Estudo de Lucas 18:6 – Comentado e Explicado

Prosseguiu o Senhor: Ouvis o que diz este juiz injusto?
Lucas 18:6

Comentário de Albert Barnes

Ouça … – Preste atenção a isso e extraia instruções práticas.

sa40

Comentário de Joseph Benson

Lucas 18: 6-8 . E o Senhor disse: Ouça o que o injusto juiz diz : “Se os repetidos e importunados gritos dos aflitos causarem uma longa impressão no coração, mesmo de homens tão maus que se gloriarão em sua impiedade, injustiça e barbárie, eles o farão. muito mais ser considerado por Deus; mais gracioso, que está sempre pronto para conceder suas melhores bênçãos, quando vê que suas criaturas são adequadas para recebê-las. Argumentos desse tipo, tirados da sensação de bondade ou mesmo das imperfeições dos homens, para ilustrar as perfeições superiores e infinitas de Deus, eram frequentemente usados ??por Jesus, e com grande sucesso, no trabalho da convicção projetada. Tais apelos forçam seu caminho diretamente no coração dos homens, diminuem toda a oposição e causam uma impressão duradoura. ” E Deus não vingará seus próprios eleitos, etc. – Assim, os verdadeiros discípulos de Cristo são continuamente denominados no Novo Testamento, sendo escolhidos por Deus para ser seu povo peculiar em vez dos judeus, a quem ele rejeitou porque rejeitaram a Cristo: que clamam a ele dia e noite

Uma descrição justa disso do povo real de Deus; embora ele tenha muito tempo com eles Embora Deus se demore com os ímpios e pareça surdo aos gritos que seu povo envia ao seu trono dia e noite para libertação, a justa visão que ele tem de sua aflição o levará, no devido tempo, a punir severamente seus pecados. inimigos. Embora isso tenha sido dito, como foi sugerido acima, com uma referência específica à destruição dos judeus, descrita na profecia anterior, o sentimento expresso é aplicável a todos os casos em que o povo de Deus é oprimido por seus inimigos. Eu lhe digo, ele os vingará rapidamente – “Ou melhor, de repente; pois assim e? ta?e? pode significar. Além disso, as Escrituras e a experiência nos ensinam que, na maioria dos casos, o castigo não é executado rapidamente contra as más obras dos homens maus; mas que quando a paciência divina termina, muitas vezes a destruição atinge os ímpios como um redemoinho e , por sua repentinaidade, se torna mais pesada. ” Entender a passagem assim, “remove a aparente oposição entre esta cláusula e o fim do versículo precedente, cuja reconciliação deu origem a várias críticas tensas e, provavelmente, às várias leituras encontradas ali; para não mencionar, que concorda exatamente com o assunto em questão, sendo a destruição da nação judaica representada por nosso Senhor neste mesmo discurso, como o que seria extremamente repentino e pesado. Veja Lucas 17:24 . ” Macknight. Assim também o Dr. Doddridge: “É óbvio que Deus pode esperar muito, e ainda assim executar uma vingança rápida e repentina. Compare Salmos 73:19 ; Habacuque 2: 3 ; e especialmente Sirach 35:18 ; para o qual Grotius supõe que haja uma alusão aqui. ” Várias outras interpretações da passagem foram propostas, mas nenhuma delas parece ser tão provável como essa, nem justificada pelo texto. Quando o Filho do homem vier – Ou seja, para executar o julgamento sobre a nação judaica; ele encontrará fé na terra? – Ou melhor, na terra; a saber, a terra da Judéia; a palavra ?? geralmente significa, não a terra em geral, mas alguma terra ou país em particular, como em Atos 7: 3-4 ; Atos 7:11 , e em inúmeros outros lugares. Os hebreus crentes estavam evidentemente em grande perigo de se cansarem de suas perseguições e angústias. Ou, por aqui pode significar a crença na verdade particular que Cristo estava inculcando, a saber, que Deus, no devido tempo, vingaria seus eleitos e puniria de maneira significativa seus opressores; e a pergunta pode implicar que, quando Cristo viesse para esse fim, a fé em sua vinda estaria em grande parte perdida. Por conseguinte, parece em 2 Pedro 3: 4 que muitos infiéis e apóstatas zombaram da expectativa da vinda de Cristo, que os piedosos naqueles dias acalentavam.

Comentário de E.W. Bullinger

o juiz injusto = o juiz da injustiça. Grego. adikia. App-128.

Comentário de Adam Clarke

Ouça o que o juiz injusto diz – Nosso abençoado Senhor sugere que raciocinemos assim conosco: “Se uma pessoa com um caráter tão infame como esse juiz pudesse ceder às solicitações prementes e contínuas de uma viúva pobre, por quem não sentia nada mas desprezo, quão mais pronto deve estar Deus, que é infinitamente bom e misericordioso, e que ama as suas criaturas da maneira mais tenra, para dar a sua máxima salvação a todos os que a procuram diligentemente! ”

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *