Estudo de 1 Reis 3:7 – Comentado e Explicado

Sois vós, portanto, ó Senhor meu Deus, que fizestes reinar o vosso servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, e não sei como me conduzir.
1 Reis 3:7

Comentário de Albert Barnes

Veja a nota de 1 Reis 2: 2 e sobre a hipérbole contida na frase “criança pequena”, compare Gênesis 43: 8 ; Êxodo 33:11 .

Como sair ou entrar – Essa expressão é proverbial para a conduta ativa dos negócios. (Veja a referência marginal.)

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 3: 7-9 . Sou apenas uma criança pequena, etc. – É evidente que Salomão quer dizer aqui que ele era apenas uma criança pequena, um mero bebê, em entendimento e habilidades, para guiar e governar um povo tão grande. Ver Salmos 131: 2 . Houbigant observa que a frase ??? Ts?? tseth vabo, sair ou entrar, não é apenas um hebraísmo frequente nos escritos sagrados, mas também uma semelhança tirada de uma criança pequena, mas incapaz de andar com firmeza e ignorando todas as coisas; como Salomão professa ser, como governante de um povo tão grande. É geralmente aceito que ele tinha cerca de vinte anos quando começou a reinar. Embora Salomão, em sua grande modéstia, possa pedir a Deus nada mais que o dom do governo, ou, como ele o expressa, 1 Reis 3: 9 um coração compreensivo, para julgar o povo e discernir entre o bem e o mal; contudo, Deus, por sua abundante graça, deu a ele um conhecimento geral de todas as outras coisas, como a história subsequente nos informa; e que, enquanto outros homens obtêm seu conhecimento do estudo e da observação, Salomão teve o dele por uma inspiração imediata de Deus; de modo que aquele que foi dormir tão ignorante quanto os outros homens acordou de manhã como um anjo de Deus. Mas, embora seu conhecimento das coisas tenha sido em grande parte impregnado, ele não negligenciou seu estudo: ele deu seu coração para procurar e procurar com sua sabedoria, todas as coisas sob o sol; em que a pesquisa, como ele mesmo testemunha, Eclesiastes 1:13 , não se esforçou muito: para que seus dons extraordinários não substituíssem o uso de outros meios na aquisição de conhecimento; mas, por aplicação e experiência, ele aperfeiçoou o que havia recebido tão vantajosamente das mãos de Deus.

REFLEXÕES. – Salomão, tendo esperado em Deus, ele misericordiosamente o visita em troca.

1. Na mesma noite em que passou o dia com ele, em uma visão, por um sonho sobrenatural, Deus se revela a ele e faz uma oferta graciosa para conceder o que quer que ele solicite. Nota; (1.) Aqueles que esperam em Deus em oração e louvor, o acharão rápido em seus retornos de bênção. (2.) Quando os sentidos externos estão trancados no sono, as almas do povo de Deus ainda são capazes de manifestações divinas e podem, e algumas vezes recebem, receber dele comunicações graciosas. (3) Deus ainda diz a todo crente que ora: Qual é o teu pedido, e te será dado?

2. A escolha piedosa de Salomão é registrada. Embora adormecido aos olhos dos homens, mas acordado para Deus, ele derrama seus agradecidos agradecimentos e faz sua oração fervorosa. Nota; Aquilo que mais nos envolve quando estamos acordados ainda será o nosso emprego. Muitas orações fervorosas o espírito soprou, quando o corpo foi envolto em sono. Ele menciona com profunda gratidão a misericórdia de Deus para com seu pai Davi, enquanto vivo, e agora após sua morte, ao trazer-se, seu filho, ao trono. Piedade do pai de quem ele fala com honra, como aquilo que ele queria imitar; sua própria insuficiência para o alto posto em que Deus o colocara, confessa humildemente, sendo apenas uma criança aos seus próprios olhos em sabedoria e entendimento, e seu vasto reino exigindo o julgamento mais profundo para governá-lo corretamente; portanto, ele pede um coração compreensivo, para que ele possa administrar justiça imparcial e reinar em retidão para a glória de Deus e para o bem de seu povo. Nota; (1) Um bom filho lembrará das excelências de seu pai para imitá-los e fará um véu sobre seus pecados. (2) Os homens mais sábios são mais sensíveis à sua própria ignorância. (3.) Aqueles que sentem mais o peso e a dificuldade de seu ofício estarão mais capacitados para cumpri-lo, porque buscarão força e sabedoria de cima. (4.) Um coração compreensivo é um dom de Deus.

3. Deus aceitou favoravelmente seu pedido. Ele ficou satisfeito com a sabedoria de sua escolha, ao preferir as bênçãos espirituais antes do temporal, a glória de Deus antes de sua própria vantagem; portanto, ele não apenas concede a sabedoria que Salomão pediu, mas acrescenta riqueza e honra; e promete uma vida longa e mais longa para desfrutá-los, com a condição de que ele se considere fiel. Nota; (1.) Quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar, ele prometeu adicionar todas as outras coisas a ele. (2.) Riquezas e honras são então verdadeiramente bênçãos, quando Deus concede sabedoria e graça para melhorá-las corretamente. (3) Se alguém quiser sabedoria espiritual, peça a Deus, que dá liberalmente, além de tudo o que podemos pedir ou pensar.

4. Salomão acordou e eis que era um sonho; ainda não, como costumam ser os sonhos, vazios e vaidosos, mas seguidos pela verdadeira comunicação da sabedoria que lhe prometera. Em seu retorno a Jerusalém, portanto, ele oferece um grande e agradecido sacrifício e se alegra diante da arca da aliança, com todos os seus servos, que participaram de sua alegria e compartilharam seu entretenimento.

Comentário de E.W. Bullinger

uma criancinha. Aos olhos de seu pai, um “homem sábio” ( 1 Reis 2: 6 , 1 Reis 2: 9 ).

Não sei = não saberei. Alguns códices, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leem “e não sabem” , indicando a Figura do discurso Polysyndeton aqui e nos versos seguintes. App-6.

sair ou entrar. Compare Números 27:17 . Figura do discurso Synecdoche (de parte). App-6. Coloque para todo o modo de vida.

Comentário de Adam Clarke

out or come in – I am just like an infant learning to walk alone, and can neither go out nor come in without help. Não sei como sair ou entrar – sou como uma criança aprendendo a andar sozinha e não posso sair nem entrar sem ajuda.

Comentário de John Wesley

E agora, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste rei o teu servo, em vez de Davi, meu pai; e eu sou apenas uma criança pequena: não sei como sair ou entrar.

Criança – Então ele tinha anos: não tinha mais de vinte anos; e além disso (que ele pretende principalmente), ele era cru e inexperiente, quando criança, nos assuntos do estado.

Sair, … – Para governar o meu povo e administrar os negócios.

Referências Cruzadas

Números 27:17 – para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor”.

Deuteronômio 31:2 – “Estou com cento e vinte anos de idade e já não sou capaz de liderá-los. O Senhor me disse: ‘Você não atravessará o Jordão’.

1 Samuel 18:16 – Todo Israel e Judá, porém, gostava de Davi, pois ele os conduzia em suas batalhas.

2 Samuel 5:2 – No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: ‘Você pastoreará o meu povo Israel, e será o seu governante’ “.

1 Crônicas 29:1 – Então o rei Davi disse a toda a assembléia: “Meu filho Salomão, e só ele, foi quem Deus escolheu. Mas ele é jovem e inexperiente e a tarefa é grande, pois o palácio não será feito para homens, mas para o Senhor Deus.

Jó 32:6 – Então Eliú, filho de Baraquel, de Buz, falou: “Eu sou jovem, vocês têm idade. Por isso tive receio e não ousei dizer-lhes o que sei.

Salmos 121:8 – O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Eclesiastes 10:16 – Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã.

Jeremias 1:6 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.

Daniel 2:21 – Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Daniel 4:32 – Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”.

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Daniel 5:21 – Foi expulso do meio dos homens e sua mente ficou como a de um animal; ele passou a viver com os jumentos selvagens e a comer capim como os bois; e o seu corpo se molhava com o orvalho do céu, até reconhecer que o Deus Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e coloca no poder a quem ele quer.

Mateus 18:3 – e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

João 10:3 – O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.

João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *