Estudo de Lucas 4:28 – Comentado e Explicado

A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.
Lucas 4:28

Comentário de Albert Barnes

Cheio de ira – Eles estavam enfurecidos, provavelmente, pelos seguintes motivos:

1. Eles viram que os casos se aplicavam a si mesmos, porque não receberiam as evidências milagrosas de sua missão.

2. Que ele direcionaria sua atenção para os outros, e não para eles.

3. Que os “gentios” eram objetos de compaixão por Deus, e que Deus freqüentemente mostrava mais favor a um gentio “único” do que a multidões de judeus nas mesmas circunstâncias.

4. Que eles possam ser “piores” que os gentios. E,

5. Que era parte de seu desígnio pregar o evangelho aos gentios, e não limitar seus trabalhos somente a eles.

Nestas contas, seu favor logo se transformou em ira, e toda a transação nos mostra:

1. Esse aplauso popular é de pouco valor.

2. Que as menores circunstâncias podem em breve transformar a mais quente amizade professada em ódio. E,

3. Que as pessoas são extremamente irracionais por não quererem ouvir a verdade e lucrar com ela.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 4: 28-30 . E todos eles na sinagoga estavam cheios de ira – os nazarenos, percebendo o significado de seu discurso, a saber, que as bênçãos que eles desprezavam seriam oferecidas e aceitas pelos gentios, estavam enfurecidas a tal ponto, que, esquecendo a santidade do sábado, eles se reuniram em volta dele tumultuadamente, forçaram-no a sair da sinagoga e correram com ele pelas ruas até a beira da colina onde sua cidade fora construída; para que o jogassem de cabeça para baixo. Tão mutáveis ??são os corações dos homens maus! Tão pouco são os seus começos de amor em que se pode confiar! Tão incapazes são de suportar a aplicação mais próxima, mesmo de um discurso que mais admiram! Mas ele, passando pelo meio deles – provavelmente se tornando invisível; ou dominando-os: para que, embora eles vissem, não tivessem poder para tocá-lo.

Comentário de John Calvin

28. Ficaram cheios de ira. Eles perceberam que o objetivo desses dois exemplos, que Cristo havia produzido, era mostrar que a graça de Deus seria removida deles para outros: (327) e, portanto, consideravam que ele havia falado com ele. a desonra deles. Mas, em vez de ter suas consciências agitadas rapidamente e buscar um remédio para seus vícios, corrigindo-os, eles são levados apenas à loucura. Assim, os homens ímpios não apenas resistem, com obstinação, aos julgamentos de Deus, mas se tornam cruéis contra seus servos. Por isso, é evidente como são repreensivas as forças que procedem do Espírito de Deus: pois as mentes daqueles que de boa vontade os escapam (328) estão inflamadas de raiva. Novamente, quando vemos que as mentes dos homens são tão envenenadas, que ficam loucas contra Deus, sempre que são tratadas com algum grau de aspereza, devemos implorar o Espírito de mansidão ( Gálatas 5:23 ), para que possamos não ser levado, pela mesma fúria, a uma guerra tão destrutiva. (329)

Comentário de Adam Clarke

Eles estavam cheios de ira – Eles parecem ter tirado a seguinte conclusão do que nosso Senhor falou: “Os gentios são mais preciosos aos olhos de Deus do que os judeus; e para eles seus milagres de misericórdia e bondade devem ser confinados principalmente”. Isso foi bem próximo da verdade, como o evento provou. Aqueles que não lucram com a luz de Deus, enquanto estiver entre eles, terão sua vela apagada. O reino de Deus foi tirado dos judeus e dado aos gentios; não porque os gentios eram melhores do que eram, mas porque,

    1º. Os judeus perderam seus privilégios; e

2dly. Porque Cristo viu que os gentios produziriam os frutos do reino.

Comentário de John Wesley

E todos eles na sinagoga, quando ouviram essas coisas, ficaram cheios de ira,

E todos na sinagoga estavam cheios de fúria – Percebendo o significado de seu discurso, a saber, que a bênção que eles desprezavam seria oferecida e aceita pelos gentios. Tão mutáveis ??são os corações dos homens maus! Tão pouco são os seus começos de amor em que se pode confiar! Tão incapazes são de suportar a aplicação mais próxima, mesmo de um discurso que mais admiram!

Referências Cruzadas

2 Crônicas 16:10 – Asa irritou-se contra o vidente por causa disso; ficou tão indignado que mandou prendê-lo. Nessa época Asa oprimiu brutalmente alguns do povo.

2 Crônicas 24:20 – Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: “Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ “.

Jeremias 37:15 – Eles ficaram furiosos com Jeremias, espancaram-no e o prenderam na casa do secretário Jônatas, que tinham transformado numa prisão.

Jeremias 38:6 – Assim, pegaram Jeremias e o jogaram na cisterna de Malquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Baixaram Jeremias por meio de cordas para dentro da cisterna. Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama.

Lucas 6:11 – Mas eles ficaram furiosos e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer contra Jesus.

Lucas 11:53 – Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas,

Atos dos Apóstolos 5:33 – Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.

Atos dos Apóstolos 7:54 – Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *