Estudo de Lamentações 2:17 – Comentado e Explicado

Ain. Realizou o Senhor o seu desígnio, executando as ameaças que outrora proferira. E destruiu sem piedade. À tua custa contentou o inimigo, exaltando o poder de teus adversários.
Lamentações 2:17

Comentário de Albert Barnes

Aquilo que ele havia inventado – Ou, o que ele propunha. A ruína de Sião foi o cumprimento da determinação de Deus, da qual eles haviam sido prevenidos desde os dias antigos (veja a referência da margem).

Cumprida – Ou concluída.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 2:17 . Que ele havia ordenado, etc. – “Ele cumpriu a ameaça que denunciou contra aqueles que eram desobedientes à lei de Moisés, bem como o que ele havia denunciado há muito tempo por seus profetas”.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor odeia fazer isso – Este e o décimo sexto verso devem ser trocados, para seguir a ordem das letras no alfabeto hebraico; como o décimo sexto tem he por sua letra acróstica, e o décimo sétimo tem in ain , que deve preceder o outro na ordem do alfabeto.

Comentário de John Calvin

Se o Profeta relatasse apenas o orgulho dos inimigos, o povo provavelmente teria ficado mais endurecido em sua tristeza. Mas agora, por outro lado, ele assume um personagem diferente. Depois de ter demonstrado o quão insolente os inimigos se comportaram, ele agora diz: Jeová fez o que havia determinado ; e assim, pelas provocações dos inimigos, ele chama a atenção do povo para o julgamento de Deus. Pois quando os inimigos nos insultam, nós: realmente nos sentimos magoados, mas depois a dor de certa maneira embota nossos sentimentos. Nosso melhor remédio, então, é não ter nossos pensamentos fixos na insolência dos homens, mas saber o que as Escrituras costumam nos lembrar, que os iníquos são os flagelos de Deus pelos quais Ele nos castiga. Este, então, é o assunto que o Profeta agora trata. Ele diz que Deus fez , etc .; como se ele tivesse dito, que, por mais que os inimigos pudessem exceder a moderação, ainda assim, se o povo atendesse a Deus, havia uma causa justa pela qual eles deveriam se humilhar.

Ele diz, primeiro, que Jeová havia feito o que havia determinado: que a palavra pensar seja aplicada indevidamente a Deus, mas, no entanto, é frequentemente feita, como vimos anteriormente. Ele então diz que cumpriu a palavra que ele havia ordenado anteriormente; pois, se o Profeta tivesse tocado apenas no conselho secreto de Deus, os judeus poderiam estar em dúvida quanto ao que era. E certamente, como nossas mentes não podem penetrar naquele abismo profundo, em vão ele teria falado dos julgamentos ocultos de Deus. Era, portanto, necessário recorrer à doutrina pela qual Deus, na medida em que é conveniente, nos manifesta o que de outra forma não seria apenas oculto, mas também incompreensível; pois, se investigarmos os julgamentos de Deus, devemos afundar nas profundezas. Mas quando direcionamos nossa mente para o que Deus nos ensinou, descobrimos que Ele nos revela tudo o que é necessário saber; e, mesmo que por sua palavra, não possamos conhecer perfeitamente seus julgamentos ocultos. todavia, podemos conhecê-los em parte, e como eu disse, até onde for conveniente para nós. Essa é a razão pela qual o Profeta, depois de falar dos conselhos e decretos de Deus, acrescenta a palavra

Vamos nos apegar a essa regra, até buscar a lei e os profetas e o evangelho, tudo o que desejamos saber a respeito dos julgamentos secretos de Deus; pois, se nos afastássemos, mesmo no menor grau, do que nos é ensinado, a imensidão da glória de Deus engoliria imediatamente todos os nossos pensamentos; e a experiência nos ensina suficientemente que nada é mais perigoso e até fatal do que permitir-nos mais liberdade a esse respeito do que aquilo que nos convém. Vamos então aprender a conter toda a curiosidade quando falamos dos julgamentos secretos de Deus, e instantaneamente direcionar nossa mente para a própria palavra, para que eles possam estar de uma maneira encerrada ali. Além disso, o Profeta também foi capaz, dessa maneira, de verificar com mais facilidade o que os judeus poderiam estar dispostos a objetar: pois sabemos que eles sempre costumavam murmurar, e que assim que os profetas falavam, eles anunciavam muitas exceções, pelas quais eles tentaram refutar sua doutrina.

Como eles eram um povo incurável, Jeremias não falou apenas dos julgamentos ocultos de Deus, dos quais alguma dúvida poderia ter sido alegada; mas, para eliminar todas as ocasiões de disputas e contendas, ele mencionou a própria palavra ; e assim ele manteve os judeus como eram condenados; pois, como é dito por Moisés, eles não poderiam ter objetado e dito:

Quem subirá ao céu? quem descerá às profundezas? quem passará sobre o mar? ( Deuteronômio 30:12 😉

pois na boca deles estava a palavra de Deus, ou seja, Deus havia divulgado suficientemente seus julgamentos, para que não pudessem se queixar de obscuridade. Agora percebemos outra razão pela qual o Profeta uniu a palavra aos julgamentos e decretos ou conselhos de Deus.

Mas ele diz que essa palavra havia sido publicada desde os dias antigos ; e aqui ele toca na obstinação indomável do povo; pois, se tivessem sido advertidos alguns dias ou pouco antes, poderiam ter exposto a Deus; e pode ter havido alguma aparência ilusória que Deus teve, pois se apressou demais em seu rigor. Mas, como os profetas foram enviados, um após o outro, e como ele não cessou por muitos anos, ou seja, por muitas eras, exortá-los ao arrependimento e ameaçá-los também para que se arrependessem, daí sua impiedade inveterada, mais completamente traída. em si. Esta é a razão pela qual o Profeta agora menciona os dias antigos , nos quais Deus publicou sua palavra.

Ele finalmente acrescenta que subverteu e não foi poupado . Aqui, ele não cobra a Deus com muito rigor, mas reprova os judeus, de modo que, pela tristeza de sua punição, eles possam saber quão intolerável tinha sido sua iniqüidade. Ele então os faria julgar seus pecados pelo castigo, pois Deus não age injustamente com os homens. Daqui resulta que, quando somos severamente afligidos por sua mão, é uma prova de que fomos muito maus.

Ele então conclui que foi Deus quem alegrou seus inimigos e elevou o chifre deles (168). Com essas palavras, ele confirma a doutrina na qual eu já toquei que devemos voltar nossos olhos para Deus, quando os homens são insolentes. para nós, e exultam sobre nossas misérias; pois tal reprovação poderia nos dominar completamente. Mas quando consideramos que somos castigados por Deus e que os iníquos, por mais petulantes que possam nos tratar, ainda são flagelos de Deus, então resolvemos com mentes calmas e resignadas a suportar o que de outra forma nos desgastaria por sua acerbidade. Segue-se, –

E ele fez para se alegrar de ti o inimigo,
Ele exaltou o chifre dos teus opressores.

Ed

Comentário de E.W. Bullinger

Para a transposição do alfabeto hebraico aqui, veja a nota em Lamentações 2:16 , acima.

inventado. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:16 , Levítico 26:17 . Deuteronômio 28:15 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *