Estudo de Juízes 11:11 – Comentado e Explicado

E Jefté partiu com os anciãos de Galaad. O povo proclamou-o seu chefe e general, e Jefté repetiu diante do Senhor, em Masfa, tudo o que acabara de dizer.
Juízes 11:11

Comentário de Albert Barnes

Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá – Esta frase designa a presença do tabernáculo, ou da arca, ou do sumo sacerdote com Urim e Tumim, Juízes 20:26 ; Juízes 21: 2 ; Josué 18: 8 ; 1 Samuel 21: 7 . O sumo sacerdote esperava Jefté com o éfode, e possivelmente a arca, em sua própria casa (ver Juízes 20:18 aqui). Um traço da afirmação de Jefté de unir todo o Israel sob seu domínio é encontrado em Juízes 12: 2 , e respira por toda a sua mensagem ao rei dos amonitas. Ver Juízes 11:12 , Juízes 11:15 , Juízes 11:23 , Juízes 11:27 .

Comentário de Thomas Coke

Juízes 11:11 . Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor É evidente a partir dessas palavras que Jefté era um homem de verdadeira religião e tinha um sério respeito por Deus; desde que, embora o povo tivesse feito tudo o que era necessário da parte deles, ele não empreenderia nada sem a aprovação de Deus; uma observação que será útil quando considerarmos o cumprimento de seu voto. De fato, a embaixada que ele enviou ao rei de Amon, Juízes 11:12, serve para provar que ele não era apenas piedoso.

Reflexões. – Muitos dias haviam se passado durante os quais Jefté sofreu um exílio desconfortável; mas, notando a fama de sua coragem, na angústia dos filhos de Amom, os homens de Gileade os enfrentaram a Jefté. Portanto,

1. Eles lhe enviaram uma embaixada honrosa para convidá-lo a assumir o comando de seus exércitos. Eles foram colecionados, mas queriam uma cabeça, como a que ele próprio mostrara, um homem de conduta e coragem; por isso, exortam-no a não lhes negar. Nota; As providências que são, para a aparência, nossos maiores infortúnios, são muitas vezes necessárias para nos ajustar ao trabalho para o qual Deus nos designa.

2. Jefté, a princípio, os repreende com seu mau uso dele. Deveria parecer que seus irmãos estavam na embaixada ou que os anciãos da cidade haviam conspirado com a violência que o mostrava. Como deve parecer, que não foi o respeito por ele, mas em relação a si mesmos, que produziu o convite, ele poderia recusar-se a ir. Nota; Na angústia da alma, os homens recorrerão aos ministros e povo de Deus que antes eles insultavam.

3. Eles reconhecem o seu mau trato, e pedem que ele o perdoe e esqueça, e que acompanhe seu exército; e, como a melhor recompensa que puderem, ofereça-lhe o capitão-geral de sua tribo. Nota; (1.) O mínimo que podemos fazer quando ferimos alguém é pedir perdão. (2.) Nunca devemos desprezar ou pisar em ninguém; pois não sabemos quanto precisamos dele antes de morrer.

4. Generoso demais para reter ressentimento, embora justo, ele consente em ajudá-los em seu sofrimento; mas primeiro as pergunta solenemente a respeito de sua oferta: se eles realmente o tornariam seu governante se o Senhor os abençoasse com sucesso? Eles confirmam o que disseram com as garantias mais positivas, pelas quais apelam a Deus; sobre isso, portanto, ele os acompanha até Mizpá. Nota; (1.) Em tudo o que tomamos em mãos, devemos reconhecer as bênçãos de Deus. (2.) Cristo, que lutou por nós, deve governar dentro e sobre nós. (3) Nenhuma lesão deve nos tornar implacáveis; devemos perdoar, como esperamos ser perdoados.

5. O todo é reconhecido solenemente em Mizpá entre Jefté e a assembléia. Ele então coloca o assunto diante do Senhor, orando por direção e sucesso no árduo empreendimento. Nota; (1) É provável que essa tarefa termine bem, iniciada com fervorosa oração. (2.) Em nossos acordos, é bom ser explícito e solene, que depois não haja espaço para retroceder.

Comentário de E.W. Bullinger

com. Alguns códigos, com três edições impressas anteriores, leem “até” .

diante do Senhor = na presença de Jeová.

em Mizpeh. Compare Juízes 10:17 .

Comentário de Adam Clarke

Jefté foi com os anciãos – os anciãos o escolheram por sua cabeça; mas, para ser válida, essa escolha deve ser confirmada pelo povo; portanto, diz-se, o povo o fez cabeça. Mas mesmo isso não completou o negócio; Deus deve ser trazido como parte dessa transação; e, portanto, Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor – os termos feitos com os anciãos e o povo sobre o qual ele havia aceitado o comando do exército; e, tendo certeza da aprovação divina, ele começou o trabalho com confiança.

Comentário de John Wesley

Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs como chefe e capitão sobre eles; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá.

Todas as suas palavras – ou todos os seus assuntos, o negócio todo.

Antes do Senhor – isto é, diante da congregação pública, com a qual Deus estava normalmente e, em seguida, especialmente presente.

Referências Cruzadas

Gênesis 31:49 – Foi também chamado Mispá, porque ele declarou: “Que o Senhor nos vigie, a mim e a você, quando estivermos separados um do outro.

Josué 15:38 – Dileã, Mispá, Jocteel,

Juízes 10:17 – Quando os amonitas foram convocados e acamparam em Gileade, os israelitas reuniram-se e acamparam em Mispá.

Juízes 11:8 – “Apesar disso, agora estamos apelando para você”, responderam os líderes de Gileade. “Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade. “

Juízes 11:29 – Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

Juízes 20:1 – Então todos os israelitas, de Dã a Berseba, e de Gileade, saíram como um só homem e se reuniram em assembléia perante o Senhor em Mispá.

1 Samuel 10:17 – Samuel convocou o povo de Israel ao Senhor, em Mispá,

1 Samuel 11:15 – Assim, todo o povo foi a Gilgal e proclamou Saul como rei na presença do Senhor. Ali ofereceram sacrifícios de comunhão ao Senhor, e Saul e todos os israelitas se alegraram muito.

1 Samuel 23:9 – Quando Davi soube que Saul tramava atacá-lo, disse a Abiatar: “Traga o colete sacerdotal”.

1 Reis 3:7 – “Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *