Estudo de Josue 22:29 – Comentado e Explicado

Longe de nós o pensamento de querer revoltar-nos contra o Senhor, desviando-nos hoje dele por termos construído um altar para holocaustos, oblações e sacrifícios, fora do altar que está diante da morada do Senhor, nosso Deus!
Josue 22:29

Comentário de Thomas Coke

Ver. 29. Deus proíba que nos rebelemos contra o Senhor, etc. – Eles concluem, quando começaram, protestando da maneira mais sagrada diante de Deus, que eles têm um total aversão à própria idéia, da menor tendência à rebelião contra Jeová; ou, como a paráfrase de Chaldee, tanto aqui como nos versículos anteriores, a tem contra a palavra do Senhor. Assim terminou a conferência em favor dos israelitas além do Jordão: quão admirável é a brandura com que seu apologista judicioso repele as mais terríveis suspeitas e as acusações mais ignominiosas! usando para esse propósito nenhuma resposta ofensiva, arrogância excessiva ou linguagem ofensiva. Felizes aqueles que podem imitar o exemplo amável, e têm virtude suficiente para nunca se oporem aos falsos julgamentos que lhes foram proferidos, e às acusações infundadas que sofrem, nada mais que provas demonstrativas de sua inocência e do tratamento injusto com que se deparam! Uma atenção mais atenta a essa máxima muitas vezes teria poupado aos cristãos a vergonha de se esforçarem mais para atacar seus adversários do que para recuperá-los, informando seus entendimentos. Veja Legat Divino. vol. 4: p. 15, etc.

Nota; (1.) Devemos ter cuidado não apenas para agir simplesmente diante de Deus, mas para fazer nossa integridade aparecer diante dos homens. (2.) A perpetuação dos meios da graça para a nossa posteridade é o melhor método que podemos adotar para protegê-los nos caminhos de Deus. (3.) Aqueles que negligenciam as ordenanças da adoração de Deus, logo serão apóstatas da sua verdade.

Comentário de Adam Clarke

– These words not only express their strong abhorrence of this crime, but also show that without God they could do no good thing, and that they depended upon him for that strength by which alone they could abstain from evil. Deus proíba que nos rebelemos – Essas palavras não apenas expressam sua forte aversão a esse crime, mas também mostram que sem Deus elas não poderiam fazer nada de bom, e que dependiam dele para a força pela qual somente elas poderiam se abster do mal.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus proíba = longe de nós.

Referências Cruzadas

Gênesis 44:7 – Mas eles lhe responderam: “Por que o meu senhor diz isso? Longe dos seus servos fazer tal coisa!

Gênesis 44:17 – Disse, porém, José: “Longe de mim fazer tal coisa! Somente aquele que foi encontrado com a taça será meu escravo. Os demais podem voltar em paz para a casa do seu pai”.

Deuteronômio 12:13 – Tenham o cuidado de não sacrificar os seus holocaustos em qualquer lugar que lhes agrade.

Josué 22:23 – Se construímos nosso próprio altar para nos afastarmos do Senhor e para oferecermos holocaustos e ofertas de cereal, ou sacrifícios de comunhão sobre ele, que o próprio Senhor nos peça contas disso!

Josué 22:26 – “É por isso que resolvemos construir um altar, não para holocaustos ou sacrifícios,

Josué 24:16 – Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Reis 21:3 – Nabote, contudo, respondeu: “O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais! “

2 Reis 18:22 – Mas, se vocês me disserem: “Estamos confiando no Senhor nosso Deus”; não é ele aquele cujos santuários e altares Ezequias removeu, dizendo a Judá e Jerusalém: “Vocês devem adorar diante deste altar em Jerusalém? “

2 Crônicas 32:12 – Mas não foi o próprio Ezequias que retirou os altares desse deus, dizendo a Judá e a Jerusalém: ‘Vocês devem adorar diante de um só altar e sobre ele queimar incenso’? “

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 9:14 – E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *