Estudo de Lamentações 3:21 – Comentado e Explicado

Eis, porém, o que vou tomar a peito para recuperar a esperança.
Lamentações 3:21

Comentário de Albert Barnes

Lembro-me disso : antes, “isso trarei de volta ao meu coração, portanto, espero”. Sabendo que Deus ouve a oração dos contritos, ele começa novamente a ter esperança.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:21 . Portanto, eu espero Compare isso com os versículos 12, 13 e 14 do capítulo 20 de Jeremias.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 3: 21-23 . Lembro-me disso em minha mente, etc. – Aqui o profeta começa a sugerir motivos de paciência e consolação: como se ele tivesse dito, lembro as seguintes considerações e, então, concebo esperança e consolo. E certamente são tais que oferecem um terreno suficiente para confiar em Deus nas mais severas provações. É das misericórdias do Senhor que não somos consumidos – Não está claro que esse seja o sentido exato do hebraico, no qual não há nada para o qual seja. O LXX. traduza o verso, ta e?e? ?????? , ?t? ??? e?e??pe µe . As misericórdias do Senhor, porque elas não me deixaram, ou não me deixam; isto é, confio e obtenho esperança e consolo das misericórdias do Senhor, que ainda continuam a me impedir e me seguir. Porque suas compaixão falham – você não está acabado, exausto ou terminado. Eles são novos todas as manhãs: ótimo, etc. – Tuas misericórdias são renovadas para nós todos os dias, uma após a outra; e a tua fidelidade em realizá-las é tão grande quanto a tua bondade em prometê-las. A misericórdia e a verdade de Deus, ou fidelidade, geralmente são unidas. Blaney conecta esses três versículos assim: “Isso eu giro no meu coração, portanto terei esperança; as misericórdias de Jeová, de que não estão esgotadas, de que não falham; novas são suas compaixão todas as manhãs; grande é a tua fidelidade. ” De acordo com nossa tradução, o profeta representa a si mesmo como lembrando que, como pecador, ele merecia ser cortado e entregue a punições futuras, e que certamente deveria ter sido destruído, exceto pelas misericórdias de Deus; enquanto seu povo, por seus pecados, teria sido tão totalmente consumido que nenhum resto deles seria deixado. “Como, porém, o Senhor misericordiosamente o poupou e não os destruiu completamente; como suas compaixões eram abundantes e infalíveis, e todas as manhãs se renovavam para ele, na continuidade de sua vida, e muitos benefícios imerecidos; e como Deus havia feito muitas promessas preciosas a Israel, e a todo crente, e, em sua grande fidelidade, sempre as cumprira àqueles que confiavam nelas; então ele descobriu que ainda havia encorajamento à esperança e a exercitar paciência e arrependimento na expectativa de retornar conforto ”. Scott.

Comentário de John Calvin

Vemos aqui o que já afirmei: se lutarmos contra as tentações, será um remédio seguro para nós, porque nossa fé finalmente emergirá novamente e reunirá forças; sim, de certa forma será levantada do profundidades mais baixas. É isso que o Profeta agora mostra. Vou lembrar disso, ele diz, para o meu coração, e, portanto, espero. Como o desespero pode produzir esperança por si mesmo? Isso seria contrário à natureza. O que então o Profeta quer dizer aqui, e o que ele entende pelo pronome this , ??? , zat? Mesmo sendo oprimido por males, ele estava quase perdido, e também quase convencido de que não restava mais esperança de bem. Como então ele se lembraria disso, ele diz que teria um novo terreno de esperança, isto é, quando recorresse a Deus; pois todos os que devoram suas próprias tristezas, e não olham para Deus, acendem cada vez mais o fogo oculto, que por fim se transforma em fúria. Por isso, clamam contra Deus, como se fossem duplamente insanos. Mas quem tem consciência de sua própria enfermidade e dirige sua oração a Deus, encontrará por fim um terreno de esperança.

Quando, portanto, lembramos de pensar em nossos males, e também consideramos como estamos prontos para nos desesperar e como estamos aptos a sucumbir a eles, alguma esperança surgirá e nos ajudará, como o Profeta aqui diz. (182)

Ainda deve ser observado que devemos prestar atenção para não ficarmos torcidos em nossos males; pois, portanto, acontece que nossas mentes se tornam totalmente sobrecarregadas. Quem, então, se beneficiaria com seus males, deveria considerar o que o Profeta diz aqui lhe veio à mente, pois ele finalmente se recuperou e superou todos os obstáculos. Vemos então que Deus traz luz das trevas, quando restaura seu povo fiel do desespero para uma boa esperança; sim, ele faz da própria enfermidade a causa da esperança. De onde é que o incrédulo Oriente espera? até porque a segurança os afasta de Deus; mas um senso de nossa própria enfermidade nos aproxima ainda mais dele; assim, a esperança, contrária à natureza, e através da incompreensível e maravilhosa bondade de Deus, surge do desespero. Segue-se, –

19. Lembre-se da minha aflição e da minha humilhação,
O absinto e a bílis.

20. Lembrando-se de que você se lembrará deles,
Para dentro de mim está a minha alma;

21. Isso me lembro da minha mente;
Portanto, eu espero.

Ele ora, depois expressa sua confiança de que Deus ouviria sua oração; e “isto” refere-se à garantia que ele sentia de que Deus se lembraria de seu estado aflitivo e, por esse motivo, alimentou a esperança. No versículo seguinte, ele afirma o que confirmou essa esperança: – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

mente = coração.

esperança = expectativa.

Comentário de John Wesley

Lembro-me disso, portanto, espero.

Isto – a seguir, a respeito da natureza de Deus e de suas boas providências.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *