Estudo de Lamentações 2:14 – Comentado e Explicado

Nun. Os teus profetas tinham visões apenas extravagantes e balofas. Não manifestaram tua malícia, o que teria poupado teu exílio. Os oráculos que te davam eram apenas mentiras e enganos.
Lamentações 2:14

Comentário de Albert Barnes

Teus profetas viram coisas vãs e tolas para ti – A Septuaginta e a Vulgata dão o verdadeiro significado, “estupidez” (ver nota de Jeremias 23:13 ).

Desviar o cativeiro – O sentido correto é: “Eles não te revelaram os teus pecados, para que você se arrependa, e eu possa ter desviado o cativeiro”.

Fardos – Aplicados com desprezo a previsões que se revelaram “falsas” ou “vazias”, ou seja, falharam na realização. Sobre a dedução a ser tirada disso, veja Jeremias 28: 9 .

Causas do banimento – O resultado do ensino dos falsos profetas seria que Deus “expulsaria” os judeus de sua terra.

Alguns traduzem as palavras “falso … banimento” por “oráculos de falsidade e sedução”.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 2:14 . Fardos falsos Fardos de vaidade – profecias falsas . Ver Isaías 13: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 2:14 . Teus profetas viram coisas vãs e tolas – Os profetas, a quem vocês escolheram ouvir, e em quem acreditaram, em vez daqueles a quem Deus enviou para revelar sua vontade, vieram e contaram histórias ociosas, as fantasias de suas próprias mentes. , iludindo-te com esperanças de não ser levado para o cativeiro, ou de um rápido retorno dele. Eles não descobriram a tua iniqüidade, etc. – Eles não deram ao seu povo um senso justo de suas iniqüidades, a fim de que, sendo humilhados e levados ao verdadeiro arrependimento, pudessem evitar os julgamentos de Deus, mas eles os lisonjeavam por seus pecados e, assim, se apressavam em sua ruína. : veja a margem. Mas vi por ti falsos fardos – Eles te divertiram com profecias falsas e falaciosas, e que mesmo depois, assim como antes, foram levados para o cativeiro; (ver Jeremias 29: 8 , etc.) e causas de banimento – hebraico, ?????? , de expulsar, de expulsão, como a palavra significa adequadamente: isto é, suas pretensas revelações, prometendo paz e dando esperanças de impunidade à tua. as pessoas que continuavam pecando estavam tão longe de lucrar contigo, que eram em grande parte as causas do teu cativeiro. Por que as profecias são denominadas ?????? , encargos, ver notas em Isaías 13: 1 e Jeremias 23:33 .

Comentário de Adam Clarke

Eles não descobriram a tua iniqüidade – Eles não reprovaram o pecado, eles os lisonjearam em suas transgressões; e em vez de desviarem o teu cativeiro, afastando-te dos teus pecados, eles fingiram ter visões de bem a teu favor, e falsos encargos para os teus inimigos.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta condena os judeus por aquela devassidão pela qual eles, por assim dizer, se destruíram, como se tivessem deliberadamente bebido doce veneno. Eles estavam embriagados com as falácias que vimos, quando os impostores lhes prometeram uma condição próspera; pois vimos que os falsos profetas frequentemente declaravam ousadamente que o que Jeremias ameaçava não tinha importância. Desde então, os judeus se embriagaram com essas lisonjas e desconsideraram o julgamento de Deus, e livremente se entregaram aos seus vícios, o efeito foi que a ira de Deus sempre foi incendiada por eles. Agora, então, Jeremias os reprova por tanta devassidão, mesmo porque eles tentaram ser enganados e com avidez lançados em armadilhas, procurando-se como bajuladores como professores. Miquéias também os reprova pela mesma coisa, que procuraram profetas que lhes prometeram uma colheita frutífera e uma colheita abundante. ( Miquéias 2:10 .) O significado de Jeremias é o mesmo.

Ele diz que os profetas profetizaram ou viram vaidade por eles ; mas o verbo se refere a profecias, como profetas são chamados videntes. Ele então diz que os profetas viram vaidade e insipidez (162). Isso serviu para não atenuar a falha do povo; e Jeremias aqui não lisonjeia o povo, como se tivesse perecido pela culpa de outros; e, no entanto, essa era uma desculpa comum, para a maioria, quando foram enganados, queixaram-se de que haviam se desviado e também de que não haviam sido suficientemente cautelosos quando homens sutis lhes puseram armadilhas. Mas o Profeta aqui condena os judeus, porque eles foram enganados por falsos profetas, pois isso era uma recompensa justa por sua vanglória e ambição. Pois eles tinham ouvidos muito delicados, e repreensões gratuitas não podiam ser suportadas por eles; em uma palavra, quando eles rejeitaram toda sã doutrina, o diabo deve necessariamente ter tido sucesso no lugar de Deus, como também diz Paulo,

“Que aqueles que foram justamente punidos foram cegados por Deus para acreditar em uma mentira, porque não receberam a verdade”.
( 2 Tessalonicenses 2:11 .)

Agora percebemos o desígnio do Profeta: ele diz que os judeus foram realmente enganados pelos falsos profetas; mas isso aconteceu por culpa deles, porque não haviam se submetido a obedecer a Deus, porque haviam rejeitado a sã doutrina, porque haviam sido rebeldes contra todos os seus conselhos. Ao mesmo tempo, não apenas o crime parece ter sido exagerado, mas também a vergonha foi trazida diante deles, porque ousaram estabelecer esses impostores contra Jeremias e outros servos de Deus; pois eles se vangloriavam grandemente destes seus falsos profetas sempre que procuravam exultar contra Deus. Quão grande foi essa presunção! Quando os falsos profetas lhes prometeram segurança, eles imediatamente triunfaram de maneira insolente sobre Jeremias, como se fossem vitoriosos. Como, então, sua maldade e arrogância eram tão contra Deus, o Profeta justamente retruca sobre eles: “Eis agora, quanto aos teus falsos profetas; pois, quando recentemente prometeram a você prosperidade de todo tipo, fui desumanamente tratado e meu chamado foi desdenhosamente repudiado por você; deixe agora seus falsos profetas se apresentarem: seja sábio longamente através de seus males, e reconheça o que é ter agido tão altivamente contra Deus e contra seus servos. ” Agora entendemos por que o Profeta diz: “Eles viram para você vaidade e insipidez”.

Ele acrescenta, eles não abriram ou revelaram, etc. A preposição ?? , ol , é aqui redundante; as palavras são: “elas não revelaram a tua iniqüidade”. Há, de fato, uma adequação nas palavras nessa língua, de que elas não haviam aplicado suas revelações às iniqüidades do povo, pois teriam sido assim restauradas da maneira correta e, portanto, teriam evitado a vingança de Deus.

Agora, essa passagem deve ser observada com cuidado: Jeremias falou das falácias dos falsos profetas, que ele disse serem insípidas: ele agora expressa como eles enganaram o povo, mesmo porque não revelaram suas iniquidades . Vamos então saber que não há nada mais necessário do que ser avisado, que, conscientes de nossas iniqüidades, podemos nos arrepender. E este foi o principal benefício a ser derivado do ensino dos profetas. Por outro lado, a predição de coisas futuras teria tido pouco efeito se os profetas não tivessem pregado respeitando a vingança de Deus – se eles não exortassem o povo ao arrependimento – se eles não os tivessem pedido pela fé para abraçar a misericórdia de Deus. Deus. Então Jeremias detecta de certa maneira as falsas doutrinas daqueles que corromperam a doutrina profética, dizendo que não haviam revelado iniqüidades . Vamos então aprender com esta marca como distinguir entre os servos fiéis de Deus e impostores. Pois o Senhor, por sua palavra, nos convoca diante de seu tribunal e descobre nossas iniqüidades, para que possamos nos odiar, e assim abrir uma entrada para a misericórdia. Mas quando o que nos é apresentado apenas faz cócegas em nossos ouvidos e alimenta nossa curiosidade e, ao mesmo tempo, enterra todas as nossas iniqüidades, então sabemos que as coisas refinadas que agradam imensamente aos homens são insípidas e inúteis. Que, então, a doutrina do arrependimento seja aprovada por nós, a doutrina que nos leva ao tribunal de Deus, para que, sendo lançados em nós mesmos, possamos fugir à sua misericórdia.

Ele depois acrescenta, para que voltem o teu cativeiro ; alguns preferem, “tua deserção” – e esse significado não é inadequado; mas o Profeta, não tenho dúvida, refere-se à punição, e não a um crime. Então o cativeiro do povo teria sido revertido se o povo tivesse se arrependido a tempo; pois evitamos a ira de Deus pelo arrependimento: “Se nos julgarmos”, diz Paulo, “não seremos julgados”. ( 1 Coríntios 11:31 .) Como, então, os homens miseráveis ??antecipam o julgamento de Deus quando se tornam juízes de si mesmos, o Profeta não diz sem razão que os falsos profetas não haviam revelado suas iniqüidades, para que pudessem permanecer calados por conta própria. país, e nunca ser levado ao exílio. Como assim? pois Deus teria sido assim pacificado, isto é, se o povo voluntariamente se voltasse para ele, como é dito em Isaías,

“E ser convertido, e eu devo curá-los.” ( Isaías 6:10 .)

Dizem que a conversão leva à cura; pois como o fogo quando o combustível é retirado é extinto, também quando deixamos de pecar, o combustível não é fornecido à ira de Deus. Agora, então, percebemos o significado do Profeta; em resumo, ele sugere que as pessoas foram destruídas porque buscavam falsidades, enquanto os falsos profetas os lisonjeavam em vão; pois, no devido tempo, teriam escapado de tantos males, se os profetas exortassem ousadamente o povo ao arrependimento. (163)

Ele então acrescenta: E eles viram por ti profecias de vaidade e expulsões . Embora a palavra ???? , meshat , seja frequentemente tomada em mau sentido por um fardo, isto é, uma profecia difícil que mostra que a vingança de Deus está próxima, ainda é duvidoso que o Profeta a tome agora nesse sentido, já que ele fala de profecias que deram esperança de impunidade ao povo; e estas não eram , ??? , meshaut , isto é, não eram profecias graves e terríveis. Mas quando todas as coisas são bem consideradas, será evidente que Jeremias não adotou sem razão essa palavra; pois ele depois acrescenta uma explicação. A palavra ???? , meshae , é de fato entendida às vezes como significando qualquer tipo de profecia, mas significa corretamente o que é cominatório. Mas agora, o que Jeremias diz? Eles viram por ti os encargos pelos quais escapaste. Para tornar odiosa a doutrina do homem santo, eles chamavam o que ele ensinava, de acordo com um provérbio provérbio, de um fardo. Assim, eles criaram um preconceito contra o homem santo, dizendo que todas as suas profecias continham apenas terror e problemas. Agora, como forma de concessão, o Profeta diz: “Eles realmente foram profetas para você, e viram, mas viram por muito tempo encargos.”

Enquanto, então, os falsos profetas prometiam impunidade ao povo, eles eram bajuladores, e nenhum fardo aparecia, isto é, sem problemas; mas essas profecias tornaram-se extensivamente muito mais penosas do que todas as ameaças com as quais Jeremias as aterrorizara; e correspondente a essa visão é o que se segue imediatamente, expulsões . Para o Profeta, duvido que não, mostre aqui que frutos as vãs lisonjas pelas quais o povo escolhera ser iludido produziram: por isso aconteceu que eles foram expulsos de seu país e levados ao exílio. Pois, se o motivo fosse perguntado, por que as pessoas haviam sido privadas de sua própria herança, a resposta óbvia seria essa, porque elas escolheram ser enganadas, porque se endureceram na obstinação por meio de falsidades e promessas vãs. Desde então, o exílio deles foi fruto da falsa doutrina, Jeremias diz agora que esses impostores viam cargas de vaidade, mas que por fim trouxeram cargas; e então eles viram, ????? meduchim , (164) expulsões, mesmo aquelas coisas que haviam sido as causas de expulsão ou exílio.

Teus profetas, eles viram vaidade e loucura.

O que eles viram foram “vãos”, inúteis e “tolos”, absurdos. – Ed .

E eles não descobriram a tua iniqüidade,
desviar teu cativeiro.

Ou seja, como o Syr. Expressa, para evitá-lo. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

profetas, etc. Compare Ezequiel 12:24 ; Ezequiel 13: 1-16 , Ezequiel 13:23 ; Ezequiel 21:29 ; Ezequiel 22:28 .

afasta teu cativeiro = faz com que teus cativos retornem. Veja nota em Deuteronômio 30: 3 .

fardos = oráculos.

causas de banimento. Aqui, a Figura da fala Metonímia (de Efeito), App-6, é traduzida. Hebraico = expulsões, destinadas a ouvir aqueles que provocaram a expulsão ( Jeremias 2: 8 ; Jeremias 5:31 ; Jeremias 14:14 ; Jeremias 23:16 ).

Comentário de John Wesley

Teus profetas viram coisas vãs e tolas para ti; e não descobriram a tua iniqüidade, para desviar o teu cativeiro; mas vi por ti falsos fardos e causas de banimento.

Os profetas – falsos profetas contaram histórias vãs.

Não descoberto – Considerando que eles deveriam ter feito você sensível aos seus pecados, e isso pode ter impedido seu cativeiro.

Falsos encargos – Histórias falsas para encorajá-lo a pecar e, portanto, causar seu banimento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *