ele orou ao Senhor, e disse: Eu te peço, ó Senhor, não era este o meu ditado, quando eu ainda estava em meu país? Por isso, fugi antes para Társis; pois sabia que tu és um Deus gracioso, e misericordioso, lento para irar-se e de grande bondade, e te arrependes do mal.

Era como se ele tivesse dito ao Senhor: “Fui e fiz as tuas ordens, e disse aos ninivitas que eles seriam destruídos; mas eu sabia em meu coração que, se eles se arrependessem, você não cumpriria sua ameaça, e agora você é muito gentil e gentil com essas pessoas perversas. ” É uma coisa estranha, não é, que Jonas estava com raiva porque sua mensagem foi abençoada para seus ouvintes? Como um bom comentarista diz: “Quando Cristo vê o trabalho de sua alma, ele fica satisfeito; mas quando Jonas viu o trabalho de sua alma, ficou insatisfeito. ” Alguns homens deixam de pregar porque não conseguem; mas aqui estava alguém que estava pronto para desistir porque conseguiu. É estranho que um homem tão bom como Jonas tenha caído em um estado mental tão tolo; mas Deus ainda tem muitos filhos imprudentes. Você pode encontrar um se procurar no lugar certo; Quero dizer, em um espelho. Às vezes somos todos tolos; e deve-se lembrar que, embora Jonah fosse tolo e errado em certos aspectos, há esse traço redentor em seu caráter, – talvez nunca tivéssemos conhecido a história de sua loucura se ele não a tivesse escrito. Isso mostra como o profeta era um homem de coração verdadeiro, que ele acabou de revelar seu verdadeiro caráter nesta Torre. Biografias de homens raramente são verdadeiras, porque os escritores não conseguem ler o coração daqueles a quem descrevem; e se pudessem lê-los, não gostariam de imprimir o que veriam lá. Mas aqui está um homem, inspirado por Deus para escrever sua própria biografia, e ele nos fala desse triste trecho de loucura, e não tenta nem um pouco atenuar o mal dela. Agora vá para uma porção muito diferente das Escrituras, Romanos 5

Esta exposição consistia em leituras de Jonas 3; Jonas 4: 1-2 ; e Romanos 5.

Comentário de John Wesley

Mas isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou muito zangado.

É – A paciência divina poupando Nínive.

Comentário de Adam Clarke

Mas isso desagradou Jonas excessivamente – Esse profeta apressado, e de fato imprudente, ficou irritado porque sua previsão não foi cumprida. Ele tinha mais respeito por seu alto senso de sua própria honra do que pela bondade e misericórdia de Deus. Ele parecia se importar pouco se seiscentas e vinte mil pessoas foram destruídas ou não, para que ele não passasse por um enganador, ou um que denunciasse uma falsidade.

E ele estava com muita raiva – porque a previsão não foi literalmente cumprida; pois ele perdeu totalmente de vista a condição.

Comentário de E.W. Bullinger

descontente = irritado. Não a desobediência de uma criança, mas o descontentamento de um homem de Deus, por uma razão grande e suficiente para ele. Agora que Nínive foi poupado, afinal poderia ser usado como a vara de Deus para Israel e, assim, destruir a esperança que ele tinha em Israel em 2 Reis 14: 25-21 . Ver nota em Jonas 3: 5 e p. 1247

Comentário de John Wesley

Mas isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou muito zangado.

É – A paciência divina poupando Nínive.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *