Estudo de Lucas 23:27 – Comentado e Explicado

Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam.
Lucas 23:27

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

E ali, & c .: versículos: Lucas 23: 27-32 , peculiar a Lucas. multidão da empresa.

lamentou e lamentou = estavam batendo seus seios e lamentando.

Comentário de John Calvin

Lucas 23:27 . E lá o seguiu. Embora em público todas as pessoas, com um grito, tivessem condenado a Cristo, ainda assim vemos que havia alguns que não haviam esquecido sua doutrina e milagres; e assim, no meio dessa dispersão miserável, Deus reservou para si um pequeno remanescente. E embora a fé dessas mulheres fosse fraca, é provável que houvesse uma semente oculta de piedade, que posteriormente produziu frutos no devido tempo. No entanto, a lamentação deles serviu para condenar a crueldade perversa e chocante dos homens, que haviam conspirado com os escribas e sacerdotes para matar Cristo. Mas o desígnio de Lucas foi diferente, a saber, para nos informar que, quando a maldade dos homens irrompe sem restrições. desordem, Deus não olha indolentemente para ver o que está fazendo, mas se senta como juiz no céu, para puni-los logo por sua crueldade injusta; e que não devemos desprezar sua vingança, porque ele a atrasa até o momento oportuno, mas que devemos temer isso antes que ele apareça.

Comentário de Adam Clarke

Bewailed e lamentou-o – , ??pt??t? , Bata seus seios. Veja em Mateus 11:17 ; (Nota).

Comentário de Spurgeon

Lucas 23: 27-31 . E seguiu-o uma grande companhia de pessoas e mulheres, que também lamentaram e lamentaram. Mas Jesus, voltando-se para eles, disse: Filhas de Jerusalém, não chorem por mim, mas por vocês e por seus filhos. Pois eis que estão chegando os dias em que eles dirão: Bem-aventurados os estéreis, e os ventres que nunca descobrem, e os papas que nunca deram de mamar. Então eles começarão a dizer às montanhas: Caia sobre nós; e para as colinas, nos cubra. Pois se eles fazem essas coisas em uma árvore verde, o que deve ser feito no seco?

Nosso Salvador, mesmo em meio aos maiores sofrimentos, parecia quase esquecê-los na profunda simpatia que ele tinha pelas pessoas ao seu redor. Ele imaginou em seus olhos aquele terrível cerco a Jerusalém. Quem pode lê-lo, como Josefo descreve, sem sentir o horror mais profundo? Oh, a miséria das mulheres e das crianças naquele dia terrível em que os fanáticos se viraram um contra o outro dentro da cidade e lutaram até a morte, e quando os soldados romanos, impiedosos como lobos, finalmente invadiram o lugar! O Salvador realmente disse que não deveria haver um dia como esse; nem havia a concentração da miséria humana; e nosso Senhor chorou porque previu o que seria, e pediu que essas pobres mulheres reservassem suas lágrimas por aquelas terríveis tristezas.

Lucas 23: 32-33 E havia também outros dois malfeitores, levados com ele para a morte. E quando chegaram ao local chamado Calvário, ali o crucificaram, e os malfeitores, um à direita e outro à direita. a esquerda.

Ó bendito Mestre, eles não te pouparam desprezo! Não havia maneira de expressar seu desprezo, que sua malignidade não inventou. Na verdade, “ele foi sobrecarregado com os transgressores”. Você não poderia contar os três sofredores no Calvário sem contar com ele; ele estava tão completamente numerado com os outros que deve ser considerado um deles.

Lucas 23:34 . Então disse Jesus, Pai, perdoa-lhes; pois eles não sabem o que fazem.

Era tudo o que ele podia dizer a favor deles, e ele disse isso. Se há algo a ser dito em teu favor, ó pecador, Cristo o dirá; e se não há nada de bom em você que seus olhos possam iluminar, ele orará, ou por sua conta: “Pai, perdoe-os por minha causa”.

Lucas 23:34 . E partiram as suas vestes, e lançaram sortes.

Suas vestes eram as perquisites dos carrascos; impiedosamente, eles os tiraram dele e o deixaram nu em sua vergonhosa tristeza.

Lucas 23:35 . E o povo ficou olhando.

Não havia piedade nos olhos deles. Ninguém desviou o rosto, porque ele não podia olhar para uma ação tão vergonhosa.

Lucas 23:35 . E os governantes também com eles zombaram dele, dizendo: Ele salvou outros; que ele se salve, se ele é Cristo, o escolhido de Deus.

Eu já os lembrei de que havia uma verdade profunda escondida no que esses zombadores cruéis diziam, pois Jesus deve se entregar como um resgate, se quisermos ser redimidos.

Lucas 23: 36-38 . E os soldados zombaram dele, aproximando-se dele, oferecendo-lhe vinagre e dizendo: Se você é o rei dos judeus, salve-se. E uma inscrição também foi escrita sobre ele em letras gregas, latinas e hebraicas,

Pois essas eram as três línguas conhecidas pela multidão, e Pilatos convidou todos a ler em “grego, latim e hebraico” –

Lucas 23: 38-39 . ESTE É O REI DOS JUDEUS. E um dos malfeitores que foram enforcados o criticou, dizendo: Se você é Cristo, salve a si mesmo e a nós.

Pobre homem; mesmo que esteja morrendo de morte de um criminoso, ele deve nadar com a multidão, ele deve seguir a moda, tão forte, tão poderosa, é a corrente popular de toda a humanidade.

Lucas 23: 40-42 . Mas a outra resposta o repreendeu, dizendo: Não temes a Deus, visto que estás na mesma condenação? E nós de fato com justiça; pois recebemos a devida recompensa de nossas obras; mas este homem não fez nada de errado. E ele disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.

Era estranho que Cristo encontrasse um amigo morrendo na cruz ao seu lado. Ninguém mais falou com ele sobre um reino. Receio que até seus ex-seguidores começaram a pensar que tudo isso era uma ilusão; mas esse ladrão moribundo alegra o coração de Jesus pela menção de um reino e fazendo um pedido a ele sobre esse reino, mesmo quando o rei estava em agonia de morte.

Lucas 23:43 . E Jesus lhe disse: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

O Mestre, você vê, usa sua antiga fraseologia. Em sua pregação, ele estava acostumado a dizer: “Em verdade, em verdade”, e aqui está ele, mesmo na cruz, o mesmo pregador ainda, pois havia tanta segurança, tanta confiança, tanta veracidade, em todas as suas palavras, que ele nunca teve que alterar seu estilo de falar. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Bem, nosso poeta coloca:

Aquele que distribui coroas e tronos,

Pendura em uma árvore e sangra e geme.

Ele estava distribuindo essas coroas e tronos mesmo enquanto pendurado na árvore. “Diga às nações que o Senhor reina da árvore” pode não ser uma tradução exata do Salmo, mas é verdade, Salmo ou nenhum Salmo.

Lucas 23:44 . E foi na sexta hora,

Por volta do meio dia, quando o sol estava no auge.

Lucas 23:44 . E houve uma escuridão sobre toda a terra até a nona hora.

Três horas da tarde.

Lucas 23:45 . E o sol escureceu, e o véu do templo se rasgou no meio.

Como se a grande luz do céu e o padrão das coisas celestes fossem ambos perturbados. O sol se põe de luto, e o templo rasga seu véu horrorizado com a terrível ação realizada na cruz.

Lucas 23:46 . E, quando Jesus clamou em alta voz, disse: Pai,

Não é agradável ver como Jesus começa e termina suas orações na cruz com o “Pai”?

Lucas 23: 46-48 . Em tuas mãos recomendo meu espírito; e, dizendo isso, ele entregou o fantasma. Agora, quando o centurião viu o que foi feito, ele glorificou a Deus, dizendo: Certamente este era um homem justo. E todas as pessoas que se reuniram a essa visão, vendo as coisas que foram feitas, feriram seus seios e retornaram.

Um final estranho para aquele dia, não foi? As três horas de trevas e o clamor da morte de Cristo não os haviam convertido, mas os convencido de pecar. Eles sentiram que um crime grande e hediondo havia sido cometido; e, embora tivessem se unido a um mero espetáculo ou visão, afastaram-se do espetáculo impressionados como nunca estiveram antes: “Todas as pessoas que se uniram a essa visão, vendo as coisas que foram feitas, feriram seus seios. e voltou. ”

Lucas 23:49 . E todos os seus conhecidos, e as mulheres que o seguiram da Galiléia, se afastaram, contemplando essas coisas.

Nesses atos no Calvário, você e eu temos uma parte – na culpa deles ou no mérito deles. Oh, para que não sejamos condenados com aqueles que foram culpados de sua morte, mas que sejamos purificados por aquele sangue precioso que afasta o pecado de todos que nele crêem!

Esta exposição consistia em leituras de Marcos 15: 15-39 ; e Lucas 23: 27-49 .

Referências Cruzadas

Mateus 27:55 – Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir.

Marcos 15:40 – Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.

Lucas 8:2 – e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;

Lucas 23:55 – As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *