Estudo de Lucas 1:58 – Comentado e Explicado

Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
Lucas 1:58

Comentário de E.W. Bullinger

mostrou grande misericórdia = ampliou Sua misericórdia. Um hebraísmo. Compare Gênesis 19:19 . 2 Samuel 22:51 , Septuaginta.

em = com. Meta grega . App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 1:12 , Lucas 1:35 .

Comentário de John Calvin

58. E seus vizinhos e parentes ouviram . Pode admitir dúvida, se a maravilhosa bondade de Deus foi estimada por essas pessoas pelo simples fato de ela ser abençoada com um filho, ou se elas já haviam ouvido falar que um anjo apareceu a Zacarias, e prometeu a ele um filho. Certamente não era um favor divino comum que, fora do curso da natureza, uma mulher estéril, em idade muito avançada, tivesse gerado um filho. É possível que, somente neste campo, eles tenham magnificado a bondade divina. No oitavo dia, por senso de dever ou cortesia, como é habitual nessas ocasiões, algumas pessoas se reúnem; mas Deus aproveita a ocasião para torná-los testemunhas e espectadores de seu poder e glória. Não há dúvida, mas o nascimento extraordinário trouxe uma multidão maior. Eles consideraram um prodígio ver uma mulher velha e estéril de repente engravidar; e agora que a criança nasce, seu espanto é renovado e aumentado. Deduzimos das palavras de Lucas que, embora circuncidassem seus filhos em casa, eles não costumavam fazê-lo sem reunir uma numerosa assembléia: e por um bom motivo, pois era um sacramento comum da igreja e não era apropriado administrá-lo de maneira secreta ou privada.

Comentário de Adam Clarke

E seus vizinhos e primos se alegraram com ela. Porque a esterilidade era uma censura; e agora eles se regozijavam com seu parente, de quem aquele opróbrio fora agora retirado. Regozijar-se com aqueles a quem Deus favoreceu e parabenizá-los pelas vantagens que ele lhes concedeu, é um dever que a humanidade, a caridade e a religião nos exigem que cumpramos.

  1. É um dever da humanidade, que deve ser realizado pontualmente. Todos somos membros um do outro e devemos nos alegrar com o bem-estar do todo. Aquele que se alegra com a prosperidade do próximo aumenta a felicidade do próximo e se agrega à sua.
  • É um dever que a caridade ou o amor fraterno exige que cumpramos com sinceridade. No mundo educado, não há dever melhor cumprido em palavras do que isso; mas a sinceridade é totalmente banida, e quem dá e quem recebe está convencido de que elogios e bons desejos não significam nada. Aquele que não se empenhar em participar sinceramente da prosperidade de seu próximo, logo sofrerá um amplo castigo no espírito de ciúme e inveja.
  • 3. É um dever da religião, que deve ser cumprido com piedade. Esses vizinhos e parentes viram que Deus havia ampliado sua misericórdia para com Isabel e reconheceram sua mão na obra. Deus é o dispensador de todo bem – ele distribui seus favores em misericórdia, julgamento e justiça. Vamos honrá-lo em seus dons; e honre aqueles, por sua causa, que são objetos de seu favor. A sociedade dos crentes é apenas um corpo; os talentos etc. de cada indivíduo são rentáveis ??para toda a comunidade; pelo menos ninguém se privou de uma parte do bem-estar geral, mas aqueles que, por ciúme ou inveja, se recusam a se alegrar com ele por quem Deus magnificou sua misericórdia.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 21:6 – E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”.

    Rute 4:14 – As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!

    Salmos 113:9 – Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!

    Isaías 66:9 – Acaso faço chegar a hora do parto e não faço nascer? “, diz o Senhor. “Acaso fecho o ventre, sendo que eu faço dar à luz? “, pergunta o seu Deus.

    Lucas 1:14 – Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele,

    Lucas 1:25 – E ela dizia: “Isto é obra do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo. “

    Romanos 12:15 – Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.

    1 Coríntios 12:26 – Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *