Estudo de Lucas 17:17 – Comentado e Explicado

Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?
Lucas 17:17

Comentário de Albert Barnes

Onde estão os nove? Jesus ordenou que fossem ao sacerdote, e eles provavelmente estavam “literalmente” obedecendo ao mandamento. Eles estavam impacientes por serem curados e “egoístas” em desejá-lo, e não tinham gratidão a Deus ou a seu Benfeitor. Jesus não “proibiu” que expressassem gratidão a ele por sua misericórdia; ele parece reprová-los por “não” fazê-lo. Um dos primeiros sentimentos do pecador purificado do pecado é o desejo de louvar seu Grande Benfeitor; e uma disposição “real” de obedecer a seus mandamentos não é inconsistente com o desejo de agradecer a ele por sua misericórdia. Com que propriedade singular essa pergunta agora pode ser feita: “Onde estão os nove?” E que ilustração impressionante é essa da natureza humana e da ingratidão do homem! Um voltou para agradecer o favor que lhe foi concedido; os outros não foram mais ouvidos. Então agora. Quando as pessoas são restauradas de doenças perigosas, aqui e ali vem alguém para dar graças a Deus; mas “onde estão os nove?” Quando as pessoas são defendidas do perigo; quando são recuperados dos perigos do mar; quando um barco a vapor é destruído, e grande parte da tripulação e passageiros perecem, aqui e ali, um dos que são salvos reconhece a bondade de Deus e o elogia; mas onde está a massa deles? Eles não dão graças; eles não oferecem elogios. Eles fazem seus empregos habituais, misturam-se nas cenas de prazer e de pecado como se nada tivesse acontecido. Poucos, dentre todos os que foram resgatados de “sepulturas ameaçadoras”, sentem sua obrigação para com Deus, ou jamais a expressam. Esquecem o seu grande benfeitor; talvez a menção de seu nome seja desagradável, e eles desprezam a idéia de que têm alguma obrigação para com ele. Que pena! é homem, homem ingrato!

Este estranho – Este estrangeiro; ou melhor, esse alienígena ou esse homem de outra tribo. Na versão “Syraic”, “aquele que é de um povo estrangeiro”. Este homem, que poderia ter sido menos “esperado” para expressar gratidão a Deus. Os personagens mais improváveis ??costumam ser os mais consistentes e agradecidos. Os homens de quem esperaríamos “menos” na religião são freqüentemente tão completamente modificados que decepcionam todas as nossas expectativas e envergonham aqueles que são os mais favorecidos. Assim, os pobres frequentemente envergonham os ricos; os ignorantes, os instruídos; os jovens os idosos.

Comentário de E.W. Bullinger

Não estavam lá? ? = Não foram (os gregos. Ouchi. App-105.) Os dez limpos? mas os nove, onde estão?

Comentário de Adam Clarke

Onde estão os nove? Onde estão os números que, de tempos em tempos, são convertidos para Deus? Ainda são achados louvando-o, com o rosto no pó, como fizeram inicialmente? Ai! quantos são devolvidos à perdição! e quantos novamente se misturam com o mundo! Leitor! tu és deste número?

Comentário de Thomas Coke

17:17 . Mas onde estão os nove? A ingratidão desses judeus parecerá monstruosa, se considerarmos que a hanseníase, a doença da qual foram libertados, é ela mesma uma das doenças mais repugnantes incidentes à natureza humana; e uma doença que pela lei de Moisés os sujeitou a maiores dificuldades do que qualquer outra perturbadora. Porém, embora a cura desse terrível distúrbio tenha sido produzida sem a menor dor, ou mesmo problemas para os leprosos, e com tanta rapidez que foi concluída quando eles se afastaram um pouco dele (como parece o samaritano encontrar Jesus, onde o deixaram), os judeus não se dariam ao trabalho de voltar para glorificar a Deus, tornando público o milagre, não para honrar a Jesus reconhecendo o favor. Tais eram as pessoas que se glorificavam por serem santas e que insolentemente chamavam os homens de todas as outras nações de cães; mas sua hipocrisia e presunção receberam severas repreensões nesta ocasião; pois nosso Senhor, em sua observação sobre o comportamento deles, declarou claramente que a profissão externa de qualquer religião, por mais verdadeira e excelente que a religião possa ser em si mesma, não tem valor diante de Deus, em comparação à piedade e às santas disposições internas: e, nessa visão , não devemos avançar demais para condenar os judeus; – pois não temos muitas razões para duvidar se, dentre as multidões que estão em dívida com a bondade divina, uma em cada dez tem uma sensação cada vez maior disso. Deveríamos trabalhar para impressionar profundamente nosso coração com esse sentido, sempre lembrando o que Deus espera de nós e considerando que, como o exercício de gratidão a um benfeitor é o mais razoável, também é proporcionalmente agradável à alma. É realmente como o incenso dos sacerdotes judeus, que, embora honrasse a Deus, também se deliciava com sua própria fragrância a pessoa por quem era oferecido.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:9 – Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “

Salmos 106:13 – Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.

João 8:7 – Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”.

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *